Tratamento Cirúrgico Radical Do Dermatofibrossarcoma Protuberante – José Carlos Ribeiro Resende Alves

    Data de publicação: 30/03/2010

    Tratamento Cirúrgico Radical Do Dermatofibrossarcoma Protuberante

    José Carlos Ribeiro Resende Alves

    Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
    Membro da Clínica de Cirurgia Plástica do Hospital Felício Rocho

    RESUMO
    O dermatofibrossarcoma protuberante é um tumor cutâneo raro, infiltrativo, de malignidade intermediária. Tem baixa capacidade de produzir metástases e alta propensão à recorrência, após tratamento cirúrgico. Anormalidades genéticas ligadas aos cromossomos 17 e 22 são encontradas em mais de 90% dos casos. O tratamento cirúrgico clássico é a ressecção alargada, com margens variadas. Nos últimos 15 anos surgiram numerosos relatos de tratamento do tumor pela cirurgia micrográfica de Mohs.
    O objetivo deste estudo retrospectivo é averiguar se a excisão alargada é um método confiável de tratamento do dermatofibrossarcoma protuberante.
    De agosto de 1968 a outubro de 2009, foram operadas 27 lesões em 26 pacientes portadores de dermatofibrossarcoma protuberans. Oito das 27 lesões eram recidivadas: cinco após tratamento cirúrgico, duas após cirurgia e radioterapia e uma após cirurgia e quimioterapia. Três casos foram diagnosticados erroneamente como quelóides e as lesões haviam sido infiltradas com triancinolona. Todos os pacientes se submeteram à excisão alargada do tumor, com margens laterais de três centímetros e remoção da estrutura anatômica não comprometida sob a lesão, como fáscia, músculo e lâmina externa de osso do crânio. Um paciente se submeteu a amputação transmetacarpal do indicador. Três pacientes com tumor da região frontal foram submetidos à reconstrução com retalhos cutâneos expandidos.
    Todos os pacientes, exceto um, se mantiveram livres de tumor, em proservação média de 115,57 meses. Um paciente, previamente diagnosticado como portador de quelóide e submetido alhures a infiltrações da lesão com triancinolona, apresentou recidiva sete anos após a ressecção alargada, seguida de radioterapia. O paciente faleceu após craniectomia alargada para tratamento da infiltração pelo tumor. A taxa de recorrência foi de 3,7%.
    A conclusão é que a ressecção com margens laterais de três centímetros, removendo-se a estrutura anatômica não comprometida sob a lesão, é um método confiável para tratamento do dermatofibrossarcoma protuberante.
    O único paciente no qual o método falhou foi submetido a infiltrações do tumor com triancinolona, durante 18 anos. Embora se saiba que os corticosteróides modifiquem a permeabilidade dos tecidos e induzam imunossupressão, seus efeitos nocivos, no dermatofibrossarcoma protuberante, são desconhecidos.

    ABSTRACT
    Dermatofibrosarcoma protuberans is a rare, infiltrative skin tumor of intermediate malignancy. The tumor has a low potential for metastasis but a high rate of recurrence after surgical treatment. Genetic abnormalities related with 17 and 22 chromosomes are found in more than 90% of the cases. The classic surgical treatment of the tumor is wide excision, with variable margins. In the last 15 years several papers related the results of Mohs micrographic surgery in the treatment of the tumor.
    The objective of this retrospective study is to verify if wide excision is a reliable method of treatment for dermatofibrosarcoma protuberans
    From August,1968 to October,2009, 27 lesions were operated on in 26 patients presenting dermatofibrosarcoma protuberans. Eight of the 27 lesions were recurrent, five of them after surgery, two after surgery and radiotherapy and one after surgery and chemotherapy. Three patients in which the lesions were misdiagnosed as keloids were submitted to intralesional infiltrations of triamcinolone. Three centimeter lateral margins were used in all cases, removing a healthy structure beneath the tumor, such as fascia, muscle or outer plate of cranial bone. One patient underwent transmetacarpal amputation of the index finger. In three patients having frontal tumors the defects were treated by expanded tissue flaps.
    All patients but one remained free of tumor in mean 115,57 month follow-up. One patient, previously misdiagnosed as having keloid, treated elsewhere, for 18 years, with intralesional infiltrations of triamcinolone, had a recurrence seven years after the wide excision followed by radiotherapy. This patient died after enlarged craniectomy motivated by tumor infiltration. The recurrence rate was 3,7%.
    The conclusion is that 3 cm wide excision removing a healthy anatomical structure beneath the tumor is a reliable method of treatment of dermatofibrosarcoma protuberans. The only patient in which the method has failed was previously submitted to intralesional infiltrations of triamcinolone, for 18 years. Although corticosteroids are known by modifying tissue permeability and inducing immunosupression, their harmful effects in dermatofibrosarcoma is unknown.
    INTRODUÇÃO:
    Aspectos históricos
    O dermatofibrossarcoma protuberante (DFSP) é um tumor cutâneo raro, que dificilmente dá metástases, é localmente agressivo e tem crescimento lento. A entidade foi descrita por Taylor (1890)148. Num artigo clássico, em 1924, Darier e Ferrand36 relataram quatro casos, chamando os tumores de “dermatofibromes progressifs et récidivants ou fibrossarcomes de la peau”. Tendo em vista ressecções econômicas que se faziam, notaram que o tumor se tornava progressivo e recidivante. A neoplasia passou a ser conhecida como “tumor de Darier e Ferrand”. Em 1925, Hoffmann31 denominou o tumor de “dermatofibrosarcoma protuberans”, salientando a protuberância que a lesão apresenta, após a fase inicial em forma de placa. No Brasil, o primeiro caso foi publicado por Fraga, em 192531. Costa(1946)31 publicou um segundo caso , que foi objeto de sua tese de Docência Livre na Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo Costa, o paciente, com tumor recidivado no couro cabeludo da região frontal, se internou no Instituto do Radium (diretor – Professor Borges da Costa), em Belo Horizonte, sob os cuidados do Dr. Alysson de Abreu. O paciente se recusou a receber tratamento cirúrgico. Nos retornos subseqüentes, Costa descreveu a evolução do tumor no paciente31.
    Aspectos clínicos
    Tipicamente, o tumor aparece na terceira e quarta décadas, com discreta predominância no gênero masculino91. Dolorimento pode estar presente em 25% dos casos147. A forma congênita é rara23,159, assim como o aparecimento na infância17,70,85,102,106,113,141.
    O diagnóstico clínico das formas precoces é difícil e a lesão pode se confundir com má-formação vascular cutânea91.
    A evolução da neoplasia é lenta, podendo levar vários anos para alertar o paciente a procurar tratamento26,92. Nos casos típicos, uma placa inicial origina um ou mais nódulos, que conferem à lesão o aspecto protuberante. A fase de placa pode durar vários anos. É seguida pelo aparecimento de nódulos de cor avermelhada ou castanha91,127. Frequentemente, o tumor se assemelha a um quelóide82,127,131. A forma polipóide é excepcional115. A neoplasia pode apresentar forma atrófica, cuja lesão é semelhante à da esclerodermia circunscrita37,51,87,128,161,162,166. O tronco é a região mais afetada, seguido das regiões proximais dos membros e da cabeça e pescoço 46,64,91,92,127. Nos membros, a coxa é a localização mais frequente. Na Tanzânia, os membros inferiores e não o tronco, são a área de acometimento mais comum89. O acometimento de mãos e pés é muito raro 96,113,134,165. Há casos descritos de DFSP da vulva2,69,79,137. O aparecimento da lesão em mais de uma região cutânea é excepcional44,47,127. História de traumatismo prévio pode estar presente46. Há relatos de aparecimento do DFSP em área de vacinação antivariólica45,60, acesso venoso infraclavicular21, fístula arteriovenosa em transplantado111 , cicatriz de queimadura146 e área submetida à radioterapia para tratamento de carcinoma de células escamosas da laringe4. Há caso descrito de DFSP relacionado à exposição ao arsênico129. A associação com síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) pode ou não ser coincidência123, bem como casos descritos em pacientes submetidos à imunosupressão em transplante renal 77,111. Há relato de caso de desenvolvimento rápido durante a gravidez109. Metástases são raras; ocorrem principalmente em casos de múltiplas recidivas, com a transformação do DFSP em fibrossarcoma. O fibrossarcoma oriundo do DFSP pode dar metástases em cerca de 20% dos casos91. Embora sejam raras, há vários relatos de metástases de DFSP, especialmente para fígado, pulmões, pâncreas e ossos6,48,95,110,134,137. Metástases isoladas para pulmão, fígado, e encéfalo podem ser tratadas cirurgicamete 46,132. Metástases para linfonodos são raras 78,92.
    Casos de tumores de outras linhagens ocorrendo no mesmo indivíduo podem ser atribuídos ao acaso ou podem ter correlações genéticas4,12,92. A forma familiar é excepcional54.

    Aspectos patogenéticos
    Mais de 90% dos casos estão relacionados à translocação cromossômica envolvendo os genes COL1A1 no cromossomo 17 e PDGFB no cromossomo 22. Trata-se de uma translocação recíproca t(17;22)(q22;q13) e um cromossomo em anel, supranumerário r(17;22), derivado da translocação. A conseqüência desses fenômenos é a fusão de dois genes; um gene do tipo colágeno 1 alfa 1 (COL1A1) e um gene do tipo fator de crescimento derivado de plaqueta de cadeia B (PDGFB) 73,91,94,133,156. Essas anomalias citogenéticas aparecem em variantes do DFSP como no tumor de Bednář (pigmentado), e no DFSP com células granulares. Também aparecem no fibroblastoma de células gigantes indicando que ambos tumores podem fazer parte do mesma linhagem91. O PDGFB parece agir como um fator mitogênico por estimulação autócrina de receptor PDGF. O mesilato de imatinib é antagonista da tirosinoquinase, receptora de PDGF. Tem sido usado no tratamento do tumor62,76,90,91,133. Outras anomalias genéticas foram descritas em casos de DFSP120,124,138,145.
    Aspectos anatomopatológicos
    O tumor se localiza na derme e invade a tela subcutânea através de feixes de células que se ramificam paralelamente à epiderme46, 64,91,127. Foi descrita uma forma subcutânea, sem conexão com a derme41. A pele sobre o tumor sofre alterações tróficas e pode se ulcerar 92. A hiperplasia epitelial é rara e quando ocorre é inversamente proporcional à distância do tumor à epiderme24. A lesão apresenta população densa e uniforme de fibroblastos, arranjados de forma espiralada ou radial (aspecto de cata-vento ou redemoinho), em torno de pequenos vasos46,64,91,127. Essa característica confere à lesão o aspecto de esteira de junco. O termo em inglês “storiform”, frequentemente empregado na descrição do DFSP, deriva do latim “storea” que significa esteira de junco11,127.

