Início Cadeira 33 Marco Aurélio Romano Silva

Marco Aurélio Romano Silva

Ocupa a , de 25/05/2018.

Marco Aurélio Romano-Silva nasceu em Belo Horizonte, em 1967, filho de Cornélio Eugênio Silva e Nely Romano Silva. Graduou-se em Medicina pela UFMG, em 1990. Concluiu Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG, em 1994, e Pós-Doutorado, também pela UFMG, em 1995. Obteve o Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em 2000. Livre-docente em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, em 2003. Ex-Professor Associado do Departamento de Farmacologia da UFMG. Concluiu o Pós-Doutorado no Centre For Addiction And Mental Health (CAMH), Canadá, em 2007. Atualmente, é professor titular de Psiquiatria da FMUFMG. Atua na área de Neurociência, com ênfase em Psiquiatria, Medicina Molecular, Neuropsicofarmacologia e Genética Molecular. É Coordenador do INCT de Medicina Molecular.

Sua área de atuação é essencialmente o ensino e pesquisa. É pesquisador 1A do CNPQ. Dirigiu o Departamento de Saúde Mental da FMUFMG, em 2009/10, tendo antes sido seu Coordenador de Pesquisa. Foi Pró-Reitor da UFMG para pesquisa em 2010/11. Em diversas ocasiões foi conselheiro em vários setores da FMUFMG e da Reitoria.
Trabalha com diversas linhas de pesquisa, destacando-se: 1. Efeitos da mudança climática na saúde mental 2; Efeitos metabólicos de psicofármacos; 3. Neuroimagem funcional; 4. Neuromodulação; 5. Estimulação cerebral. Mais especificamente, as pesquisas que tem conduzido são: 1- Plataforma para desenvolvimento de aplicações terapêuticas da optogenética; 2- Avaliação do impacto de fenômenos climáticos extremos na saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes; 3- Zebrafish como modelo in vivo para estudo do papel da sinalização dopaminérgica nos efeitos de antipsicóticos em vias intracelulares neuronais, redes neurais e comportamento; 4- Desenvolvimento e aplicação de estudos com PET-SCAN e avaliação cognitiva de indivíduos com o propósito de identificação de mudanças funcionais e estruturais em sujeitos com risco de desenvolver Demência de Alzheimer associados a depressão no idoso; 5- Neuroimunologia, Genômica Funcional e Neuroimagem, Uma Abordagem Integrada no Estudo da Fisiopatologia e Tratamento da Epilepsia Refratária. Também se dedica a um projeto de extensão intitulado: Técnicas avançadas de diagnóstico e tratamento em neurociência clínica. Sua descrição: aplicação de ferramentas diagnósticas e neurotecnologias, concentrando-se firmemente sobre os aspectos translacionais da neurociência, para que os resultados científicos possam ser aplicados o mais rápido possível no atendimento ao paciente real. Este programa norteia-se, também, pela necessidade de diagnóstico e intervenções precoces e de menor-custo, baseadas em evidências, amplamente acessíveis, que possam melhorar o funcionamento de indivíduos com doenças neurológicas ou psiquiátricas.
Além dessas atividades, Romano-Silva é revisor das seguintes revistas: Frontiers in Psychiatry, Frontiers in Psychology, Psychiatry Research, Brain Research Bulletin, Brain Research, Molecular Psychiatry, Neurochemistry International, Pharmacology, Biochemistry and Behavior, Revista Brasileira de Psiquiatria, Neuroscience Letters, Journal of Neurochemistry, Gastroenterology. É membro do Conselho Editorial das revistas: Frontiers in Psychiatry, Frontiers in Psychology, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Revista de Psiquiatria Clínica.
Publicou 214 artigos científicos em periódicos em co-autoria com diversos pesquisadores. Foi co-autor de 8 capítulos de livros. Publicou 33 trabalhos científicos nos anais de diversos eventos. Orientador principal em 19 dissertações de mestrado e co-orientador de 4. Orientador principal de 16 teses de doutorado. Participou de 17 bancas de mestrado e 12 de doutorado.
Marco Aurélio Romano-Silva foi eleito para a Academia Mineira de Medicina para ocupar a cadeira de número 33, cujo Patrono é Roberto de Almeida Cunha, em novembro de 2017, tendo por padrinho o Acadêmico José Raimundo da Silva Lippi. Sua posse se deu em março de 2018.

Fonte: CORRÊA, A.C.O. Breve história da psiquiatria mineira. Belo Horizonte: Editora 3i, 2018, pp. 334-6.

Curriculum Lattes

Link para Curriculum Lattes

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 33

Roberto de Almeida Cunha

29/03/1890 22/08/1958

Ismael de Faria

Posse: 22/11/1970 - 01/03/1983

João Affonso Moreira Filho

Posse: 25/01/1981 - 01/03/1997

Wilson Mayrink

Posse: 15/09/1998 - 01/03/2017

Marco Aurélio Romano Silva

Posse: 25/05/2018 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 32
Próxima Cadeira Cadeira 34