Início Cadeira 80 Emmanuel Dias

Emmanuel Dias

É o patrono da .

Nasceu Emmanuel Dias na cidade do Rio de Janeiro, em 27 de julho de 1908, sendo seus pais Ezequiel Caetano Dias e Maria Cândida Fonseca Dias.
Seu curso médico foi realizado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Acadêmico de medicina, em 1929 começa a freqüentar o Instituto de Manguinhos. Doutorou-se em 1933, apresentando uma tese com o título “Contribuição ao estudo do Schizotrypanum cruzi – Chagas, 1909”.
Em 1934, foi contratado como médico e fez parte do grupo que realizou pesquisas em Lassance, no Estado de Minas Gerais e em Manguinhos.
No ano de 1935, participa com Evandro Chagas da IX Reunião da Sociedade Argentina de Patologia Regional do Norte, apresentando um estudo sobre tripanosomas de morcegos.
Em companhia de Amilcar Vianna Martins, faz viagem à América do Norte, em 1937.
Estudou diversos tripanosomas, tentando a transmissão da doença através de outros vetores.
Foi designado, em 1943, pelo Diretor do Instituto Oswaldo Cruz, para dirigir o Centro de Estudos e Profilaxia da Moléstia de Chagas, recém-instalado no município de Bambuí, em Minas Gerais. Estando esta cidade situada em região altamente endêmica para a moléstia de Chagas, era um excelente campo de trabalho para ensaios sobre a profilaxia que pretendia realizar.
Antes de partir para essa missão, fez um curso de Cardiologia com os Professores Oscar Ferreira e Magalhães Gomes.
Durante todo o período de permanência em Bambuí, por aproximadamente 19ª nos, produziu cerca de cento e setenta trabalhos, a maioria versando sobre a doença de Chagas, sua importância social e médico-sanitária; propaganda sanitária e divulgação; aspectos gerais e distribuição geográfica de vetores; reservatórios animais nas Américas; transfusão sanguínea e seus riscos; inquéritos epidemiológicos no Brasil e no México; cardiopatia experimental; cardiopatia chagásica humana, etc…
Escreveu, também, trabalhos diversos sobre entomologia, verminoses, plasmódios de aves, etc…
Soube dar vazão ao seu espírito investigador e, embora as condições de pesquisas fossem precárias, os resultados obtidos foram importantes para esclarecer dúvidas e estabelecer metas de combate à moléstia de Chagas.
Em 1952, iniciou investigações sobre a esquistossomose e a incidência desta e de outras helmintoses em Bambuí.
Realizou uma campanha de profilaxia da moléstia de Chagas no município de Bambuí, durante o ano de 1957.
Demonstra o seu lado empreendedor quando nos últimos quatro anos de vida: fundou Laboratório Cruz Dias, dedicando-se ao fabrico de vacinas de uso veterinário e homenageando Oswaldo Cruz, casado com sua tia Emília, e Ezequiel Dias, seu pai.
Faleceu em 1962, vítima de acidente de automóvel.
Como homenagem pelas pesquisas científicas desenvolvidas, o Centro de Estudos que chefiou, em Bambuí, passou a se denominar Posto Avançado de Pesquisas Emmanuel Dias, assim como uma das principais avenidas da cidade e um dos mais importantes anfiteatros do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
O presidente da Fiocruz, Dr. Paulo Buss, faz referência a Emmnanuel Dias como o seguidor de Carlos Chagas que mais contribuiu para o enfretamento da moléstia de Chagas nestes cem anos de sua descoberta.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 80

Emmanuel Dias

27/07/1908 02/04/1962

Humberto de Oliveira Ferreira

Posse: 10/05/1971 - 02/04/2002

João Carlos Pinto Dias

Posse: 20/10/2006 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 79
Próxima Cadeira Cadeira 81