    No tecido adiposo a lesão assume imagem reticulada, pela penetração das células neoplásicas entre os lóbulos de gordura, havendo o aspecto de favo de mel64. Há baixo índice mitótico e pouco pleomorfismo nuclear64,91. A vascularização do tumor é pobre127. O pleomorfismo nuclear não é importante, exceto em casos com áreas de fibroblastoma de células gigantes 91. Variações histológicas focais podem ocorrer: esclerose42, arranjos em paliçada e formação de estruturas semelhantes a corpos de Verocay (que conferem à lesão aspecto “shwanóide”) 81,91 e aparecimento de células granulares8,91. Essa variabilidade histológica pode estar presente em focos do mesmo tumor130.
    No diagnóstico diferencial há que se considerar o neurofibroma75, o fibrossarcoma, os fibroistiocitomas benigno e maligno, o fibroblastoma de células gigantes, o histiocitoma fibroso multinodular, o dermatomiofibroma e o perineurioma46,64,91,127,131. O DFSP pode apresentar áreas mixomatosas, que requerem diferenciação do fibrossarcoma mixóide14,64,91127. O principal marcador imunoistoquímico do DFSP é o CD34. As células do tumor são difusamente positivas para CD34 e negativas para outros marcadores como fator XIIIa, proteína S100, desmina e actina35,43,46,58,91. Neurofibroma com expressão de proteína S-100 e CD34 pode ter diagnóstico diferencial difícil75. Muitos marcadores imunoistoquímicos foram estudados para diagnóstico diferencial do DFSP. A estromelisina 3 (membro da família das metaloproteinases) foi proposta como marcador presente no dermatofibroma e ausente no DFSP 35,68. Outras metaloproteinases de matriz podem servir para o mesmo diagnostico diferencial158. A tenascina (glicoproteina de matriz extracelular) é expressa no dermatofibroma e negativa no DFSP 50,68. A apoliproteína D (Apo D) é fortemente expressada no DFSP e lesões neurais, sendo negativa no dermatofibroma160. As catepsinas também já foram consideradas no diagnóstico diferencial entre dermatofibroma e DFSP, mas sua utilização não entrou na prática médica usual149. O antígeno de membrana epitelial (EMA) pode estar positivo no DFSP, sugerindo linha de diferenciação perineural164. Tumores recorrentes, com diferenciação mixóide e fibrossarcomatosa podem perder a expressão de CD34125.

    Embora controversa, a histogênese do DFSP tem sido cada vez mais aceita como a de um tumor fibroblástico43,46,91.
    Variantes do DFSP
    Dermatofibrossarcoma fibrossarcomatoso
    Apresenta padrão fascicular focal ou em “herring bone”91, termo inglês que significa espinha de arenque, traduzido, na literatura brasileira, por “espinha de peixe”. A transformação fibrossarcomatosa pode ocorrer “de novo” ou em recidivas do DFSP típico. Nas áreas de fibrossarcoma há perda focal da expressão de CD34, o índice mitótico é mais elevado e há maior número de atipias nucleares. A possibilidade de metástases aumenta30,40,65,93,95,125,144. As mesmas transformações fibrossarcomatosas podem ocorrer na variante pigmentada do DFSP (tumor de Bednář). A transformação do DFSP típico em sua variante fibrossarcomatosa parece estar relacionada a mutações do gene p55 e à instabilidade de microssatélites145. Microssatélites são pequenas sequências de bases repetidas no DNA. Instabilidade de microssatélites é qualquer mudança no tamanho da sequência de bases, quer por inserções ou deleções145. Em raros casos há, num DFSP típico, áreas de sarcoma de alto grau que podem se assemelhar a mixofibrossarcoma ou histiocitoma pleomórfico fibroso maligno91.
    Dermatofibrossarcoma pigmentado
    A variante pigmentada do DFSP, descrita por Bednář (1957) 11 com o nome de “pigmented storiform neurofibroma of the skin”, apresenta melanócitos com dendritos que depositam melanina na intimidade da neoplasia. A presença de melanócitos no tumor de Bednář pode apontar na direção de uma diferenciação neuroectodérmica. Os melanócitos expressam proteína S10091. Ocorre nas mesmas áreas do DFSP típico, inclusive em extremidades, e também tem como principal marcador imunoistoquímico o CD34 1,11,45,74,85,91,97,99,165.
    Dermatofibrossarcoma mixóide
    Nesses casos, focos de DFSP típico podem ser identificados no tumor que apresenta extensas áreas de degeneração mixóide. A variante é rara14,46,91,105,125.
    Dermatofibrossarcoma com nódulos mióides
    A variante tem sido relatada por vários autores22,100,122,157,167. Apresenta feixes de células fusiformes eosinofílicas positivas para SMA (antígeno de músculo liso), indicando diferenciação miofibroblástica22,122. Esse aspecto poderia indicar que os nódulos são vestígios de musculatura lisa, de vasos destruídos pelo tumor122. Entretanto, as células mióides são positivas para actina e negativas para desmina, sugerindo diferenciação miofibroblástica e não origem em musculatura lisa91. Pequenas biópsias do tumor podem representar apenas áreas mióides, levando ao diagnóstico equivocado de lesão miofibroblástica como o miofibroma do adulto91.
    Dermatofibrossarcoma com áreas de fibroblastoma de células gigantes
    A variante foi estudada por vários autores39,63,84,91. Nesses casos há polimorfismo citológico acentuado. Alguns casos de DFSP apresentam áreas focais de células gigantes não-pleomórficas91.
    Tratamento
    Tendo em vista a característica progressiva e recidivante do tumor, descrita por Darier e Ferrand36, durante décadas o tratamento preconizado foi de exérese alargada, com amplas margens laterais de tecido sadio, incluindo-se, em profundidade, uma estrutura anatômica não infiltrada como fáscia, músculo ou lâmina externa de osso. Nos últimos quinze anos, a cirurgia micrográfica de Mohs tem sido cada vez mais empregada. Teria a vantagem de remover tecidos sadios de maneira mais econômica, permitir reconstrução com melhores resultados estéticos e diminuir o número de recidivas. A cirurgia micrográfica de Mohs consiste na ressecção parcelada de fragmentos da lesão, cuidadosamente identificados, e estudo das margens cirúrgicas por cortes de congelação, até que elas se mostrem livres de tumor. Nos seus primórdios, o tratamento era realizado em múltiplas sessões cirúrgicas. Com a melhoria dos métodos de congelação e corte, a operação passou a ser realizada em um só tempo cirúrgico, com controle transoperatório de margens. Há estudos sobre tratamento por quimioterapia, mostrando que o tumor, tanto no sítio primário quanto em casos de metástases, responde bem ao mesilato de imatinib (Glivec®)62,76,90,133.

    Como se viu na patogênese, o PDGFB parece agir como mitogênico em células de DFSP, através de estimulação autócrina de receptores PGDF. O mesilato de imatinib age como inibidor da tirosinoquinase, antagonista dos receptores PGDF91. A radioterapia para tratamento das lesões primárias mostra resultados pobres. Pode ser usada como complemento do tratamento cirúrgico, especialmente na variante fibrossarcomatosa7,10,142.
    OBJETIVO
    O objetivo do presente trabalho é averiguar se a ressecção com margens amplas é um método confiável de tratamento do DFSP.
    CASUÍSTICA E MÉTODO
    Embora retrospectivo, o presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho, não sendo observados quaisquer conflitos de interesses. Os dez primeiros casos da presente série já foram objeto de publicação (Silva Filho e colaboradores 1997)131. A eles foi acrescentado o seguimento pós-operatório e as observações tardias. De agosto de 1968 a outubro de 2009 foram tratados 27 tumores em 26 casos de DFSP. Dezesseis pacientes eram do gênero masculino e dez do feminino. A idade variou de 9 a 72 anos, com média de 40,69 anos. Em oito dos 26 casos (números 3,5,7,11,13,16,20,23), as lesões eram recidivadas, após tratamento cirúrgico. Em dois casos as lesões haviam sido submetidas à radioterapia: duas séries no caso número 5 e uma série no caso número 7. Um caso (número 20) havia se submetido à uma série de quimioterapia. Três casos (números 12,16 e 23) haviam se submetido a infiltração intralesional do corticosteróide triancinolona. Todos os 26 casos foram operados através de cirurgia radical, com remoção de margens laterais de tecido sadio de três centímetros e margens profundas incluindo uma estrutura anatômica não invadida, como fáscia, músculo ou lâmina externa de osso do crânio. Em um caso foi feita amputação transmetacarpal de dedo. Em quatro casos de tumores na região frontal, a lâmina externa do osso foi removida (casos 1,7,13 e 22).

    Em todos os casos, os métodos de reconstrução utilizados foram enxertos e retalhos cutâneos. Em três casos de DFSP de região frontal (números 7,13 e 22), foram usados retalhos submetidos à expansão através de expansores de tecidos. O caso 12 foi submetido à radioterapia pós-operatória, tendo em vista a complexidade da ressecção que envolveu pele, musculatura, osso zigomático, margem orbitária, osso nasal e toda a espessura do lado nasal direito. O caso 19 foi submetido à radioterapia, desnecessária na opinião do autor, por indicação de oncologista. Os casos foram acompanhados através de exame clínico, de quatro em quatro meses no primeiro e segundo anos e de seis em seis meses até o quinto ano. Os pacientes foram aconselhados a se submeter a acompanhamento anual, indefinidamente. Pacientes que deixaram de retornar nas revisões anuais, foram acompanhados através de correspondências postal ou eletrônica, bem como por meio de telefonemas.

    RESULTADOS
    Todos os casos foram seguidos por prazos variáveis, de um a 491 meses, com média de 115,57 meses. Não houve metástases durante o seguimento. Um paciente com extensa lesão de face, tratado inadequadamente por dezoito anos, com infiltrações locais de corticosteróides, teve recidiva sete anos após o tratamento cirúrgico radical, seguido de radioterapia. Reoperado, apresentou nova recidiva que levou a craniectomia e maxilectomia radicais, seguidas de óbito no pós-operatório mediato. Todos os demais 25 casos acompanhados se apresentaram livres do DFSP. O paciente de número 5, com tumor recidivado na região escapular, foi seguido por 81 meses, livre do DFSP, vindo a falecer em idade avançada de complicações de leucemia linfóide crônica. O paciente de número 6, com DFSP de mão, curou-se com o tratamento cirúrgico, falecendo 127 meses após a amputação transmetacarpal de indicador, no pós-operatório imediato de cistectomia total por carcinoma de bexiga. O paciente de número 7, com tumor recidivado de região frontal, se encontra vivo, livre do DFSP há 17 anos, em tratamento quimioterápico pós-operatório de nefrocarcinoma.

