Início Cadeira 88 Oswaldo Coelho

Oswaldo Coelho

É o patrono da .

Nasceu Oswaldo Coelho em Carmo do Cajuru, na época distrito de Itaúna, hoje cidade de Minas Gerais, no dia 05 de agosto de 1914, filho de José Demétrio Coelho e de Maria da Silva Coelho.
Seus estudos primários, assim como o curso secundário, ocorreram em Minas Gerais, dos quais os primeiros se deram em Oliveira, para onde a família havia mudado. Ali, influenciado pelas experiências científicas realizadas pelo seu professor, um padre, começou a se interessar pela Química e Física. O curso secundário foi realizado no Ginásio Santo Antônio, em São João del Rei.
Viajou para a capital mineira com o objetivo de tentar o ingresso na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais e, apesar de estar pessimista quanto ao êxito, foi aprovado em terceiro lugar, iniciando o curso médico em 1933.
De 1934 até o término do curso dói Assistente acadêmico do Professor Baeta Vianna, trabalhando no Laboratório de Química Fisiológica da Faculdade.
Diplomou-se médico em 08 de dezembro de 1938 e, no ano seguinte, passou a chefiar o Laboratório de Análises Clínicas da Casa de Saúde São José, até o ano de 1943.
Em 143, foi laureado na Academia Nacional de Medicina com o Prêmio “Oscar de Souza”, pela autoria do trabalho “Oxidase Seabra na Fisiologia do Vôo de Altitude”, que teve a colaboração do Dr. Waldemar Lins Filho.
Serviu à Aeronáutica no Destacamento da Base Aérea de Belo Horizonte como Aspirante Oficial do Serviço de Saúde no ano de 1944, continuando a prestar serviços médicos como secretário da Junta de Saúde por dez anos.
Em 1944 chefiou o Laboratório de Química Fisiológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Foi Professor de Física e Química de 1936 a 1945 na Escola de Enfermagem Carlos Chagas de Belo Horizonte.
Em 1950 assumiu a Cátedra de Química Fisiológica da Escola de Enfermagem Hugo Werneck.
Junto a um grupo de médicos, em 1952, foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, na qual, por doze anos, foi Professor Titular da Disciplina de Química Fisiológica.
Tornou-se Professor Catedrático da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1951, cargo que exerceu até a data de seu falecimento.
Participou de vários eventos científicos ligados à sua área de trabalho e produziu diversos trabalhos sobre Química e Imunologia, dedicando-se durante toda a sua vida ao exercício, ao ensino e à pesquisa em Química Fisiológica. Possuía o título de especialista em Patologia Clínica, expedido pela Associação Médica Brasileira.
Foi agraciado com o título de Irmão Benemérito pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Os formandos de 1967 do curso médico da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais prestaram-lhe homenagem.
Faleceu em 26 de julho de 1969.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 88

Oswaldo Coelho

05/08/1914 26/07/1969

Moacyr de Abreu Junqueira

Posse: 10/05/1971 - 03/04/1985

José de Souza Andrade Filho

Posse: 09/06/1990 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 87
Próxima Cadeira Cadeira 89