Início Ângelo Barbosa Machado Monteiro

Ângelo Barbosa Machado Monteiro

OCUPANTE SEM CADEIRA INFORMADA

Ocupa a , de .

Ângelo Barbosa Monteiro Machado (Belo Horizonte, 22 de maio de 1934) é médico, professor, entomológo e escritor brasileiro.
Como médico criou o Laboratório de Neurobiologiado Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e conjuntamente com sua esposa Conceição Ribeiro da Silva Machado (Passagem de Mariana, 16 de setembro de 1936— Belo Horizonte, 23 de agosto de 2007) foi responsável também pela criação do Centro de Microscopia Eletrônica do mesmo instituto.
Como entomologista descreveu cerca de 100 espécies de libélulas. Como homenagem de outros pesquisadores, seu nome foi incorporado a 55 organismos, entre libélulas, borboletas, abelhas, besouros, aranhas e até um fungo. Em 2016 a revista científica Zootaxa dedicou-lhe um número especial comemorativo de seus 80 anos.
Biografia
Ângelo Machado graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958, porém nunca exerceu a profissão, dedicando-se ao ensino e à pesquisa na área de neurobiologia. Em 1963, ainda na UFMG, obteve o título de doutor em Medicina e no período de 1965 a 1967 fez pós-doutorado na Northwestern University, Chicago, EUA.
De volta à UFMG, trabalhou durante muitos anos pesquisando a glândula pineal e o sistema nervoso autônomo, área na qual fez uma de suas descobertas mais relevantes: a formação das vesículas sinápticas de noradrenalina, a partir do retículo endoplasmático liso, nos terminais axônicos.
Também escreveu um livro didático bastante utilizado no ensino de graduação de Medicina, “Neuroanatomia funcional”.
Aposentou-se em 1987 como professor titular de Neuroanatomia e submeteu-se a novo concurso para docência, tornando-se professor adjunto de Entomologia. Assim, seu passatempo, o estudo de insetos, tornou-se profissão, o que o levou a iniciar um novo hobby: escrever livros para crianças nos quais a temática era a biologia. Essa atividade que lhe rendeu um Prêmio Jabuti em 1993 na categoria de Literatura Infantil. Eventualmente escreveu livros para adolescentes e adultos, como Os fugitivos da esquadra de Cabral (em 2000) e Manual de sobrevivência em festas e recepções com bufê escasso (1998).
Em 2015 doou sua coleção pessoal de 35 mil libélulas catalogadas para a UFMG.
Condecoracoes
No dia 12 de maio de 2015 recebeu o prêmio Bom Exemplo, que destaca a personalidade do ano em Minas Gerais.
Obras Literárias
Ângelo Machado tem uma vasta produção literária em que predominam os livros escritos para os públicos infantil e juvenil.

Literatura Cientifica
Neuroanatomia Funcional

Literatura infanto juvenil
A barba do velho da barba
O boto e seus amigos
O casamento da ararinha-azul: uma história de amor
Chapéuzinho Vermelho e o lobo-guará
O dilema do bicho-pau[8]
Douradinho, douradão, rio abaixo, rio acima
O esquilo esquecido
Estraladabão-tão-tão, o trovão
A festa de aniversário da Aline
Os fugitivos da esquadra de Cabral
Gente tem, bicho também: dente
Gente tem, bicho também: língua
Gente tem, bicho também: garganta
Gente tem, bicho também: nariz
Gente tem, bicho também: olho
O livro do pé
Manual de sobrevivência em festas e recepções com bufê escasso
O menino e a rã
O menino e o rio
A outra perna do Saci
O ovo azul
Que bicho fez o buraco?
Que bicho será que a cobra comeu?
Que bicho será que botou o ovo?
Que bicho será que fez a coisa?
O rei careca
Será mesmo que é bicho?
O tesouro do rei
O tesouro do quilombo
O velho da montanha: uma aventura amazônica
A viagem de Tamar, a tartaruga verde do mar
O vô e o vento
A mula com cabeça

Atualmente é Professor Emérito pela UFMG, exercendo atividades no Departamento de Zoologia nas áreas de taxonomia de libélulas e espécies ameaçadas de extinção. Como ambientalista, tem participado dos principais movimentos para a conservação da natureza no Brasil, sendo fundador e Presidente do Conselho Curador da Fundação Biodiversitas. Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Recebeu, em 2017, o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do qual foi membro do Conselho Deliberativo, do Comitê Assessor de Biologia, Genética e Morfologia e do Comitê Editorial. No mesmo ano, recebeu, do Conselho Federal de Biologia, o título de biólogo honorário. É membro das Academias Brasileira de Ciências, Mineira de Medicina e Mineira de Letras.

Ocupantes da Cadeira