Dia mundial do Diabetes – 14 de novembro

    de 14/11/2018 à 14/11/2018

    Dia mundial do diabetes – 14 de novembro

    ​Doença caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue, o Diabetes não é provocado pelo exagero no consumo de doces, mas pelo aumento de peso provocado por hábitos alimentares errados, associado à falta de atividade física. O excesso de calorias ingeridas, que não é utilizada para o gasto energético, acumula-se na forma de gordura, levando ao aumento do risco do desenvolvimento do Diabetes.

    É importante ficar atento aos sinais que indicam a presença do Diabetes:
    Aumento de sede e do apetite;
    Aumento das vezes que a pessoa urina;
    Alteração visual;
    Boca seca;
    Emagrecimento e fraqueza.​
    Pessoas que têm histórico familiar de Diabetes, como mãe ou pai com a doença, devem ficar atentos e incluir no dia-a-dia a prática de atividade física e evitar o aumento de peso. O vilão das dietas não é o açúcar ou gordura, mas o excesso de calorias ingeridas.

    Diabéticos podem ingerir doces de forma equilibrada, em pequena quantidade, desde que reduzam o total de carboidratos durante o dia. Devem também aumentar a prática de atividade física, para “queimar” o excesso ingerido ou aumentar a dose de insulina antes das refeições. Outra opção é o uso de adoçantes.

    O ideal é sempre ter a orientação de um nutricionista ou endocrinologista. Viver com diabetes não pode virar um fardo, mas um alerta para controlar a alimentação equilibrada e uma vida saudável.