Início Cadeira 74 Tadeu Coutinho

Tadeu Coutinho

Ocupa a , de 06/11/2020.

Dr. Tadeu Coutinho, médico ginecologista e obstetra, nasceu em Miraí-MG, na data de 30/07/1950. Frequentou escolas públicas desde o antigo Curso Primário. Foi classificado em 1º lugar no concurso Vestibular, exerceu monitorias em Farmacologia e Obstetrícia durante o curso e formou-se em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1974. Logo após o término do curso de Medicina, foi aprovado (classificação: 1º lugar) e concluiu a Residência Médica na Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora.

Além da especialização em Tocoginecologia, obtida através de aprovação no Teste de Especialista de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), é também especialista em Medicina do Trabalho.

As suas pós-graduações stricto sensu em Saúde Coletiva envolveram avaliações da adequação da assistência pré-natal, incluindo a proposição de uma nova metodologia de monitoramento da qualidade do atendimento prestado, e foram cursadas no conceituado Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ): Mestrado (2002) e Doutorado (2006).

Sua experiência e a motivação para o exercício da docência iniciaram durante o Curso de Medicina, quando lecionou Química Inorgânica em um curso pré-vestibular.

Desde 1976, é docente do Departamento Materno-Infantil (DEMAI) da UFJF e obteve a promoção a Professor Titular em 2015.

É o atual decano da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFJF, onde exerce a chefia da Disciplina de Obstetrícia desde 2004, e ocupa o cargo de vice-diretor na gestão 2017-2021. Desde 1998, em três gestões distintas para cada função, foi chefe e subchefe do DEMAI, tendo o último período de chefia findado em 2017.

Atua como chefe do Serviço de Obstetrícia do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF-EBSERH) desde 2004. Durante décadas (1977-2004), foi o professor responsável pela Enfermaria Geral da Maternidade Escola da UFJF (Maternidade Therezinha de Jesus).

Foi coordenador da Residência em Ginecologia e Obstetrícia da UFJF em vários períodos até 2014 e, atualmente, é um dos preceptores do Programa. Também em vários períodos anteriores a 2015, coordenou o Estágio de Aplicação em Obstetrícia da FAMED-UFJF e, hoje, é vice-coordenador.

Ainda no universo universitário, foi eleito para o Conselho de Ética do Hospital Universitário da UFJF em 2006, 2010 e 2011, além de presidir comissões eleitorais para cargos de direção da FAMED e do HU-UFJF-EBSERH.

Coautor de livro sobre temas obstétricos, tem publicado vários capítulos de livros e artigos científicos e participado de comissões e bancas de concursos docentes na UFJF e em outras instituições universitárias de ensino. As participações em linhas de pesquisa incluíram um grupo externo à UFJF, pertencente ao IMS-UERJ.

Participou como palestrante e ouvinte em um número expressivo de eventos científicos da especialidade (congressos, simpósios, jornadas, seminários, cursos etc.) de abrangência municipal, regional, estadual e nacional.

Entre 2007 e 2018, foi membro do Conselho Editorial da Revista Femina, publicação oficial da FEBRASGO. Também foi revisor ad hoc de outras publicações, como a Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia da FEBRASGO, a Revista de APS-NATES/UFJF, a Revista Brasileira de Epidemiologia e os Cadernos de Saúde Pública.

Com relação a atividades em outras instituições de ensino, em 1977, como Professor Associado, lecionou na Faculdade de Medicina de Barbacena (Fundação Antônio Carlos-UNIPAC). Foi também Professor Convidado do Programa de Saúde Coletiva do IMS-UERJ, em 2006 e 2007, e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFJF, de 2007 a 2009.

No ambiente extramuros da academia, de 1976 a 1983, atuou como tocoginecologista da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PMJF), atendendo em ambulatórios nas diversas regiões da cidade e no Pronto Socorro Municipal. Também, após um ano de atividades no Hospital Geral de Juiz de Fora (HGeJF), tornou-se 2º Tenente R2 do Quadro de Médicos do Exército Brasileiro.

Devido aos altos índices de mortalidade infantil e, principalmente, materna em Juiz de Fora, participou ativamente do Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materna e do Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Fetal e Infantil entre os anos de 1999 e 2009. Atualmente, é membro efetivo do Grupo Condutor da Rede Cegonha na Secretaria Municipal da Saúde de Juiz de Fora, que foi constituído com a atribuição de assessoramento e visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e desenvolvimento saudável.

Paralelamente às atividades na UFJF e na PMJF, construiu uma carreira profissional no setor privado atendendo a milhares de nascimentos e, com o passar dos anos, especializou-se na assistência às gestações de alto risco. Fez o pré-natal e o parto de inúmeras médicas (incluindo obstetras) e estudantes de Medicina, além de esposas e parentes de médicos e estudantes, o que sempre entendeu como um possível reconhecimento ao seu trabalho.

Participou também de entidades de representação profissional. Na Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), foi presidente regional (1992-1993) e membro eleito do Conselho Consultivo (2013-2014; 2015-2016). No Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da centenária Sociedade de Medicina de Juiz de Fora (DGO-SMCJF), foi membro de várias diretorias e presidente da gestão 1990-1991. Nessas funções, participou ativamente e continua participando das comissões organizadoras de vários eventos estaduais, regionais e locais da especialidade.

Desde 2016, é membro efetivo da Comissão Especializada Nacional de Assistência Pré-natal da FEBRASGO.

Foi Professor homenageado de várias turmas de formandos em Medicina (1979, 1980, 1982, 1989 e 2008), além de ser escolhido como Paraninfo e Patrono nos anos de 2001 e 2009, respectivamente.

No 33º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, em 2008, recebeu o Prêmio Regional Dr. Amaury Teixeira Leite Andrade, tendo como justificativa o papel que desempenhou na especialidade em Juiz de Fora e na região.

Em 2009, recebeu a comenda médica mais importante de Juiz de Fora, a Medalha Mérito Médico Dr. João Penido, outorgada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF).

Em decorrência da sua participação na SOGIMIG, em 2016 foi um dos agraciados pela Câmara Municipal de Belo Horizonte com uma homenagem em reconhecimento da importância da atuação do Profissional Médico Obstetra para garantia da boa saúde da população mineira.

Em 2012, tornou-se Cidadão Honorário da cidade de Juiz de Fora-MG.

Como membro efetivo desde 2020, o Dr. Tadeu Coutinho está ciente da rica história e da tradição da Academia Mineira de Medicina (AMM) e da importância de poder participar de um fórum em que seja permitido discutir com profundidade a formação médica, os estritos preceitos técnico-científicos e éticos da Medicina e o acesso de toda a população aos benefícios de uma assistência humanizada e de alta qualidade.

Curriculum Lattes

Link para Curriculum Lattes

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 74

Eurípedes da Costa Prazeres

10/06/1895 28/08/1955

João Lisboa Júnior

Posse: 10/05/1971 - 02/04/1981

João Batista Gontijo Assunção

Posse: 01/07/1977 - 02/04/2001

Geraldo Barroso de Carvalho

Posse: 24/05/2003 - atualmente

Tadeu Coutinho

Posse: 06/11/2020 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 73
Próxima Cadeira Cadeira 75