Lançamento do livro: “Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina”

    de 20/08/2018 à 20/08/2018

    Livro “Cicero Ferreira – Um apóstolo da Medicina” será lançado dia 20
    de agosto, em Belo Horizonte

    Obra fala da ancestralidade, vida e legado do primeiro médico de Belo Horizonte e fundador da Faculdade de Medicina da UFMG

    A data era 17 de agosto de 1894. Cicero Ferreira, mineiro de Bom Sucesso, na época, distrito de Oliveira, na Província de Minas Gerais, formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chegava a Cidade de Minas, que estava sendo erguida no Curral del-Rey para ser a futura capital do Estado. Com o rápido crescimento da população da nova capital de Minas Gerais, a cidade estava se tornando insalubre e crescia o receio de epidemia. Foi quando Cicero Ferreira deixou o posto na Comissão Construtora da Nova Capital para ser promovido o médico da cidade, nomeado pelo engenheiro Aarão Reis. Começa, então, a trajetória do Doutor Cicero Ferreira, primeiro médico de Belo Horizonte, chefe da Seção de Higiene da Prefeitura e, 17 anos depois, fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

    A vida e a história de Cicero Ferreira poderão ser conferidas na obra “Cicero Ferreira – Um apóstolo da Medicina”, que será lançada dia 20 de agosto, a partir das 19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. De autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, a obra é resultado de dois anos e meio de pesquisas e é composta por três volumes ricamente ilustrados e acoplados em uma caixa porta-livro.

    Uma das várias importantes realizações de Cicero Ferreira foi transformar em realidade o sonho dos Inconfidentes com a fundação de uma Faculdade de Medicina em Minas Gerais. Como constata o autor Mario Lara, tal tarefa não foi nada fácil de ser executada, em virtude da intensa e violenta campanha movida pelos jornais do Rio de Janeiro contra o projeto.

    A biografia traz ainda detalhes sobre a cidade de Belo Horizonte, recém-criada, e descreve o impacto que a morte de Cícero Ferreira, aos 59 anos, ocorrida em 14 de agosto de 1920, causou em toda a sociedade belo-horizontina. Por fim, conta também a trajetória dos dois filhos médicos formados na faculdade por ele criada e a história de Carlos Eduardo Ferreira, hoje, com 82 anos, um dos netos que representa o empreendedorismo do avô Cicero Ferreira, como líder do setor hospitalar.

    A solenidade de lançamento do livro é uma realização da família Cicero Ferreira, com o apoio da Faculdade de Medicina da UFMG e da Academia Mineira de Medicina.

    Serviço: Lançamento do livro “Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina”
    Dia: 20 de agosto
    Horário: 19h30
    Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Professor Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte.)