    DISCUSSÃO
    Importância
    Embora raro e de evolução lenta, mas podendo acometer áreas esteticamente nobres como a face e extremidades, é necessário estabelecer o método ideal de tratamento do DFSP, que é aquele que leva ao menor número de recidivas. Essas agravam ainda mais as deformidades. Numerosos autores brasileiros publicaram trabalhos sobre DFSP, mostrando a importância da neoplasia em nosso meio3,15,16,20,25,28,31,32,33,48,49,55,57,59,67,82,99,104,121,131,132.
    Ressecção com margens amplas (RMA)
    O tratamento clássico da lesão é a ressecção radical com margens laterais amplas, removendo-se em profundidade uma estrutura anatômica não comprometida, tal como fáscia, músculo ou lâmina externa de osso do crânio. A recomendação de margens de ressecção, em lateralidade, apresentou considerável variação (de um a cinco centímetros) e foi classicamente estabelecida em três centímetros. McPeak e colaboradores (1967)92 analisaram 86 casos submetidos à cirurgia alargada, no Memorial Hospital de New York. Desses, apenas 17 eram casos não tratados previamente. Dos 86 casos, um faleceu de enfarte do miocárdio, um de metástases de carcinoma embrionário de testículo e dois não fizeram proservação. O tratamento empregado foi ressecção com margens laterais mínimas de 3 cm e exérese de estrutura anatômica profunda não acometida. Em 19 pacientes, foi necessária ressecção da musculatura profunda. Nove pacientes submeteram-se a esvaziamento inguinal ou axilar, tendo em vista invasão das respectivas regiões, embora não tenham sido encontradas metástases em linfonodos. O seguimento mínimo foi de três anos. Oito dos 82 pacientes apresentaram recidivas, uma delas com sete e outra com 14 anos de pós-operatório. Cinco pacientes faleceram de metástases e dois de invasão direta do encéfalo, em casos de tumor do couro cabeludo. Roses e colaboradores (1986) 118 relataram o resultado de tratamento de 50 casos de DFSP, 48 dos quais foram submetidos à proservação. Dezoito pacientes apresentaram recidivas.

    Os autores usaram margens de ressecção < 1cm; ≥ 1cm; ≥ 2cm; ≥ 3cm com progressiva diminuição das recidivas com o aumento de margens (20% com margens ≥ 3cm). Smola e colaboradores (1991)135 relataram série de 20 pacientes submetidos à excisões marginais, alargadas e radicais. Houve 6 recidivas nos casos de excisão marginal. Os autores concluíram que o tratamento primário deve implicar excisão radical. Rutgers e colaboradores (1992) 119 relataram 19 casos de DFSP submetidos à ressecção, 8 dos quais apresentaram recidivas. Após operações ou reoperações com margens maiores que 2 cm, todos os casos se mantiveram livres de doença em proservação média de 13,2 anos. Mark e colaboradores (1993)86 publicaram sua experiência de 16 casos de DFSP de cabeça e pescoço. Um paciente foi julgado sem condições cirúrgicas e recebeu radioterapia como tratamento primário, falecendo, livre da doença, três anos após. Quinze pacientes submeteram-se a tratamento cirúrgico, com margens de ressecção variáveis, com nove recorrências que levaram à reoperação. Na proservação de cinco anos, 15 dos 16 pacientes estavam livres de doença. Brabant e colaboradores (1993)19 descreveram o resultado do tratamento de 15 pacientes, oito dos quais com recidivas após operações econômicas, com DFSP do tórax e cintura escapular, no qual o tratamento consistiu em excisão com margens laterais de 5 cm e margem profunda incluindo periósteo da clavícula (12 casos) e musculatura profunda (8 casos). As reconstruções foram feitas por retalhos musculares e miocutâneos de músculo latíssimo do dorso. Um paciente não se submeteu ao seguimento e 14 permaneceram livres de doença, com proservação média de 37,6 meses. No Brasil, Silva Filho e colaboradores (1997)131 apresentaram 10 casos consecutivos tratados por excisão com margens laterais de 3 cm e ressecção profunda de estrutura anatômica não atingida pelo tumor, sem recidivas em proservação média de 101 meses. Arnaud e colaboradores (1997)5 analisaram o resultado do tratamento de 107 pacientes submetidos a um protocolo de exérese de DFSP, com margens laterais de 5 cm e ressecção profunda de estrutura anatômica não comprometida. Nos 66 casos de pacientes não previamente tratados, não houve recorrências num tempo médio de proservação de 61 meses. Nos 41 pacientes previamente tratados, houve dois que apresentaram recidiva dentro de um ano, sendo que ambos vieram a falecer de metástases da forma fibrossarcomatosa. Lindner e colaboradores (1999)80 publicaram resultado de 35 pacientes tratados por cirurgia, sendo que apenas um caso era virgem de tratamento. Um paciente não se submeteu à proservação. O estudo das peças cirúrgicas obtidas revelou ressecção alargada em 28 casos, marginal em 6 e intralesional em um. Todos os pacientes operados com margens alargadas permaneceram livres de doença, em proservação média de 58 meses. Houve três recidivas nos sete casos com margens cirúrgicas inadequadas. Bowne e colaboradores (2000)18 estudaram 159 pacientes com DFSP tratados no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de New York, de julho de 1950 a julho de 1998, incluindo num grupo os casos da forma clássica (n=134) e noutro grupo os da variante fibrossarcomatosa (n= 25). O tempo de sobrevida livre de doença foi, respectivamente, de 81% e 28%. Fatores que pioraram o prognóstico foram índice mitótico alto, idade > 50 anos, a variante fibrossarcomatosa e margens exíguas ou positivas de ressecção. Dos 34 pacientes que apresentaram recorrência, dois faleceram de metástases. Stojadinovic e colaboradores (2000)139 apresentaram dados de 33 pacientes com DFSP de cabeça e pescoço tratados no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Em proservação de 82 meses, 3 pacientes tiveram recorrência local, nos quais a margem de ressecção foi inferior a 2 cm. Concluíram que os tumores profundos apresentam possibilidade maior de apresentarem margens de ressecção comprometidas que os superficiais. Os autores concluíram que as margens alargadas são o tratamento preferencial do DFSP de cabeça e pescoço e que cortes de congelação não examinam as margens de ressecção de maneira acurada. Vanderweyer e colaboradores (2002) 153 apresentaram série de 18 casos tratados com margens de ressecção variáveis, mas com margens histológicas livres em todos os casos.

    Em proservação média de 52,1 meses, tiveram um caso de recidiva, em tumor de mais de 14 cm de diâmetro, da variante fibrossarcomatosa. Os autores enfatizaram a necessidade de margem livre histológica e não valorizaram a regra de 3 cm de margens cirúrgicas. Khatri e colaboradores (2003)72 publicaram resultado do tratamento de 24 pacientes, 13 com tumores recorrentes. Vinte e três pacientes foram tratados exclusivamente por cirurgia e um submeteu-se à radioterapia complementar, em forma fibrossarcomatosa. Cinco casos apresentavam envolvimento ósseo, quatro dos quais no grupo de tumores recorrentes. Todos os 24 casos apresentaram-se livres de doença, em proservação média de 54 meses. Behbahani e colaboradores (2005)13 apresentaram resultado da ressecção cirúrgica com margens laterais de 3 cm e ressecção de estrutura profunda não acometida, em 34 pacientes, 4 dos quais com recidivas. Não houve recorrências na série de 34 casos, acompanhados durante 60 meses, em média.
    Popov e colaboradores (2007)112 apresentaram resultado do tratamento de 40 casos, 27 dos quais sem tratamento prévio e 13 apresentando recidivas. As margens cirúrgicas alargadas foram estudadas com detalhe, macroscópica e histologicamente. Margens livres foram obtidas em um tempo cirúrgico em 34 pacientes; cinco pacientes necessitaram dois tempos e um paciente três tempos. Num seguimento médio de 40 meses, não houve recidivas. Em média, a margem necessária para extirpar a lesão foi de 1,6 cm. Thiele e colaboradores (2009) 150 apresentaram série de 7 pacientes com DFSP recidivado de cabeça e pescoço, com ressecções de margens de 1 cm. Dois pacientes apresentaram recidivas e foram reoperados com as mesmas margens, ficando livres de doença.

    Cirurgia micrográfica de Mohs (CMM)
    A técnica de quimiocirurgia de Mohs foi estabelecida em 1932116. Consiste na excisão seriada da lesão, em segmentos cuidadosamente identificados, em estágios cirúrgicos múltiplos. Após aplicação de ácido dicloroacético na lesão cutânea, aplica-se pasta de cloreto de zinco e curativo.

