Lançamento de livro: “Breve História da Psiquiatria Mineira”

    Lançamento do livro “Breve História da Psiquiatria Mineira”, de autoria do acadêmico Antônio Carlos de Oliveira Corrêa.

    Local: Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi, Belo Horizonte.

    Horário: 19,00 horas.

    A história da psiquiatria mineira é fascinante por diversas razões: é considerada precursora da psiquiatria nacional, passou por diferentes etapas vinculadas à ciência de seu tempo, sofreu influências diretas de diversos movimentos científicos e filosóficos, recebeu influência de movimentos políticos e sociais com os quais se relacionou, ora de forma pacífica, ora turbulenta.

    Seu itinerário nunca foi fácil.

    A leitura desta viagem por quase dois séculos de caminhada nos transporta para tempos distantes dos atuais, para locais onde habitavam os loucos, os alienados e, mais tarde, os doentes mentais. Tempos depois, o psiquiatra lidava com o sujeito e seu discurso nos divãs de consultórios. Mais tarde, surgiram detalhados exames e extensos questionários nos indivíduos submetidos às consultas, a entrevistas clínicas para ensino e nas pesquisas.

    Viajar pela história da psiquiatria não é somente uma viagem no tempo, é a busca constante e intensa pela humanização assistencial e pela reinserção do doente mental na sociedade que não o compreendia e não soubera lidar com sua peculiaridade. Esta viagem passa por momentos de percalços, compensada pelos inumeráveis sucessos e momentos de júbilo que se sucedem às grandes descobertas.
    ***

    Diversos acadêmicos da AMM compareceram ao lançamento do livro, contribuindo para abrilhantar o evento. Veja nas fotos abaixo: