Início Cadeira 92 José Ribeiro da Silva

José Ribeiro da Silva

É o patrono da .

Nasceu José Ribeiro da Silva no dia 16 de janeiro de 1872, em Oliveira, na Província de Minas Gerais. Seus pais eram Mariano Ribeiro da Silva e Cândida Silvéria de Castro.
Diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina e Farmácia do Rio de Janeiro em 1894.
Dr. Juca, como era alcunhado, exerceu a profissão na sua terra natal.
Foi comissionado pelo Governo para debelar uma epidemia de varíola no município de Aparecida do Cláudio, hoje cidade de Cláudio.
Participou do primeiro grupo de médicos da Santa Casa de Misericórdia de Oliveira quando esta foi fundada, em 1909.
Convidado para reger a Cadeira de Física Médica, por ocasião da fundação da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, não a aceitou.
Recusou convite similar do Dr. Enjolras Vampré para reger a Cadeira de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de São Paulo.
Foi agraciado com o título de professor emérito de Geometria da Escola Normal “Nossa Senhora de Oliveira”. Recebeu ainda o título de benemérito da Caixa Escolar “Assis Chagas”, em Oliveira, por ter exercido durante 12 anos o cargo de chefe da referida caixa.
Exerceu a vice-Presidência do Diretório Político de Oliveira e a Presidência do “Tiro de Guerra” nº 327 da mesma cidade.
A “Gazeta de Minas”, jornal local, publicou em 12 de outubro de 1919 uma página inteira de notícias e discursos acerca de seu falecimento, além de necrológico com referências diversas, entre as quais se destaca: “Não há elogios que definam a sua personalidade radiosa”. Foi autor de muitos artigos para este hebdomadário.
Em sua homenagem, uma das praças públicas de Oliveira tem seu nome.
Faleceu no Rio de Janeiro em 1º de outubro de 1919.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 92

José Ribeiro da Silva

16/01/1872 01/10/1919

Clóvis de Castro Ribeiro

Posse: 10/05/1971 - 02/04/1980

Evaldo Alves D’Assumpção

Posse: 08/05/1981 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 91
Próxima Cadeira Cadeira 93