    O cloreto de zinco age como fixador, numa espessura de tecido que depende da quantidade de pasta aplicada. Cerca de 24 horas após, faz-se a remoção cirúrgica do tecido fixado, que é cuidadosamente identificado para exame microscópico, fazendo-se o mapeamento dos tecidos removidos. Novas aplicações da pasta fixadora são feitas, seguidas de novos exames microscópicos, até que as margens estudadas estejam livres de lesão. O procedimento, na sua versão original, é muito doloroso. Nesses casos, originalmente, os tecidos cicatrizavam por segunda intenção e, posteriormente, o paciente se submetia à cirurgia reparadora116. Desde os tempos do método de Mohs por quimiocirurgia117, já se pratica a cirurgia micrográfica para tratameto do DFSP. Mohs (1948)98 adaptou sua técnica para operação de tecidos frescos, não fixados, na região periorbital, com o intuito de preservar o olho de lesão pelo fixador. Tromovitch e Stegeman (1974)152 levaram a técnica de Mohs de tecidos frescos para diversas regiões do corpo. O uso de cloreto de zinco como fixador foi sendo abandonado116. Com a melhoria dos métodos de corte e congelação, a técnica de Mohs para tecidos frescos foi sendo cada vez mais utilizada. Nos últimos quinze anos, surgiram numerosos trabalhos sobre cirurgia micrográfica de Mohs, pretendendo mostrar a superioridade desse método sobre a ressecção com margens amplas. Robinson (1985)117 utilizou a técnica de Mohs ainda como quimiocirurgia, no tratamento do DFSP. Dawes e Hanke (1996)38 apresentaram série de 24 pacientes submetidos à técnica de Mohs em DFSP e compararam as margens de ressecção até a negativação da lesão. Em 85% dos pacientes as margens foram negativas com 2,5 cm da lesão; em 69% com 2 cm; 50% com 1,5 cm e 35% com 1 cm de margens. Em dois tumores a margem padronizada de 3 cm teria sido insuficiente para remoção completa da lesão. Dois pacientes da série apresentaram recidivas, com 6 e 12 anos após CMM e foram reoperados pela mesma técnica. A proservação média foi de 61,25 meses. Nouri e colaboradores (2002)103 apresentaram 20 casos de DFSP tratados com CMM, sem recorrências em proservação de 56,4 meses.
    Snow e colaboradores (2004)136 apresentaram dados de 29 pacientes que se submeteram à CMM, sem recorrências em proservação de 5 anos.
    Há publicações de trabalhos comparativos dos resultados da RMA e CMM. Gloster e colaboradores (1996)56 estudaram, retrospectivamente, os dados de 84 pacientes tratados na Mayo Clinic, Rochester, Minnesota, USA. Desses, apenas 54 apresentavam dados completos, passíveis de análise. O primeiro grupo (n=39) submeteu-se à exérese alargada com 4 recorrências locais e um caso de metástase pulmonar, com proservação de 36 meses.O segundo grupo foi composto por 15 pacientes que se submeteram à microcirurgia de Mohs com uma recorrência local em proservação de 36 meses. Os autores concluíram que a cirurgia de Mohs é o tratamento de escolha para o DFSP. Garcia e colaboradores (1996)53 apresentaram resultados de 16 casos de DFSP tratados com cirurgia de Mohs sem recorrências. Nelson e Arlette (2008)101 apresentaram 44 casos de DFSP tratados com cirurgia de Mohs, sem recorrências em proservação de 3,3 anos. Concluíram que CMM é o método de escolha para o tratamento de DFSP. Paradisi e colaboradores (2008)107 compararam resultados obtidos num grupo de pacientes com DFSP submetidos à CMM (n=41), proservação média de 5,4 anos; e à exérese alargada (n=38), proservação média de 4,8 anos. Cinco dos 38 pacientes do grupo de ressecção alargada tiveram recorrência (13,2%) e nenhum dos 41 pacientes da CMM a apresentaram. Os autores concluíram que as taxas de recorrência são significativamente menores nos pacientes tratados por CMM.
    Parker e Zitelli (1995)108 estudaram 20 casos de DFSP, avaliando a extensão subclínica do tumor para eventual determinação de margem de segurança. Mapearam a extensão subclínica através de CMM e mediram as margens cirúrgicas necessárias para remoção completa da lesão. Margens de 2,5 cm, incluindo fáscia profunda (ou periósteo em se tratando de couro cabeludo), conseguiram remover totalmente a lesão. Lesões com diâmetro inferior a 2 cm foram totalmente removidas com margens de 1,5 cm. Ratner e colaboradores (1997)114 apresentaram relato de 58 pacientes tratados por CMM, com recorrência em um caso.
    Calcularam as margens que seriam necessárias para remover todo o tecido neoplásico. Margens de 1 cm deixariam tumor residual em 70,7% dos casos; margens de 2 cm deixariam neoplasia em 39,7% dos casos; de 3 cm em 15,5% e de 5 cm em 5,2% dos casos. Recomendaram que, em qualquer tipo de operação a ser utilizada para tratamento do DFSP, as margens da peça cirúrgica devam ser examinadas para se conseguir margens livres de tumor.
    DuBay e colaboradores (2004)44 estudaram 63 lesões em 62 pacientes. Foram tratadas com excisão alargada 43 lesões; 11 por CMM e 9 por combinação dos dois métodos. Das lesões que foram tratadas inicialmente com excisão ampla, 95% apresentaram margens histológicas livres. Dois pacientes, cujas margens de ressecção foram consideradas máximas e ainda assim estavam comprometidas, se submeteram à radioterapia. Das lesões tratadas inicialmente com CMM, 85% apresentaram margens livres. As 15% restantes submeteram-se à ressecção alargada para controle do DFSP. Os autores notaram que as lesões inicialmente tratadas pela CMM tenderam a ser menores que aquelas tratadas por exérese alargada. Yu e colaboradores (2008)163 apresentaram os resultados de 25 pacientes tratados por excisão alargada (n=14), excisão alargada modificada (n=4), CMM seguida por excisão alargada (n=6) e CMM (n=1). Não houve recorrências em proservação média de 68 meses. Concluíram que o planejamento pré-operatório e a seleção da abordagem cirúrgica são a chave que permite o tratamento ideal.

    Cirurgia micrográfica associada à imunoistoquímica

    Técnicas de imunoistoquímica associadas à CMM foram recomendadas por Garcia e colaboradores (1996)51, Jimenez e colaboradores (1994)66 e Stranaham e colaboradores (2009)140. Garcia e colaboradores (1996)52 chamam a atenção para a variabilidade da expressão do CD34 que pode estar ausente em áreas modificadas focais do DFSP. Contudo, a identificação de pequenos resíduos de tumor pode ser difícil ao se usar cortes de congelação na CMM.

    Cirurgia micrográfica associada à inclusão em parafina

    O estudo das margens de ressecção pela técnica de inclusão em parafina, associado à CMM, foi proposto por Barlow e colaboradores (1996)9, Clayton e colaboradores (2000)29, Tom e colaboradores (2003)151 ,Sei e colaboradores (2004)126, e Wacker e colaboradores (2004)155. Massey e colaboradores (1998)88 demonstraram que células fusiformes dispersas na derme normal são muito difíceis de serem diferenciadas de tumor residual durante a CMM. Preconizaram inclusão em parafina e técnicas de imunoistoquímica. Tom e colaboradores (2003)151 estudaram nove pacientes com DFSP em cabeça e pescoço; os cortes em parafina mostraram tumor residual em sete dos casos em que os cortes por congelação haviam identificado margens livres de tumor. Obviamente, a técnica de inclusão em parafina pode implicar várias operações em diferentes datas, até que as margens sejam negativas e num tempo cirúrgico subseqüente, a perda de substância possa ser reparada.
    Vieses observados nos trabalhos que defendem a CMM
    Viés de seleção
    Nas séries tratadas por CMM não há relato de metástases, como ocorreu em vários trabalhos dos casos tratados por RMA5,18,56,92. Isso mostra que casos graves, eventualmente propensos à metástase, não foram selecionados para CMM. Há trabalho com RMA que relata óbito de paciente por invasão direta do encéfalo pelo tumor92. Há trabalho comparativo entre as duas técnicas em que as lesões do grupo da CMM tenderam a ser menores que as do grupo da RMA44. Não há trabalhos prospectivos, aleatorizados e multicêntricos (que seriam desejáveis em se tratando de doença rara) comparando a eficácia da CMM com a RMA.
    Viés de informação
    Há trabalhos em que as margens cirúrgicas foram exíguas ou positivas, outros que usaram margens de 1 a 5 cm. Vários trabalhos que compararam resultados não levaram em conta a real extensão das margens da RMA. Entende-se que qualquer ressecção radical deve compreender estudo minucioso das margens, através de inclusão em parafina, e alargamento das mesmas, se comprometidas, em outro tempo cirúrgico.

    Viés de detecção
    A proservação das diversas séries descritas foi insuficiente. O DFSP deve ser acompanhado em longo prazo. Há relatos de casos de lesões que recidivaram tardiamente. Snow e colaboradores (2004)136 relataram que dos casos de sua série que recidivaram, 25% o fizeram após seguimento maior que cinco anos. Outros autores relataram recorrências tardias, com 14 anos92, 23 anos97 e 26 anos143. Há caso de relato de metástase pulmonar tardia, 16 anos após a ressecção da lesão primária48. O caso da presente série que evoluiu com óbito em pós-operatório mediato de craniectomia, ficou sete anos livre de doença.
    Desvantagens da CMM
    Não sem importância é o número de cirurgias micrográficas que são interrompidas por motivos diversos, desde intolerância do paciente até incapacidade de se conseguir fragmentos livres de tumor, que penetra regiões anatomicamente perigosas ou osso83.
    Em nosso meio, os convênios, na sua quase totalidade, não contemplam a CMM. A cirurgia em múltiplos estágios, com técnica de inclusão em parafina, lamentavelmete leva à suspeita de fraude. O controle através de imunoistoquímica, dos cortes de congelação da CMM, é ainda, no Brasil, um sonho inatingível.
    Aspectos relevantes da presente série
    Uso de expansores de tecido
    Silva Filho e colaboradores (1997)131 descreveram, originalmente, o uso de expansores de tecido em um dos dez casos relatados, que apresentava DFSP da região frontal. O mencionado caso é o caso de número 7 da presente série. Àquele caso foram adicionados mais dois (números 13 e 22). Khachemoune e colaboradores (2005)71 do Massachusetts General Hospital, Boston, USA, relataram um caso de DFSP da região frontal com invasão da lâmina externa do osso, em que a reconstrução foi feita através de retalhos expandidos.

    Não há, na vasta revisão de literatura realizada, outros trabalhos mostrando uso de retalhos expandidos em DFSP com acometimento de ossos do crânio, mostrando o pioneirismo dessa técnica na presente série.
    Pacientes previamente tratados com triancinolona
    A triancinolona é um corticosteróide usado no tratamento de cicatrizes hipertróficas e quelóides, através de infiltrações intralesionais. Não há, na literatura revista, qualquer menção de casos de DFSP previamente infiltrados com corticosteróide, por diagnóstico errôneo de quelóide. Sabe-se que o corticosteróide é imunossupressor e altera a permeabilidade de tecidos. Três casos da presente série (12,16 e 23) submeteram-se, equivocadamente, a infiltrações intralesionais de triancinolona. Dentre esses, inscreve-se o único caso da série (número 12), que apresentou recidivas e veio a falecer em conseqüência da doença. Embora se saiba que o tratamento cirúrgico prévio ineficaz, levando à recidiva, piora o prognóstico do DFSP, não se conhecem os efeitos da infiltração intralesional de triancinolona sobre o comportamento do tumor.
    Aparecimento de DFSP em mais de um território cutâneo
    A ocorrência do tumor em mais de uma região cutânea é raríssima. Shapiro127 se refere à revisão feita até 1967, por Groetschel e Cramer, que relatou 8 casos na literatura. Na revisão para o presente trabalho, foram encontrados mais dois casos, nos relatos de Fay e colaboradores (1998)47 e DuBay e colaboradores (2004)44 . O caso número 16 da presente série apresentava DFSP na bochecha e na região vertebral interescapular.
    Aparecimento de outras doenças neoplásicas associadas ao DFSP
    O surgimento de tumores de outras linhagens acometendo pacientes de DFSP pode estar relacionado ao acaso ou a questões genéticas4,12,92. Na presente série, três pacientes foram acometidos por outra doenças neoplásicas. O paciente de número 5, com DFSP escapular, curou-se da lesão após RMA, sendo acompanhado por 81 meses, vindo a falecer em idade avançada de complicações de leucemia linfóide crônica.

    O paciente de número 6, com DFSP do dedo indicador, curou-se da lesão após amputação transmetacarpal, vindo a falecer após 127 meses, em pós-operatório imediato de cistectomia total por carcinoma de bexiga. O paciente de número 7, com DFSP da região frontal, curou-se da lesão após RMA, estando vivo após 17 anos, em tratamento de nefrocarcinoma metastático.
    CONCLUSÃO:
    O tratamento cirúrgico radical do DFSP, com margens laterais de ressecção de três centímetros, e margem profunda incluindo uma estrutura anatômica profunda não atingida (fáscia, músculo ou lâmina externa de osso do crânio), mostrou-se eficaz no controle da lesão. Houve um caso de recidivas e óbito no pós-operatório de craniectomia e maxilectomia alargadadas (3,84 %). O caso de insucesso foi submetido a longo período de infiltrações do tumor com triancinolona. Os efeitos nocivos dessas infiltrações, em casos de DFSP, não estão relatados na literatura, sendo, portanto, desconhecidos.
    AGRADECIMENTOS:
    Ao Dr. José de Souza Andrade Filho, pelo estudo anatomopatológico de 23 dos 26 casos apresentados;
    Aos Doutores Aloísio Ferreira da Silva Filho, Nárlei Amarante Pereira e Eduardo Eustáquio Salera de Carvalho, pela participação em vários dos casos apresentados;
    À Dra. Rebeca Pahowa Liu, pelo auxílio na revisão bibliográfica;
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    1. Akasaka T, Ohyama N, Kon S. A case of pigmented dermatofibrosarcoma protuberans (Bednár tumor). J Dermatol 1997 Jun;24(6):390-4.
    2. Alverez-Cañas MC, Mayorga M, Fernandez F, Val-Bernal JF, Moral E, Leon C, Erasun F, Lerma D. Dermatofibrosarcoma protuberans of the vulva: clinico-pathological, immunohistochemical and flow cytometric study of a case. Acta Obstet Gynecol Scand 1996 Jan;75(1):82-5.
    3. Aoki T, Campaner AB, Ribeiro PAAG, Auge AP, Müller H, Kondo L, Cardoso D. Dermatofibrosarcoma protuberans em
    região inguinal: relato de caso. Rev Bras Ginecol Obstet 2007 mar;29(3):153-7.
    4. Argiris A, Dardoufas C, Aroni K. Radiotherapy induced soft tissue sarcoma: an unusual case of a dermatofibrosarcoma protuberans. Clin Oncol R Coll Radio 1995;7(1):59-61.
    5. Arnaud EJ, Perrault M, Revol M, Servant JM, Banzet P. Surgical treatment of dermatofibrosarcoma protuberans. Plast Reconstr Surg 1977 Sep;100(4):884-95.
    6. Auer IA, Auer RN. Metastatic dermatofibrosarcoma protuberans mimicking meningioma. Clin Neuropathol 1998 Jul-Aug;17(4):190-3.
    7. Ballo MT, Zagars GK, Pisters P, Pollack A. The role of radiation therapy in the management of dermatofibrosarcoma protuberans. Int J Radiat Onco Biol Phys 1998 Mar 1;40(4):823-7.
    8. Banerjee SS, Harris M, Eyden BP, Hamid BN. Granular cell variant of dermatofibrosarcoma protuberans. Histopathology 1990 Oct;17(4):375-8.
    9. Barlow RJ, Ramnarain N, Smith N, Mayou B, Markey AC, Walker NP. Excision of selected skin tumors using Mohsʹ micrographic surgery with horizontal paraffin-embedded sections. Br J Dermatol 1996 Dec;135(6):911-7.
    10. Bastos EM, Santos IDAO, Ferreira LM, Paiva GR, Brunstein F, Lima AH, Segreto R. Radioterapia após cirurgia para dermatofibrossarcoma protuberante de grandes dimensões: revisão da literatura e relato de casos. Acta Oncol Bras 2004;24(2):612-7.
    11. Bednář B. Storiform neurofibromas of the skin, pigmented and nonpigmented. Cancer 1957 Mar-Apr;10(2):368-76.
    12. Beech DJ, Long AB, Long WP. Dermatofibrosarcoma protuberans and breast cancer: genetic link or coincidental association? Am Surg 2004 Jun;70(6):543-5.
    13. Behbahani R, Patenotre P, Capon N, Martinot-Duquennoy V, Kulik JF, Piette F, Pellerin P. Vers une reduction des marges latérales dans le dermatofibrosarcomes de Darier et Ferrand ? Étude rétrospective de 34 cas. Ann Chir Plast Esthet 2005 Jun;50(3)179-85 discussion 186-8.

