Início Luiz Otávio Savassi Rocha

Luiz Otávio Savassi Rocha

OCUPANTE SEM CADEIRA INFORMADA

Ocupa a , de 09/08/2019.

Dados biográficos

Natural de Belo Horizonte (MG).
Data do nascimento: 30 de dezembro de 1945.
Primeiro dos oito filhos de Cristóvão Colombo Rocha (funcionário público estadual, natural de Cordisburgo, MG) e Nely Savassi Rocha (do lar, de ascendência italiana pelo lado paterno, natural do Rio de Janeiro, RJ). Casado, desde 1971, com Ana Maria Lages Rocha (graduada em Letras pela UFMG). Pai de Alexandre (doutor em Medicina, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, formado pela UFMG), Guilherme (doutor em Medicina Veterinária, especialista em Cirurgia de Pequenos Animais, formado pela UFMG) e Renato (psicólogo formado pela UFMG e músico). Avô de Davi, Amanda, Jade e Artur.
▪ Ex-aluno do Colégio Estadual de Minas Gerais (Colégio Estadual Central).
Médico formado pela UFMG em 1968 (53ª turma). Monitor, durante o curso de graduação (1966-1967), a convite do Prof. Luigi Bogliolo, do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFMG. ▪ Curso intensivo de Cardiologia promovido, em janeiro de 1969, pelo Instituto de Cardiologia da Secretaria de Saúde Pública e de Assistência Social de São Paulo.
▪ Estagiário acadêmico do Hospital SOCOR e do Pronto Socorro Policial de Belo Horizonte durante o ano de 1968. Médico do Hospital SOCOR durante o ano de 1969.
▪ Integrante, durante seis anos (1970-1976), do corpo clínico do Hospital Felício Rocho, prestando assistência a pacientes (indigentes e previdenciários) internados nas enfermarias da instituição, que conta, entre seus fundadores, com Arthur Savassi, tio de Nely Savassi Rocha e fraternal amigo de Nicola Felice Rosso e Américo Gasparini.
▪ Professor (1969-1972) do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFMG, chefiado pelo Prof. Luigi Bogliolo. Autor do livro Vida e Obra de Luigi Bogliolo, de 522 páginas, publicado, em 1992, pela Editora Gráfica da Fundação Cultural de Belo Horizonte.
▪ Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG (1971-2009), vinculado, entre 1971 e 1976, à Disciplina de Cardiologia [durante dois anos, ou seja, no biênio 1971- 1972, esteve vinculado, ao mesmo tempo, a dois departamentos: Departamento de Clínica Médica (Disciplina de Cardiologia) e Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal]. Aposentado como Professor Adjunto IV em 2009.
▪ Preceptor, a partir de 1976, durante mais de 30 anos, no Hospital das Clínicas da UFMG, da Residência em Clínica Médica e do Internato em Clínica Médica.
▪ Coordenador, desde 1995, das Sessões Anatomoclínicas do Hospital das Clínicas da UFMG, marcadas pela participação de docentes de variadas disciplinas, médicos-residentes, alunos da graduação e convidados de outras instituições (265 sessões, coordenadas presencialmente entre maio de 1995 e agosto de 2019, destinadas, entre outros objetivos, a promover a interação entre o Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina e as diversas clínicas do Hospital das Clínicas da UFMG).
▪ Autor do livro Sessões Anatomoclínicas: valor pedagógico lato sensu, de 504 páginas, publicado em 2010 pela editora COOPMED. Com 64 figuras – em sua maior parte coloridas –, o livro privilegia a interface entre a Clínica e a Patologia, a partir da análise crítica de quase uma centena de casos clínicos discutidos por ocasião das Sessões Anatomoclínicas do Hospital das Clínicas da UFMG. Destaque 2 especial é conferido às necrópsias, de grande importância na educação médica, em razão de seu extraordinário valor heurístico. A expressão lato sensu, inserida no título da obra, justifica-se pelo diálogo de caráter transdisciplinar que o autor procura estabelecer com outras áreas do conhecimento, como a Biologia Geral, a Medicina Legal, a Psicologia, a Epistemologia, a Mitologia, a História da Medicina, a Literatura e, até mesmo, a Filosofia – não como saber formal, mas como o trabalho crítico realizado pelo pensamento sobre o próprio pensamento.
▪ Participação efetiva na discussão dos casos apresentados nas chamadas Sessões de Telepatologia, baseadas em necrópsias, transmitidas por videoconferência, em tempo real, diretamente do Serviço de Verificação de Óbitos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, congregando alunos e professores da USP, UFMG e de outras escolas médicas do País (53 Sessões de Telepatologia entre abril de 2007 e outubro de 2018).
▪ Participação, a partir de setembro de 2012, na condição de um dos coordenadores, da discussão de casos de necrópsia apresentados nas Reuniões Anatomoclínicas transmitidas por videoconferência a partir do Hospital Universitário da USP, congregando professores e médicos-residentes do próprio Hospital Universitário, do Hospital das Clínicas da USP, da Faculdade de Medicina da UFMG e da Universidade do Porto, além de convidados de outras instituições (60 Reuniões Anatomoclínicas entre setembro de 2012 e agosto de 2019). ▪ Integrante do Comitê de Publicação e revisor do periódico on-line Autopsy and Case Reports, publicação trimestral do Hospital Universitário da USP, a partir de convite formulado, em abril de 2013, pela editora-chefe, Profa. Maria Cláudia Nogueira Zerbini, e pelo editor-científico, Dr. Fernando Peixoto Ferraz de Campos.
