Início Cadeira 91 José Gilberto de Souza

José Gilberto de Souza

Ocupou a , no período de 22/01/1973 até 03/04/2006.

José Gilberto de Souza é fundador do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Belo Horizonte, foi Presidente daAssociação Médica de Minas Gerais (duas vezes), de 1971 a 1975. Como Presidente da Associação Médica de Minas Gerais, comemorou o seu Jubileu de Prata, durante o qual foi fundada a Academia Brasileira de Neurocirurgia, da qual foi Presidente (1980/1981) tendo realizado o Congresso da mesma em 1981. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (1980/1982), Professor Titular de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais de 1960 até 2005. Membro da Comissão Permanente de de Fiscalização de Serviços da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Patrono da Nova Sede da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, inaugurada em abril de 2002, em São Paulo. Membro Emérito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Membro da Academia Mineira de Medicina. Membro da Sociedade Alemã de Neurocirurgia. Professor Emérito da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

O PRIMEIRO SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA DE MINAS GERAIS
REVISTA SBN – VINHETA HISTÓRICA – Dez/Jan 2001

Nosso serviço, até hoje, foi responsável pela formação de 38 neurocirurgiões que estão dispersos pelo Brasil. Muitos deles, atualmente, em serviços universitários e se dedicando ao ensino da Neurocirurgia.

Agradeço o honroso convite feito pela Diretoria da SBN para escrever a história do nosso serviço de Neurocirurgia, primeiro a ser fundado em Minas Gerais pelo inesquecível chefe e companheiro Dr. Francisco José Rocha.
Nascido em 1º de novembro de 1920, na cidade de Sete Lagoas (MG), Francisco José Rocha formou-se em Medicina em 1944 pela Universidade de Minas Gerais. Teve iniciação cirúrgica na Santa Casa de Belo Horizonte, no serviço do professor Rivadavia Gusmão.
Realizou Cirurgia Geral por algum tempo na cidade de João Monlevade e em 1948 transferiu-se para trabalhar em Belo Horizonte, no Hospital da Previdência. Nesta época, juntamente com o Dr. Moacyr Bernardes – que era um entusiasta da Neurocirurgia devido aos conhecimentos já adquiridos em Estocolmo – e com os neurologistas Geraldo Roëdel e Fernando Veloso iniciou seus primeiros passos dentro da Neurologia e Neurocirurgia.
No período de 1950 a 54, Dr. Moacyr Bernardes, em suas práticas cirúrgicas, era auxiliado por Francisco José Rocha, eu e José Gilberto Alves de Souza.
Depois de realizar um estágio no Rio de Janeiro no serviço do professor Portugal, em 1950 retornou a Belo Horizonte onde, na Santa Casa, no Hospital da Previdência e no Vera Cruz passou a realizar operações sobre o sistema nervoso – época em que, de internos residentes, passamos a auxiliares de serviço. No ano seguinte foi também admitido o Dr. José Gilberto Alves de Souza. Em 1951, Francisco Rocha dirigiu-se à Suécia, onde realizou estágio no serviço do professor Olivercrona para completar seu preparo como especialista. Retornando da Suécia, em 1952, organizou o serviço de Neurocirurgia na Santa Casa e Hospital Vera Cruz, tendo como seus primeiros residentes, além de mim, o Dr. José Gilberto Alves de Souza. Foi, então, criada a primeira Residência de Neurocirurgia em Belo Horizonte.
Em 1954, realizei estágio no serviço do professor Percival Bailey, University of Illinois (Chicago), retornando dois anos depois ao mesmo serviço. Também fui professor assistente na cadeira de Fisiologia II (1959) e Anatomia Topográfica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1959 a 65). Em 1965 assumi a cadeira de Neurologia, com curso de mestrado, do curso Médico, de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, onde permaneço até hoje. Em 1962 fui aprovado no concurso Federal para neurocirurgião do antigo IAPC.
Em 1957, Francisco Rocha defendeu tese de doutoramento na Faculdade de Medicina da UFMG, apresentando um trabalho sobre 12 casos de pacientes portadores de abcesso cerebral operados. Nesta mesma época apresentou um trabalho sobre 17 casos de aneurismas intracranianos operados.
Nosso serviço, até hoje, foi responsável pela formação de 38 neurocirurgiões, que estão dispersos pelo Brasil. Muito deles, atualmente, em serviços universitários e se dedicando ao ensino da Neurocirurgia.
Trabalhando também no Hospital Felício Rocho, até a chegada do Dr. José Geraldo Albernaz, em 1953. Então, teve início outra escola de neurocirurgia com o Dr. José Antônio Rodrigues.
Em 1957, o serviço de Neurocirurgia da Santa Casa passou a ser chefiado por José Gilberto Alves de Souza, nosso ex-residente e colega de equipe, dando origem a outra escola de Neurocirurgia.
Fundamos e organizamos o serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Santa Mônica – atual Hospital Belo Horizonte – onde trabalhamos por dez anos com os colegas Augusto Virgílio da Fonseca, Dr. Fernando Torchetti e Dr. Rodrigo Otávio Ferreira.
O Dr. Francisco Rocha continuou trabalhando conosco no Hospital Vera Cruz, Socor, Previdência e na clínica particular até março de 1998, quando se aposentou. Mantinha-se ocupado, sem transparecer sua importância. Homem de caráter firme, bom senso, grande ética profissional, cidadão simples mas de incontáveis momentos de grandeza. Em síntese, um cirurgião habilidoso, inventivo e de técnica refinada.
Nossos casos foram operados até 1970, tempos românticos da Neurocirurgia: sem coagulador bipolar, sem aspirador ultra-sônico, sem microscopia, sem tomografia, sem ressonância, sem angiografia digital. Utilizávamos a angiografia carotideana, pneumo e ventriculografia. Os clips eram os de Olivercrona e de Scoville.
No Hospital Vera Cruz, juntamente com o radiologista Eloy Lima, Dr. Moacyr e Dr. Francisco realizaram as primeiras angiografias cerebrais com o contraste denominado “Cilatrast”. Em 1951, o professor Tönnis realizou no nosso serviço operação de fossa posterior para o tratamento cirúrgico de Ependimoma do IV ventrículo, completada com derivação de Torkildsen.
A partir da aposentadoria de Francisco Rocha, assumi a chefia do serviço nos Hospitais Vera Cruz, Socor e São José – este último universitário da FCMMG, onde sou professor.
Sentimo-nos orgulhosos de proporcionar o primeiro serviço de neurocirurgia criado em Belo Horizonte.

Postado em 20th March 2015 por José de Araújo Barros
http://neurocirurgiabh.blogspot.com.br/2015/03/o-primeiro-servico-de-neurocirurgia-de.html

Livro de autoria de Sebastião Nataniel Gusmão e José Gilberto de Souza – História da Neurocirurgia no Brasil: http://www.sbn.com.br/upload/Historia-da-Neurocirurgia-no-Brasil.pdf

Curriculum Lattes

Link para Curriculum Lattes

Ocupantes da Cadeira 91

João Antônio de Avelar

08/12/1858 21/08/1914

José Lucídio de Avelar

Posse: 10/05/1971 - 03/04/1972

José Gilberto de Souza

Posse: 22/01/1973 - 03/04/2006

José Geraldo de Freitas Drumond

Posse: 31/05/2007 - 29/11/2016

Luiz Fernando Fonseca

Posse: 26/09/2018 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 90
Próxima Cadeira Cadeira 92