    14. Betti R, Inselvini E, Crosti C. Unusual features of primary dermatofibrosarcoma protuberans and its myxoid recurrence. J Cutan Pathol 1996 Jun;23(3):283-7.
    15. Bloch LD, Pimentel ERA. Dermatofibrossarcoma de crescimento endofítico na face: relato de caso tratado com cirurgia micrográfica de Mohs. An Bras Dermatol 2005 Jun Aug;80 suppl. 2.
    16. Bocchini AA. Dermatofibrossarcoma protuberans de face. Klinikos 1987 out- dez;3(12):29-31.
    17. Bouyssou-Gauthier ML, Labrousse F, Longis B, Bedane C, Bernard P Bonnetblanc JM. Dermatofibrosarcoma protuberans in childhood. Pediatr Dermatol 1997 Nov-Dec;14(6):463-5.
    18. Bowne WB, Antonescu CR, Leung DH, Katz SC, Hawkins WG, Woodruff JM, Brennan MF, Lewis JJ. Dermatofibrosarcoma protuberans: a clinicopathologic analysis of patients treated and followed at a single institution. Cancer 2000 Jun 15;88(12):2711-20.
    19. Brabant B, Revol M, Vergote T, Servant J-M, Banzet P. Dermatofibrosarcoma protuberans of the chest and the shoulder: wide and deep excisions with immediate reconstruction. Plast Reconstr Surg 1993 Sep; 92(3):459-62.
    20. Brito MFM, Saraiva JW, Brandão Z, Montenegro LT. Dermatofibrossarcoma protuberante e líquen plano: relato de um caso. An Bras Dermatol 2000 nov-dez;75(6):731-35.
    21. Bukhari I, Al Akloby O, Bedaiwi Y. Dermatofibrosarcoma protuberans at the site of a central venous line; case report. Am J Clin Dermatol 2005;6(1):61-4.
    22. Calonge E, Fletcher CD. Myoid differentiation in dermatofibrosarcoma protuberans and its fibrosarcomatous variant: clinicopathologic analysis of 5 cases. J Cutan Pathol 1996 Feb;23(1):30-6.
    23. Campbell G, Barros DM, Campbell I, Moraes M. Dermatofibrossarcoma protuberante congênito: a propósito de um caso. An Bras Dermatol 2000 mai-jun; 75(3);333-7.
    24. Carlson JA, Slominski A, Heasley D, Mihm MC Jr, Toda S. Dermatofibrosarcoma protuberans can induce epidermal hyperplasia that is inversely related to its proximity to the epidermis. Am J Dermatopathol 1998 Aug;20(4):428-30.
    25. Carvalho DCV, Soares MEM, Chagas AS, Nascimento LV. Dermatofibrosarcoma protuberans: relato de um caso. An Bras Dermatol 1993 mar-abr;68(2):107-8.
    26. Chang CK, Jacobs IA, Salti GI. Outcomes of surgery of dermatofibrosarcoma protuberans. Eur J Surg Oncol 2004 Apr;30(3):341-5.
    27. Checketts SR, Hamilton TK, Baughman RD. Congenital and childhood dermatofibrosarcoma protuberans: a case report and review of the literature. J Am Acad Dermatol 2000 May;42(5Pt2):907-13.
    28. Cláudio-da-Silva CS, Boghossian LC, Gonçalves LFF, Franco D, Franco T. Dermatofibrossarcoma protuberans gigante. Rev Soc Bras Cir Plast 1997 mai-ago;12(2):7-14.
    29. Clayton BD, Leshin B, Hitchcock MG, Marks M, White WL. Utility of rush paraffin-embedded tangential sections in the management of cutaneous neoplasms. Dermatol Surg 2000 Jul;26(7):671-8.
    30. Connelly JH, Evans HL. Dermatofibrosarcoma protuberans: a clinicopathologic review with emphasis on fibrosarcomatous areas. Am J Surg Pathol 1992 Oct;16(10):921-5.
    31. Costa OG. Progressive recurrent dermatofibroma (Darier-Ferrand); anatomoclinical study. Arch Dermatol Syph 1946;54:432-54. *
    32. Costa SRP, Henrique AC. Dermatofibrossarcoma protuberans gigante da parede abdominal. Enstein 2007;5(1):63-5.
    33. Costa SRP, Lima OTA. Dermatofibrossarcoma protuberante: relato de três casos. Brasília Méd 2009;46(1):79-86.
    34. Craver RD, Correa H, Kao Y, Van-Brunt T. Dermatofibrosarcoma protuberans with 46,XY,t(X;7) abnormality in a child. Cancer Genet Cytogenet 1995 Mar;80(1):75-7.
    35. Cribier B, Noacco G, Peltre B, Grosshans E. Stromelysin 3 expression: a useful marker for the differential diagnosis dermatofibroma versus dermatofibrosarcoma protuberans. J Am Acad Dermatol 2002 Mar;46(3):408-13.
    36. Darier J, Ferrand M. Dermatofibromes progressifs et récidivants ou fibrosarcomes de la peau. Ann Dermatol Syph 1924; 5:545-62. *
    37. Davis DA, Sanchez RL. Atrophic and plaquelike dermatofibrosarcoma protuberans. Am J Dermatopathol 1998 Oct;20(5):498-501.
    38. Dawes KW, Hanke CW. Dermatofibrosarcoma protuberans treated with Mohs micrographic surgery: cure rates and surgical margins. Dermatol Surg 1996 Jun;22(6):530-4.
    39. Diaz-Cascajo C, Borrego L, Bastida-Inarrea J, Borghi S. Giant cell fibroblastoma: new histological observations. Am J Dermatopathol 1996 Aug;18(4);403-8.
    40. Diaz-Cascajo C, Weyers W, Borrego L, Inarrea J B, Borghi S. Dermatofibrosarcoma protuberans with fibrosarcomatous areas: a clinico-pathologic and immunohistochemic study in four cases. Am J Dermatopathol 1997 Dec;19(6):562-7.
    41. Diaz-Cascajo C, Weyers W, Rey-Lopez A, Borghi S. Deep dermatofibrosarcoma protuberans: a subcutaneous variant. Histophathology 1998 Jun;32(6):552-5.
    42. Diaz-Cascajo C, Weyers W, Borghi S. Sclerosing dermatofibrosarcoma protuberans. J Cutan Pathol 1998 Sep;25(8):440-4.
    43. Dominguez-Malagon HR, Ordonez NG, Mackay B. Dermatofibrosarcoma protuberans: ultrastructural and immunocytochemical observations. Ultrastruc Pathol 1995 Jun-Aug;19(4):281-9.
    44. Du Bay D, Cimmino V, Lowe L, Johnson TM, Sondak VK. Low recurrence rate after surgery of dermatofibrosarcoma protuberans: a multidisciplinary approach from a single institution. Cancer 2004 Mar 1; 100(5):1008-16.
    45. Elgart GW, Hanly A, Busso M, Spencer JM. Bednar tumor (pigmented dermatofibrosarcoma protuberans) occurring in a site of prior immunization: immunochemical findings and therapy. Am Acad Dermatol 1999 Feb;40(2 Pt 2):315-7.
    46. Enzinger FM, Weiss SW. Fibrohistiocytic tumors of intermediate malignancy. In: Enzinger FM, Weiss SW, editors. Soft tissue tumors. 3rd ed. St Louis:Mosby; 1995. chap 14 p. 325-49.
    47. Fay A, Marschalkó M, Ablonczy E, Zalatnai A, Horváth A. Dermatofibrosarcoma protuberans in two distant locations. Int J Dermatol 1998 Nov;37(11):878-80.
    48. Fiod NJJ, Rezende JFN, Guitmann C, Meohas W, Estevan R. Dermatofibrosarcoma protuberans metastático para pulmão: relato de caso. Rev Bras Cancerol 1994 jul-set;40(3):169-73.
    49. Fleury Junior LFF. Sarcomas cutâneos primários: estudo retrospectivo de casos registrados na divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP no período de 1992 a 2002 (dissertação de mestrado). São Paulo (SP) USP;2007.
    50. Franchi A, Santucci M. Tenascin expression in cutaneous fibrohistiocytic tumors; immunohistochemical investigation of 24 cases. Am J Dermatopathol 1996 Oct; 18(5):454-9.
    51. Fujimoto M, Kikuchi K, Okochi H, Furue M. Atrophic dermatofibrosarcoma protuberans; a case report and review of the literature. Dermatology 1998;196(4):422-4.
    52. Garcia C, Viehman G, Hitchcock M, Clark RE. Dermatofibrosarcoma protuberans treated with Mohs surgery; a case with CD 34 immunostaining variability. Dermatol Surg 1996 Feb;22(2):177-9.
    53. Garcia C, Clark RE, Buchanan M. Dermatofibrosarcoma protuberans. Int J Dermatol 1996 Dec;35(12):867-71.
    54. Gardner TL, Elston DM; Wotowic PJ. A familial dermatofibrosarcoma protuberans. J Am Acad Dermatol 1998 Sep;39(3):504-5.
    55. Gimenes GA, Foozati DJM, Barbo MLP, Gonella HA. Dermatofibrossarcoma protuberans gigante do couro cabeludo: relato de caso. Rev Bras Cir Plást 2009 abr-jun 24(2):249-51.
    56. Gloster HM Jr, Harris KR, Roenig RK. A comparison between Mohs micrographic surgery and wide surgical excision for the treatment of dermatofibrosarcoma protuberans. J Am Acad Dermatol 1996 jul;35(1):82-7.
    57. Golcman B, Bonetti EI, Emi I, Friedhofer H, Filomeno LT, Monteiro Júnior A. Dermatofibrossarcoma protuberante. Rev Hosp Clin Fac Med Uni São Paulo 1984; 39(4):197-200.
    58. Goldblum JR, Tuthill RJ. CD34 and factor-XIIIa immunoreactivity in dermatofibrosarcoma protuberans. Am J Dermatopathol 1997 Apr;19(2):147-53.
    59. Goldemberg S, Santos OLR, Moreira AM, Cardoso ICL, Mendonça IRM, Harris OMO, Pereira Junior AC.
    Dermatofibrossarcoma protuberante. J Bras Med 1994 set;67(3):19-36.
    60. Green JJ, Heymann WR. Dermartofibrosarcoma protuberans occuring in a smallpox vaccination scar. J Am Acad Dermatol 2003 May;48(5Suppl):S54-55.
    61. Haas RL, Keus RB, Loftus BM, Rutgers EJ, van Coevorden F, Bartelink H. The role of radiotherapy in the local management of dermartofibrosarcoma protuberans: Soft Tissue Tumor Working Group. Eur J Cancer 1997 Jun;33(7)1055-60.
    62. Han A, Chen EH, Niedt G, Sherman W, Ratner D. Neoadjuvant imatinib therapy for dermatofibrosarcoma protuberans. Arch Dermatol 2009 Jul;145(7):792-6.
    63. Harvell JD, Kilpatrick SE, White WL. Histogenetic relations between giant cell fibroblastoma and dermartofibrosarcoma protuberans: CD34 staining showing the spectrum and a simulator. Am J Dermatopathol 1998 Aug;20(40):339-45.
    64. Heenan PJ. Tumors of the fibrous tissue involving the skin. In: Elder D, editor. Lever’s histopathology of the skin. 8th ed. Philadelphia: Lippincott-Raven; 1997. Chap 33 p.847-887.
    65. Hisaoka M, Okamoto S, Morimitsu Y, Tsuji S, Hashimoto H. Dermartofibrosarcoma protuberans with fibrosarcomatous areas: molecular abnormalities of the p53 pathway in fibrosarcomatous transformation of dermartofibrosarcoma protuberans. Virchows Arch 1998 Oct;433(4):323-9.
    66. Jimenez FJ, Grichnik JM, Buchanan MD, Clark RE. Immunohistochemical margin control applied to Mohs micrographic surgical excision of dermartofibrosarcoma protuberans. J Dermatol Surg Oncol 1994 Oct;20(10):687-9.
    67. Junqueira Junior G, Amaral RL, Espíndola MB, Covatti E, Pinto RD, Santos WG, Souza JA, Frigeri CDL. Dermatofibrossarcoma protuberans: relato de sete casos. An Bras Dermatol 1998 mar-abr;73(2):93-6.
    68. Kahn HJ, Fekete E, From L. Tenascin differentiates dermatofibroma from dermartofibrosarcoma protuberans: comparison with CD34 and factor XIIIa. Hum Pathol 2001 Jan;32(1):50-6.
    69. Karlen JR; Johnson K, Kashkari S. Dermatofibrosarcoma protuberans of the vulva: a case report. J Reprod Med 1996 Apr;41(4):267-9.
    70. Keshen TH, Cederna PS, Savell VH Jr, Platz CE, Chang P, Ricciardelli EJ. Clinical and pathological features of pediatric dermatofibrosarcoma protuberans. Ann Plast Surg 1995 Dec;35(6):633-7.
    71. Khachemoune A, Barkoe D, Braun M 3rd, Davison SP. Dermatofibrosarcoma protuberans of the forehead and scalp with involvement of outer calvarial plate: multistaged repair with the use of skin expanders. Dermatol Surg 2005 Jan;31(1):115-9.
    72. Khatri VP, Galante JM, Bold RJ, Schneider PD, Ramsamooj R, Goodnight JE.Dermatofibrosarcoma protuberans: reappraisal of wide local excision and impact of inadequate initial treatment. Ann Surg Oncol 2003 Nov;10(9):1118-22.
    73. Kiuru-Kuhlefelt S, El-Rifai W, Fanburg-Smith J, Kere J, Miettinen M, Knuutila S. Concomitant DNA copy number amplification at 17q and 22q in dermatofibrosarcoma protuberans. Cytogenet Cell Genet 2001; 92(3-4):192-5.