Autor de três editoriais do referido periódico: Clinicopathological Conferences: a testimonial [2013; 3(3):1-4]; The pedagogical value of autopsy [2015; 5(3):1-6], em colaboração com o Dr. Fernando Peixoto Ferraz de Campos, editor-científico do periódico; Death certificate: admitting uncertainty [2018; 8(2):e2018024].
▪ Professor homenageado por cinco turmas da Faculdade de Medicina da UFMG (58ª, 60ª, 102ª, 106ª e 124ª). Patrono dos formandos de cinco turmas da Faculdade de Medicina da UFMG (107ª, 109ª, 111ª, 114ª e 116ª). Nome da 130ª turma (“Turma do Centenário”) da Faculdade de Medicina da UFMG (Turma Professor Luiz Otávio Savassi Rocha). Professor convidado pelos doutorandos de cinco turmas (109ª, 110ª, 111ª, 114ª e 117ª) para proferir a Aula da Saudade (aula de encerramento do curso médico).
▪ Professor Emérito de Clínica Médica, eleito pela Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG (posse em 23 de junho de 2010). ▪ Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, do Colegiado do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG, do Instituto Mineiro de História da Medicina e da Sociedade Brasileira de História da Medicina.
▪ Revisor, entre 1999 e 2001, do periódico Arquivos Brasileiros de Cardiologia, a convite do editor, Prof. Alfredo José Mansur. ▪ Autor de capítulos de livros e artigos médico-científicos publicados em periódicos. Palestrante em numerosos eventos médico-educativos, abordando, desde temas pontuais – relacionados com diferentes especialidades médicas –, até temas gerais, como Relação médico-paciente, Necrópsia e educação médica, A tecnologia e o exercício da clínica na contemporaneidade, Medicina baseada em evidências e História da Medicina, entre outros.
3 ▪ Médico clínico e cardiologista, com consultório em Belo Horizonte (Rua Rio Grande do Norte, 63 – Sala 50 – Tel. 3222-6284). Inscrição no CRM-MG: 5080. ▪ Pesquisador da vida e da obra de João Guimarães Rosa, ex-aluno (14ª turma) da Faculdade de Medicina da UFMG. Autor do livro João Guimarães Rosa, publicado, em 1981, pela Imprensa Universitária, e de diversos ensaios a respeito da vida e da obra do escritor cordisburguense [com destaque, por sua originalidade, para o ensaio Guimarães Rosa e os maçaricos: do maçarico-de-coleira (Charadrius collaris) ao maçarico-esquimó (Numenius borealis).
EXTENSÃO. Cadernos da Pró-Reitoria de Extensão da PUC-Minas 1996; 6(2):21-42].
Palestrante em numerosos eventos literários a propósito da vida e da obra do escritor cordisburguense.
Membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa.
▪ Sócio do Clube do Choro de Belo Horizonte. Autor do livro Histórias do Choro: Crônicas Reunidas (Belo Horizonte: Edição do Autor, 2016). ________________________________________________________________________ Homenagens e distinções
▪ Dezembro de 1968 – Medalha Oswaldo Cruz, conferida, por ocasião da colação de grau na Faculdade de Medicina da UFMG, ao aluno que obteve as melhores notas durante o curso de graduação.
▪ Junho de 2000 – Diploma de Mérito Educacional e distintivo Destaque em Educação, conferidos pela APPMG (Associação de Professores Públicos de Minas Gerais), após consulta à Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG.
▪ Outubro de 2002 – Personalidade Médica, título conferido pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Associação Médica de Minas Gerais e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais.
▪ Outubro de 2006 – Comenda Newton Procópio (Clínico Destaque de Minas Gerais), conferida pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (Regional de Minas Gerais).
▪ Novembro de 2009 – Láurea do Mérito Acadêmico, conferida pela Academia Mineira de Medicina.
▪ Junho de 2010 – Posse como Professor Emérito de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
▪ Julho de 2016 – Personalidade da Cardiologia Mineira, título conferido pela Sociedade Mineira de Cardiologia.
▪ Outubro de 2017 – Homenagem por ocasião do 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, “por sua capacidade técnica, conhecimento médico-científico e por sua relevante contribuição para o desenvolvimento da Clínica Médica no Brasil”.
▪ Outubro de 2017 – Comenda Honra à Ética, conferida pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais.
▪ Agosto de 2019 – Posse como Membro Honorário da Academia Mineira de Medicina. Belo Horizonte, agosto de 2019.

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira