Início Cadeira 63 Orcanda Rocha Andrade Patrus

Orcanda Rocha Andrade Patrus

Ocupou a , no período de 14/12/1992 até 09/03/2009.

A médica e primeira mulher professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Orcanda Rocha Andrade Patrus, foi lembrada ontem pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), durante discurso no plenário da Câmara.
Discurso

Aqui, a íntegra do discurso da deputada Jô Moraes:

“Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados,

Minas Gerais e as Ciências perderam ontem a médica, professora e pesquisadora Orcanda Rocha Andrade Patrús. Trata-se de uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo. A começar pela decisão de estudar Dermatologia. Em sua turma, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, eram apenas seis mulheres num universo de 94 homens. Mestre e doutora em Dermatologista, Orcanda foi a primeira mulher professora Catedrática da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi também a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 96 anos de história desta instituição.

Neste mês em que comemoramos o Ano Internacional da Mulher é importante destacar o protagonismo de figuras como desta cientista da minha querida Minas Gerais. Dizem que por traz de um grande homem há sempre uma grande mulher. No caso de Orcanda, que foi casada com o ex-deputado, ex-secretário de Estado e também médico, Agostinho Patrus, esse adágio popular carece de um reparo. Eles estiveram lado a lado, ocupando espaços diversos na maior parte do tempo – ele mais na política, embora também tivesse presidido a Associação Médica de Minas Gerais, e ela dando aulas, exercendo a Medicina, a pesquisa e também cumprindo as múltiplas tarefas de mãe, esposa e dona de casa.

Porque Orcanda também foi uma mãe zelosa e eficiente, como as milhões de mães deste Brasil, que se desdobram para entregar ao País homens e mulheres dignos, capazes de dar sua contribuição efetiva. Orcanda deixou os filhos, Lucas, Breno e Agostinho Patrus Filho, deputado estadual, hoje secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.

Meus queridos, quero desta tribuna ressaltar o exemplo e a contribuição desta mulher às ciências – aos estudos de doenças que afetam um enorme contingente de pessoas, em especial a dos trópicos – e que ganham proporções drásticas se consideradas à luz da pobreza a que ainda está entregue boa parte desta população. Orcanda Patrus é autora de diversos artigos em livros e publicações nacionais e estrangeiras. Um trabalho reconhecido através de inúmeras comendas recebidas, entre as quais as Medalha Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde.

Deixo aqui o registro e a minha homenagem em nome de todos os mineiros, das entidades de mulheres, e, acredito, de todos os brasileiros que sabem reconhecer a importância daqueles que assumem a vanguarda em nome de um ideal maior. Que, no caso de Orcanda Patrus foi a Medicina, as ciências.

Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigada.”
De Belo Horizonte,
Graça Gomes

Fonte: Portal Vermelho

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 63

José Nasciso Dias Teixeira de Queiroz Jr.

01/05/1873 23/02/1952

Rafael Bastos Pereira

Posse: 20/11/1970 - 01/03/1990

Orcanda Rocha Andrade Patrus

Posse: 14/12/1992 - 09/03/2009

Ciro José Buldrini Filogônio

Posse: 01/11/2018 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 62
Próxima Cadeira Cadeira 64