Início Cadeira 44 Severino de Almeida Magalhães

Severino de Almeida Magalhães

É o patrono da .

No dia 24 de maio de 1926, na cidade de Belo Horizonte, nasceu Severino Vasconcelos de Almeida Magalhães. Era filho de Pedro de Alcântara Almeida Mgalhães, engenheiros de estradas de ferro, que viera do Rio de Janeiro para trabalhar em Minas Gerais, e de Maria da Anunciação Vasconcelos Magalhães (Dona Mariquinha), natural de Ouro Preto, filha do advogado e historiador mineiro Diogo Luiz Pereira de Vasconcelos, este homenageado com o nome original da praça “Savassi”, anteriormente praça “Diogo Vasconcelos”.
Severino realizou seu curso primário no Grupo Escolar “Afonso Pena” e o Ginasial no Ginásio Mineiro, hoje Colégio Estadual “Milton Campos”, ambos em Belo Horizonte.
Possuía uma inteligência acima da média, o que lhe permitiu prestar o vestibular com sucesso e matricular-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais em 1944, antes de completar 18 anos de idade.
Começou a trabalhar no Centro de Saúde “Carlos Chagas” quando acadêmico, emprego mantido como médico, após sua formatura em 1949.
Diplomado, iniciou a carreira do magistério como professor da disciplina de Microbiologia, na Faculdade de Odontologia e Farmácia da mesma Universidade.
Transferiu-se em seguida para a Faculdade de Medicina, indo trabalhar na Cadeira de Microbiologia, cujo catedrático era o professor Roberto de Almeida Cunha. Como lente, era dinâmico e inovador, buscava sempre atualização.
Coordenou um Projeto decorrente de convênio entre a Faculdade de Medicina e a Prefeitura de Belo Horizonte, para realizar pesquisas sobre a flora bacteriana de fezes de crianças portadoras de gastroenterite, internadas no Hospital Municipal. As coproculturas eram realizadas no Laboratório da Cadeira de Microbiologia.
Viajava com freqüência, para fazer cursos nos outros centros de ensino médico.
Em São Paulo, onde esteve várias vezes, realizou cursos de aperfeiçoamento com o Professor Carlos da silva Lacaz, na faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
No Rio de Janeiro, fez curso de atualização com o Professor Paulo de Goés na Faculdade Naciona de Medicina.
Brilhante profissional, tinha uma carreira promissora, mas faleceu prematuramente em 1958.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 44

Severino de Almeida Magalhães

24/05/1926 01/03/1958

José Noronha Peres

Posse: 22/11/1970 - 02/04/2002

Luiz Armando Cunha De Marco

Posse: 05/05/2003 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 43
Próxima Cadeira Cadeira 45