Início Cadeira 72 Guilherme Soares

Guilherme Soares

É o patrono da .

Nasceu Guilherme Soares Filho, rebento de Antônio Raimundo Soares e de Maria Josefina da Cunha Soares, em 19 de outubro de 1902, na cidade de Belo Horizonte, a nova capital do Estado de Minas Gerais.
Fez seu curso primário em colégio particular. O curso secundário foi cumprido parte no Ginásio Mineiro da cidade natal, parte no Ginásio de Barbacena, no mesmo Estado, vindo a prestar os exames de modo parcelado para acesso ao curso superior.
Atendendo ao desejo do pai, proprietário de uma farmácia, matriculou-se na Escola de Farmácia, diplomando-se em 1923.
Após trabalhar na profissão por aproximadamente dois anos, não se sentindo realizado, resolveu estudar medicina na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte.
Em fevereiro de 1929, cursando o 5º ano, foi nomeado Auxiliar Acadêmico do Serviço Médico-Legal do Estado. Ainda estudante do 6º ano, foi Monitor da Cadeira de Higiene, regida pelo Professor Leontino da Cunha.
Diplomou-se médico em 1930. Em 1931, exerceu a função de Assistente da 1ª Cadeira de Clínica Médica do Professor Alfredo Balena; depois foi chefe de Serviço da Enfermaria de Clínica Médica de Homens na Santa Casa. Instalou consultório e foi nomeado médico do Instituto João Pinheiro, uma Granja-Escola, no bairro da Gameleira.
Foi contratado, em setembro de 1933, como médico da União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte, e mais tarde, pelos relevantes serviços prestados aos associados, foi designado Chefe de Policlínica.
Em 1934 foi designado responsável pela Eletrocardiografia da 1ª Cadeira de Clínica Médica do Professor Alfredo Balena, na Faculdade de Medicina.
Recebeu o título de Irmão Benfeitor da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte pelos importantes serviços prestados à Instituição. Em maio de 1944 foi designado pela Mesa Administrativa da Santa Casa, médico do Asilo Afonso Pena e, em seguida, Chefe da Enfermaria Alfredo Balena, naquele Hospital.
Em 1969, foi agraciado com um Cartão de Prata pelos relevantes serviços prestados à Santa Casa durante 30 anos.
Exerceu o magistério na Faculdade de Medicina, como professor da Escola de Enfermagem Carlos Chagas e nas Escolas de Agronomia e de Veterinária da Universidade de Minas Gerais.
Ocupou a função de Chefe em Comissão da Seção Médica do Departamento Social do Menor, do Estado de Minas Gerais.
Aposentou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais como Professor do Ensino Superior e ali também desempenhou o cargo de Assessor da Diretoria.
Foi médico de menores adolescentes na Granja Escola do Departamento Social do Menor, de adultos nas enfermarias da Santa Casa e de idosos no Anexo Asilo Afonso Pena, num universo de carentes onde só se praticava a medicina misericordiana, o que lhe valeu homenagens e a valorização do seu trabalho como dedicado e caridoso homem de bem.
Faleceu em Belo Horizonte no dia 04 de setembro de 1970.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 72

Guilherme Soares

19/10/1902 04/09/1970

Alysson de Abreu

Posse: 10/05/1971 - 02/04/1980

Renato Dani

Posse: 19/10/1977 - 04/04/2016

Maria do Carmo Friche Passos

Posse: 11/08/2017 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 71
Próxima Cadeira Cadeira 73