    74. Kobayashi T, Hasegawa Y, Konohana A, Nakamura N. A case of Bednar tumor: immunohistochemical positivity for CD34. Dermatology 1997;195(1):57-9.
    75. Kovarik CL, Hsu MY, Cockerell CJ. Neurofibromatous changes in dermatofibrosarcoma protuberans: a potential pitfall in the diagnosis of a serious cutaneous soft tissue neoplasm. J Cutan Pathol 2004 Aug;31(7):492-6.
    76. Labrapoulos SV, Fletcher JA, Oliveira AM, Papadopoulos S, Razis ED. Sustained complete remission of metastatic dermatofibrosarcoma potuberans with imatinib mesylate. Anticancer Drugs Apr 2005; 16(4):461-6.
    77. Lai KN, Lai FM, King WW, Li PK, Siu D, Leung CB, Lui SF. Dermartofibrosarcoma protuberans in a renal transplant patient. Aust N Z J Surg 1995 Dec;65(12):900-2.
    78. Lal P, Sharma R, Mohan H, Sekhon MS. Dermartofibrosarcoma protuberans metastasizing to lymph nodes: a case report and review of literature. J Surg Oncol 1999 Nov;72(3):178-80.
    79. Leake JF, Buscema J, Cho KR, Currie JL. Dermartofibrosarcoma protuberans of the vulva. Gynecol Oncol 1991 Jun;41(3):245-9.
    80. Lindner NJ, Scarborough MT, Powell GJ, Spanier S; Enneking WF. Revision surgery in dermatofibrosarcoma protuberans of the trunk and extremities. Eur J Surg Oncol 1999 Aug; 25(4):392-7.
    81. Llatjós R, Fernández-Figueras MT, Diaz-Cascajo C, Ribera M, Ariza A. Palisading and Verocay body-proeminent dermatofibrosarcoma protuberans: a report of three cases. Histopathology 2000 Nov;37(5):452-5.
    82. Macedo JLS, Barbosa GS, Rosa SC. Dermatofibrossarcoma protuberante. Rev Bras Cir Plast 2008 abr-jun;23(2):138-43.
    83. Madani S, Huilgol SC, Carruthers A. Unplanned incomplete Mohs micrographic surgery J Am Acad Dermatol 2000 May;42(5Pt1):814-9.
    84. Maeda T, Hirose T, Furuya K, Shirakawa K, Kobayashi K. Giant cell fibroblastoma associated with dermatofibrosarcoma protuberans: a case report. Mod Pathol 1998 May;11(5):491-5.
    85. Marcus JR, Few JW, Senger C, Reynolds M. Dermatofibrosarcoma protuberans and the Bednar tumor: treatment in the pediatric population. J Pediatr Surg 1998 Dec;33(12):1811-4.
    86. Mark RJ, Bailet JW, Tran LM, Poen J, Fu YS, Calcaterra TC. Dermatofibrosarcoma protuberans of the head and neck. Report of 16 cases. Arch Otolaryngol Head Neck Surg 1993 Aug;119(8):891-6.
    87. Martin L, Combemale P, Dupin M, Chouvet B, Kanitakis J, Bouyssou- Gauthier NL, Dubreuil G, Claudy A, Grimand PS. The atrophic variant of dermatofibrosarcoma protuberans in childhood: a report of six cases. Br J Dermatol 1998 Oct;139(4):719-25.
    88. Massey RA, Tok J, Strippoli BA, Szabolcs MJ, Silvers DN, Eliezri YD. A comparison of frozen and paraffin sections in dermatofibrosarcoma protuberans. Dermatol Surg 1998 Sep;24(9):995-8.
    89. Mbonde MP, Amir H, Kitinya JN. Dermatofibrosarcoma protuberans: a clinicopathological study in an African population. East Afr Med J 1996 Jun;73(6):410-3.
    90. McArthur GA, Demetri GD, van Oosterom A, Heinrich MC, Debiec-Rychter M, Corless CL, Nikolova Z, Dimitrijevic S, Fletcher JA. Molecular and clinical analysis of locally advanced dermatofibrosarcoma protuberans treated with imatinib: Imatinib Target Exploration Consortium Study B2225. J Clin Oncol 2005 Feb 1;23(4):866-73.
    91. McKee PH, Calonge E, Granter SR. Dermatofibrosarcoma protuberans. In: McKee PH, Calonge E, Granter SR,editors. Pathology of the skin with clinical correlations. 3rd ed. Philadelphia: Elsevier Mosby;2005. p. 1729-35.
    92. McPeak CJ, Cruz T, Nicastri AD. Dermatofibrosarcoma protuberans: an analysis of 86 cases – five with metastasis. Ann Surg 1967 Nov; 166(5): 803–816.
    93. Mentzel T, Beham A, Katenkamp D, Dei-Tos AP, Fletcher CD. Fibrosarcomatous (“high grade”) dermatofibrosarcoma protuberans: clinicopathologic and immunohistochemical study of a series of 41 cases with emphasis on prognostic significance. Am J Surg Pathol 1998 May;22(5):576-87.
    94. Minoletti F, Miozzo M, Pedeutour F, Sard L, Pilotti S, Azzarelli A, Turc-Carel C, Pierotti MA, Sozzi G. Involvement of chromosomes 17 and 22 in dermatofibrosarcoma protuberans. Genes Chromosomes Cancer 1995 May;13(1):62-5.
    95. Minter RM, Reith JD, Hochwald SN. Metastatic potential of dematofibrosarcoma protuberans with fibrosarcomatous change. J Surg Oncol 2003 Mar;82(3):201-8.
    96. Mizushima J, Nogita T, Ooe M, Kawashima M. Dermatofibrosarcoma protuberans of the sole. Dermatology 1996;192(3):280-2.
    97. Mochizuki Y, Narisawa Y, Kohda H. A case of Bednar tumor recurring after 23 years. J Dermatol 1996 Sep;23(9)614-8.
    98. Mohs FE. Chemosurgical treatment of câncer of the eyelid; a microscopically controlled method of excision. Arch Ophthal 1948 Jan;39(1):43-59.
    99. Morais PM, Schettini APM, Chirano CA, Nakamura G. Tumor de Bednar (dermatofibrossarcoma protuberante pigmentado): relato de um caso. An Bras Dermatol 2005 mai-jun;80(3):273-6.
    100. Morinitsu Y, Hisaoka M, Okamoto S, Hashimoto H, Ushijima M. Dermatofibrosarcoma protuberans and its fibrosarcomatous variant with areas of myoid differentiation: a report of three cases. Histopathology 1998 Jun;32(6):547-51.
    101. Nelson RA, Arlette JP. Mohs micrographic surgery and dermatofibrosarcoma protuberans: a multidisciplinary approach in 44 patients. Ann Plast Surg 2008 Jun;60(6):677-72.
    102. Ng A, Nishikawa H, Lander A, Grundy R. Chemosensitivity in pediatric dermatofibrosarcoma protuberans. J Pediatr Hematol Oncol 2005 Feb;27(2):100-2.
    103. Nouri K, Lodha R, Jimenez G, Robins P. Mohs micrographic surgery for dermatofibrosarcoma protuberans: University of Miami and NYU experience. Dermatol Surg 2002 Nov;28(11):1060-4; discussion 1064.
    104. Oliveira A, Oliveira Filho L, Oliveira D, Oliveira PC, Moraes AG. Dermatofibrossarcoma protuberans: tumor hemorrágico de perna esquerda: relato de caso e revisão da literatura. Cir Vasc Angiol 1995 set;11(3):72-5.
    105. Orlandi A, Bianchi L, Spagnoli LG. Myxoid dermatofibrosarcoma protuberans: morphological ultrastructural and immunohistochemical features.J Cutan Pathol 1998 Aug;25(7):386-93.
    106. Pappo AS, Rao BN, Cain A, Bodner S, Pratt CB. Dermatofibrosarcoma protuberans: the pediatric experience at St. Jude Childrenʹs Research Hospital. Pediatr Hematol Oncol 1997 Nov-Dec;14(6):563-8.
    107. Paradisi A, Abeni D, Ruciani A, Cigna E, Wolter M, Scuderi N, Rusciani L, Kaufmann R, Podda M. Dermatofibrosarcoma protuberans: wide local excision VS. Mohs micrographic surgery. Cancer Treat Rev 2008 Dec;34(8):728-36.
    108. Parker TL, Zitelli JA. Surgical margins for excision of dermatofibrosarcoma protuberans. J Am Acad Dermatol 1995 Feb;32(2 Pt 1):233-6.
    109. Parlette LE, Smith CK, Germain LM, Rolfe CA, Skelton H. Accelerated growth of dermatofibrosarcoma protuberans
    during pregnancy. J Am Acad Dermatol 1999 Nov;41(5Pt1):778-83.
    110. Patil PK, Patel SG, Krishnamurthy S, Mistry RC, Deshpande RK, Desai PB. Dermatofibrosarcoma protuberans metastatic to the lung: a case report. Tumori 1992 Feb;78(1):49-51.
    111. Picciotto F, Basolo B, Massara C, Caliendo V, Aloi F, Gaia S, Bayle F, Quarello F. Dermatofibrosarcoma protuberans at the site of arteriovenous fistula in a renal transplant recipient. Transplantation 1999 Oct 15;68(7):1074-5.
    112. Popov P, Böhling T, Asko-Seljavaara S, Tukiainen E. Microscopic margins and results of surgery for dermatofibrosarcoma protuberans. Plast Reconstr Surg 2007 May;119(6):1779-84.
    113. Rabinowitz LG, Luchetti ME, Segura AD, Esterly NB. Acrally occurring dermatofibrosarcoma protuberans in children and adults. Dermatol Surg Oncol 1994;20:655-659.
    114. Ratner D,Thomas CO, Johnson TM, Sondak VK, Hamilton TA, Nelson BR, Swanson NA, Garcia C, Clark RE, Grande DJ. Mohs micrographic surgery for the treatment of dermatofibrosarcoma protuberans. Results of a multiinstitutional series with analysis of the extent of microscopic spread. J Am Acad Dermatol 1997 Oct;37(4):600-13.
    115. Resnik KS, DiLeonardo M, Hunter CJ. Pedunculated presentation of dematofibrosarcoma protuberans. J Am Acad Dermatol 2003 Dec;49(6):1139-41.
    116. Robins P. Mohs micrographic surgery. In: McCarthy JG, editor. Plastic surgery. Philadelphia:WB Saunders;1990. P.3652-8.
    117. Robinson JK. Dermatofibrosarcoma protuberans resected by Mohs’ surgery (chemosurgery); a 5-year prospective study. J Am Acad Dermatol 1985 Jun;12(6):1093-8.
    118. Roses DF, Valensi Q, La Trenta G, Harris MN. Surgical treatment of dematofibrosarcoma protuberans. Surg Ginecol Obstet 1986 May;162(5):449-52.
    119. Rutgers EJT, Kroon BBR, Albus-Lutter CE et al. Dermatofibrosarcoma protuberans; treatment and prognosis. Europ J Surg Oncol 1992;18:241-8.
    120. Saeki H, Hoashi T, Tada Y, Ashida R, kuwano Y, Le Pavoux A, Tsuneme Y, Shikada J, Torii H, Kawabata Y, Kikushi K, Tamada
    Y, Matsumoto Y, Tamaki K. Analysis of gene mutations in three cases of dermatofibrosarcoma protuberans (DFSP): ordinary DFSP, DFSP with fibrosarcomatous lesion (DFSP-FS) and lung metastasis. J Dermatol Sci 2003 Dec;33(3):161-7.
    121. Santos OLR, Goldemberg S, Moreira AM, Cardoso ICL, Paetz HBM, Harris OMO, Pereira Junior AC. Aspectos epidemiológicos e clínico-histopatológicos do dermatofibrossarcoma protuberans: análise de oito casos. Folha Méd 1994 ago;109(2):57-62.
    122. Sanz-Trelles A, Ayala-Carbonero A, Rodrigo-Fernandez I, Weil-Lara B. Leiomyomatous nodules and bundles of vascular origen in the fibrosarcomatous variant of dermatofibrosarcoma protuberans. J Cutan Pathol 1998 Jan:25(1):44-9.
    123. Sapadin AN, Gelfand JM, Howe KL, Phelps RG, Grand D, Rudikoff D. Dermatofibrosarcoma protuberans in two patients with acquired immunodeficiency syndrome. Cutis 2000 Feb;65(2)85-8.
    124. Sasaki M, Ishida T, Horiuchi H; MacHinami R. Dermatofibrosarcoma protuberans: an analysis of proliferative activity, DNA flow cytometry and p53 overexpression with emphasis on its progression. Pathol Int 1999 Sep; 49(9):799-806.
    125. Sato N, Kimura K, Tomita Y. Recurrent dermatofibrosarcoma protuberans with myxoid and fibrosarcomatous changes paralleled by loss CD34 expression. J Dermatol 1995 Sep;22(9):665-72.
    126. Sei JF, Tchakerian A, Zimmermann U, Clerici T, Caussade V, Franc B, Saiag P. Dermatofibrosarcome de Darier Ferrand: traitement par chirurgie micrographique de Mohs avec inclusion en paraffine. Ann Dermatol Venereol 2004 Feb;131(2):158-60.
    127. Shapiro L, Brownstein MH. Dermatofibrosarcoma protuberans. In: Andrade R, Gumport SL, Popkin GL, Rees TD, editors. Cancer of the skin: biology, diagnosis, management. Philadelphia:WB Saunders; 1976. v.2 p.1069-78.
    128. Sheehan DJ, Madkan V, Strickling WA, Peterson CM. Atrophic dermatofibrosarcoma protuberans: a case report and reappraisal of the literature. Cutis 2004 Oct;74(4):237-42.

