Início Cadeira 47 Luiz Adelmo Lodi

Luiz Adelmo Lodi

Ocupa a , de 22/11/1970.

Luiz Adelmo era filho de Luiz Lodi e Anunciata Mora Lodi, italianos que vieram para o Brasil com seus pais, em meados do século XIX, respectivamente, para a cidade de Ouro Preto e Barbacena. Luiz Lodi (meu avô) nasceu na cidade de Crevalcore – Província Emília Romana; Anunciata Mora Lodi (minha avó) nasceu na cidade de Guastala – também na Província Emília Romana. Eles se conheceram em Barbacena-MG, onde se casaram em 1890.

Luiz Adelmo Lodi nasceu na antiga Vila Rica em 23 de março de 1894. A família mudou-se para Belo Horizonte em 1897, época da fundação da nova capital. O curso primário foi feito na escola particular D. Helena Penna. Na época não havia escola primária oficial. O curso de Humanidades foi cursado no Ginásio Mineiro, nessa Capital.

Em março de 1912 matriculou-se na 1ª série dessa Faculdade, sendo, pouco tempo depois, nomeado amanuense (antiga denominação de escriturário) pelo então diretor, Professor Cícero Ferreira, que o aproximou do Professor Borges da Costa, sendo por este nomeado monitor de Anatomia Descritiva. Poucos anos depois foi monitor de Anatomia Médico Cirúrgica, cadeira chefiada pelo Professor Octaviano de Almeida. Octaviano era um notável cirurgião, dotado de excelente cultura geral e grande cultura médica e um coração magnânimo. Um episódio pitoresco ocorria por ocasião dos exames prático-orais de sua cadeira. Quando percebia que um aluno estava em dificuldade no exame final, dirigia-se a meu pai, que era monitor, e dizia “- Lodi, fulano de tal está necessitando de sua colaboração”. Não gostava de reprovar.

No 6º ano foi interno de Clínica Cirúrgica, de novo sob a orientação do Professor Borges da Costa.

Texto: Paulo Adelmo Lodi

Ver mais detalhes desta biografia no link abaixo (Discurso de Posse).

Curriculum Lattes

Link para Curriculum Lattes

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 47

Eduardo Borges da Costa

05/02/1880 06/09/1950

Luiz Adelmo Lodi

Posse: 22/11/1970 - atualmente

Paulo Adelmo Lodi

Posse: 12/09/1979 - atualmente

Geraldo José de Souza Lima

Posse: 14/12/2017 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 46
Próxima Cadeira Cadeira 48