    129. Shneidman D, Belizaire R. Arsenic exposure followed by the development of dermatofibrosarcoma protuberans. Cancer 1986;58:1585-7.
    130. Sigel JE, Bergfeld WF, Goldblum JR. A morphologic study of dermatofibrosarcoma protuberans: expansion of a histologic profile. J Cutan Pathol 2000 Apr;27(4):159-63.
    131. Silva Filho AF, Andrade Filho JS, Siqueira IMG, Saraiva PS, Magalhães GM, Alves JCRR. Dermatofibrossarcoma protuberante: aspectos clínicos e cirúrgicos. An Bras Dermatol 1997 mai/jun;72(3):247-51
    132. Silva RG, Paiva RKS, Santos CER, Melo ELR, Dias JA, Bravo Neto GP. Ressecção de metástase hepática de sarcomas de partes moles. Rev Col Bras Cir 2006 nov-dez;33(6):380-6.
    133. Sirvent N, Maire G, Pedeutour F. Genetics of dermatofibrosarcoma protuberans family of tumors: from ring chromosomes to tyrosine kinase inhibitor treatment. Genes Chromosomes Cancer 2003 May;37(1):1-19.
    134. Skoll PJ, Hudson DA, Taylor DA. Acral dermatofibrosarcoma protuberans with metastases. Ann Plast Surg 1999 Feb;42(2):217-20.
    135. Smola MG, Soyer HP, Scharnagl E. Surgical treatment of dermatofibrosarcoma protuberans: a retrospective study of 20 cases with review of literature. Eur J Surg Oncol 1991 Oct;17(5):447-53.
    136. Snow SN, Gordon EM, Larson PO, Bagheri MM, Bentz ML, Sable DB. Dermatofibrosarcoma protuberans: a report on 29 patients treated by Mohs micrographic surgery with long-term follow-up and review of literature. Cancer 2004 Jul 1;101(1):28-38.
    137. Soergel TM, Doering DL, O’Connor D. Metastatic dermatofibrosarcoma protuberans of the vulva. Gynecol Oncol 1998 Nov;71(2):320-4.
    138. Sonobe H, Furihata M, Iwata J, Ohtsuki Y, Chikazawa M, Taguchi T, Shimizu K. Dermatofibrosarcoma protuberans harboring t(9;22)(q32;q12.2). Cancer Genet Cytogenet 1999 Apr; 110(1);14-8.
    139. Stojadinovic A; Karpoff HM, Antonescu CR, Shah JP, Singh B, Spiro RH, Dumornay W, Shaha AR. Dermatofibrosarcoma
    protuberans of the head and neck. Ann Surg Oncol 2000 Oct;7(9):696-704.
    140. Stranahan D, Cherpelis BS, Glass LF, Ladd S, Fenske NA. Immunohistochemical stains in Mohs surgery: a review. Dermatol Surg 2009 Jul;35(7):1023-34.
    141. Strauss RM, Merchant WJ, Roberts P, Wright AL, Clark SM. A case of childhood dermatofibrosarcoma protuberans without detected cytogenetic abnormality. Br J Dermatol 2003 May;148(5):1051-5.
    142. Suit H, Spiro I, Mankin HJ, Efird J, Rosenberg AE. Radiation in management of patients with dermatofibrosarcoma protuberans. J Clin Oncol 1996 Aug;14(8):2365-9.
    143. Swan MC, Banwell PE, Hollowood K, Goodacre TE. Late recurrence of dermatofibrosarcoma protuberans in the female breast: a case report. Br J Plast Surg 2005 Jan;58(1):84-7.
    144. Szollosi Z, Nemes Z. Transformed dermatofibrosarcoma protuberans: a clinicopathological study of eight cases. J Clin Pathol Jul 2005;58(7)751-6.
    145. Takahira T, Oda Y,Tamiya S, Yamamoto H, Kawaguchi K, Kobayashi C, Oda S, Iwamoto Y, Tsuneyoshi M. Microsatellite instability and p53 mutation associated with tumor progression in dermatofibrosarcoma protuberans. Hum Pathol 2004 Feb;35(2):240-5.
    146. Tanaka A, Hatoko M, Tada H, Kuwahara M, Iioka H, Niitsuma K. Dermatofibrosarcoma protuberans arising from a burn scar of the axilla. Ann Plast Surg 2004;52(4):423-25.
    147. Taylor HB, Helwig EB. Dermatofibrosarcoma protuberans: a study of 115 cases. Cancer 1962 Jul-Aug;15(4):717-25.
    148. Taylor RW. Interesting cases, dermatological and otherwise. J Cutan Genito-Urin Dis 1890;8:379-88.
    149. Thewes M, Engst R, Boech K, Ring J. Expression of cathepsins in dermal fibrous tumors: an immunohistochemical study. Eur J Dermatol 1998 Mar;8(2):86-9.
    150. Thiele OC, Seeberger R, Bacon C, Mühling J, Freier K, Hofele C. Recurrent craniofacial dermatofibrosarcoma protuberans: long-term prognosis after close surgical removal. J Craniofac Surg 2009 May, 20(3):844-6.
    151. Tom WD, Hybarger CP, Rasgon BM. Dermatofibrosarcoma protuberans of the head and neck: treatment with Mohs surgery using inverted horizontal paraffin sections. Laryngoscope 2003 Aug;113(8):1289-93.
    152. Tromovitch TA, Stageman SJ. Microscopically controlled excision of skin tumors; chemosurgery (Mohs’) fresh tissue technique. Arch Dermatol 1974 Aug;110(2):231-2.
    153. Vandeweyer E, De Saint Aubain Somerhausen N, Gebhart M. Dermatofibrosarcoma protuberans: how wide is wide in surgical excision? Acta Chir Belg 2002 Dec;102(6):455-8.
    154. Vasconez HC, Sengezer M, McGrath PC. Flap coverage of a large defect after excision of a massive dermatofibrosarcoma protuberans. Plast Reconstr Surg 1995 Jan;95(1)136-41.
    155. Wacker J, Khan-Durani B, Hartschuh W. Modified Mohs micrographic surgery in the therapy of dermatofibrosarcoma protuberans: analysis of 22 patients. Ann Surg Oncol 2004 Apr;11(4)438-44.
    156. Wang J, Hisaoka M, Shimajiri S, Morimitsu Y, Hashimoto H. Detection of COL1A1-PDGFB fusion transcripts in dermatofibrosarcoma protuberans by reverse transcription-polymerase chain reaction using archival formalin-fixed, paraffin-embedded tissues. Diagn Mol Pathol 1999 Sep;8(3):113-9.
    157. Wang J, Zhu X, Yosuke M, Masanori H, Hiroshi H. [Myoid/myofibroblastic differentiation in dermatofibrosarcoma protuberans: a clinicopathologic study of six cases]. Zhonghua Bing Li Xue Za Zhi 2001 Feb;30(1):12-5.
    158. Weinrach DM, Wang KL, Wiley EL, Laskin WB. Immunohistochemical expression of matrix metalloproteinases 1, 2, 9 and 14 in dermatofibrosarcoma protuberans and common fibrous histiocytoma (dermatofibroma). Arch Pathol Lab Med 2004 Oct;128(10):1136-41.
    159. Weinstein JM, Drolet BA, Esterly NB, Rogers M, Bauer BS, Wagner AM, Mancini AJ. Congenital dermatofibrosarcoma protuberans: variability in presentation. Arch Dermatol 2003 Feb;139(2):207-11.
    160. West RB, Harvell J, Linn SC, Liu CL, Prapong W, Hernandez-Boussard T, Montgomery K, Nielsen TO, Rubin BP, Patel R, Goldblum JR, Brown PO, van de Rijn M, Lui CL. Apo D in soft
    tissue tumors: a novel marker for dermatofibrosarcoma protuberans. Am J Pathol 2004 Aug; 28(8):1063-9.
    161. Wu JK, Malik MM, Egan CA. Atrophic dermatofibrosarcoma protuberans: an uncommon and misleading variant. Australas J Dermatol 2004 Aug;45(3):175-7.
    162. Young CR, Albertini MJ. Athrofic dermatofibrosarcoma protuberans: case report, review, and proposed molecular mechanism. J Am Acad Dermatol 2003 Oct;49(4):761-4.
    163. Yu W,Tsoukas MM, Chapman SM, Rosen JM. Surgical treatment for dermatofibrosarcoma protuberans: the Dartmouth experience and literature review. Ann Plast Surg 2008 Mar;60(3):288-93.
    164. Zamecnik M, Michael M, Baumruk L, Mukensnabl P. Dermatofibrosarcoma protuberans with EMA+ cells; report of a case suggesting perineurial cell differentiation. Pathol Res Pract 2002;198(11):767-74.
    165. Zardawi IM, Kattampallil J, Rode J. An unusual pigmented skin tumor. Bednar tumour, dorsum of left foot (pigmented dermatofibrosarcoma protuberans). Pathology 2004 Aug;36(4):258-61.
    166. Zelger BW, Ofner D, Zelger BG. Atrophic variants of dermatofibroma and dermatofibrosarcoma protuberans. Histopathology 1995 Jun;26(6):519-27.
    167. Zelger BW, Zelger BG, Rappersberger K. Prominent myofibroblastic differentiation: a pitfall in the diagnosis of dermatofibroma. Am J Dermatopatol 1997 Apr;19(2):138-46.