Início Cadeira 34 Pedro Raso

Pedro Raso

Ocupa a , de 27/10/1989.

Pedro Raso
1. Dados Pessoais
Nascido a 29 de Maio de 1930, na cidade de Barbacena, Minas Gerais, filho de Affonso Raso e Izabel Tafuri Raso. Casado com Ana Lúcia Moraes Raso com quem teve quatro filhos: Maria Flávia, Eduardo Otávio, Cláudia e Luciana, 11 netos e três bisnetos.
2. Vida Escolar
2.1 Curso primário feito no Grupo Escolar Pedro ll, em Belo Horizonte, MG, no período de 1938-1941.
2.2 Curso Ginasial realizado no Colégio Marconi,em Belo Horizonte, no período de 1942-1945.
2.3 Curso Científico efetuado no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, no período de 1946-1949.
2.4 Aprovado no concurso de habilitação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1949.
2.5 Colou grau em 8 de Dezembro de 1954, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
3. Atividades Acadêmicas
Foi Auxiliar no Laboratório de Pesquisas Clínicas na disciplina de Doenças tropicais e do Laboratório São Carlos e interno das disciplinas de Doenças tropicais e Infectuosas (Prof.Oscar Versiani Caldeira), Terapêutica Clínica (Prof. Joaquim Romeu Cançado), da 1ª Clínica Médica (Prof. Caio Benjamim Dias), da 3ª Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia (Dr.Eutálio Pimenta Soares), da 2ª Clínica Obstétrica da Santa Casa de Misericórdia, com plantão semanal (Prof. Argeu Murta) Suplente e depois Interno Residente da Santa Casa , lugar obtido por maior número de horas de plantão como suplente de interno (1953-1954). Monitor da Disciplina de Anatomia Patológica -1953-1954- (Prof.Luigi Bogliolo), Bolsista do CNPq como Auxiliar do Prof.Edmundo Chapadeiro nas pesquisas sobre “Hipertensão arterial em animais de Laboratório” (1954) e bolsista do CNPq, 1956, quando fez o trabalho sobre “As lesões vasculares intra-hepáticas na forma hepatesplênica da esquistossomose mansoni”.
Como estudante visamos um conhecimento geral das matérias do currículo médico, sobretudo da clínica, pois nossa condição econômica exigia um início imediato das atividades profissionais assim que terminássemos o curso de graduação. Por essa razão, e admitindo, desde o inicio, praticar a medicina no interior, procuramos formar a base para o desempenho, sobretudo da clínica geral de adultos e de crianças, da ginecologia e da obstetrícia, da traumatologia e da pequena cirurgia. Os estágios nos Laboratórios de Patologia Clínica onde aprendemos a fazer os exames mais simples de sangue, urina, fezes e líquidos, serviriam para nos auxiliar nos futuros diagnósticos. Paralelamente, acompanhamos e auxiliamos o Dr. Washington Luiz Tafuri nas necropsias dos domingos, dias santos e feriados. Mais tarde (1952-1953), como monitor e bolsista do CNPq, iniciaríamos as primeiras atividades de pesquisas dentro do Laboratório de Anatomia Patológica
A formação eminentemente clínica durante o curso de medicina e no primeiro ano depois de formado nos foi extremamente útil em três atividades do magistério: nas aulas práticas, nas sessões anátomo-clínicas e nas pesquisas.

A GUINADA
A guinada de cento e oitenta graus ocorreu quando vestia a beca para receber o diploma de médico, em 8 de Dezembro de 1954. Um convite inesperado do Professor Di Dio para dirigir a Cadeira de Anatomia Humana na Escola de Medicina de Juiz de Fora nos levou a pedir conselho ao Prof. Luigi Bogliolo, com quem trabalhamos como monitor. Entre os conselhos o convite para ser assistente de Anatomia Patológica. A partir desse momento, o conflito: seguir fazendo a Clínica na Cadeira de Terapêutica Clínica do Prof. Cançado, como voluntário ou aceitar o convite do Prof.Bogliolo. Entre os dois, os dois, pelo menos por um ano, foram à decisão. Com o Prof. Bogliolo um acordo: permanecer no Departamento de Anatomia Patológica por quatro meses e no fim desse tempo, a decisão final.
A CARREIRA UNIVERSITÁRIA
A carreira universitária e a formação de patologista tiveram inicio, portanto, em 2 de Janeiro de 1955, sob a orientação segura e amiga do Prof. Luigi Bogliolo, a quem externamos a nossa eterna gratidão.
A partir de 1955, praticamente todo o tempo em dedicação exclusiva, sem interrupções, nos dedicamos ao ensino, à pesquisa e aos trabalhos sociais de rotina. Em todas as atividades exercidas com zelo, desde o início procuramos nos impor certos princípios dos quais nunca nos afastamos, ou seja, exercer a profissão com dignidade, visando sempre próximo e não a nós mesmos.
Escolhido o caminho as nossas metas principais teriam forçosamente de ser o ensino e a pesquisa.
Nesses 63 anos de carreira nos dedicamos ao Ensino da Patologia Geral e da Anatomia Patológica em nível de graduação e pós-graduação, procurando sempre que possível, uma razoável atualização através da leitura de livros de texto, de revistas especializadas e de trabalhos publicados na internet. Aos 87 anos de vida enviamos para publicação dois trabalhos recentemente concluídos.
VIDA ACADÊMICA
Desde que se formou dedicou-se principalmente ao ensino da Patologia Geral e Anatomia Patológica. Iniciou a carreira do magistério na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1º de Abril de 1955, como Auxiliar de Ensino. Ocupou o cargo de Professor Assistente de 1º de Janeiro de 1957 a 31 de Dezembro de 1965 e o de Professor adjunto, por concurso de provas e de títulos (Concurso de Livre docência em 15 de Outubro de 1964) até 1981. Professor titular de Patologia Geral da Faculdade de Farmácia de Ouro Preto (contratado de 1971 a 1978) e por concurso de provas e títulos (de 1978 a 1995).
Professor titular por concurso de títulos e defesa de memorial de Anatomia Patológica da UFMG, em 1981.
Pós graduação no Serviço do Professor Luís Carlos Uchoa Junqueira, durante um ano (1957), na Universidade Federal de São Paulo (USP).
Vários Cursos de Aperfeiçoamento na área de Patologia de curta e longa duração .
ATIVIDADES DIDÁTICAS
Professor de graduação de: Patologia geral na Escola de Farmácia e Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (1970-1995) e da Faculdade de Medicina de Barbacena; Embriologia, Histologia e Citologia ma Faculdade de Medicina de Barbacena; Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (1955-1984), Barbacena, Montes Claros, Itajubá, Pelotas
Coordenador dos cursos de graduação de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da UFMG (de 1948 a 1979)e da pós- graduação, de Patologia Geral e Anatomia Patológica, em nível de mestrado e doutorado.
Professor do curso de Patologia geral e especial , nos cursos de pós-graduação em Doenças Tropicais, Microbiologia e Parasitologia.
Coordenador dos Cursos de Patologia Geral e Anatomia Patológica da UFMG, da UFOP, da Faculdade de Medicina de Barbacena, Montes Claros e Pelotas.
Coordenador e professor da Residência Médica em Anatomia Patológica.
Chefe de departamento de Anatomia Patológica da UFMG.
Participação em numerosas sessões anatomo-clínicas.
TRABALHOS PUBLICADOS
Pesquisador 1-A do CNPq.
Publicamos mais de 120 trabalhos em revistas no Brasil e no exterior, alguns deles premiados:
Prêmio Cinquentenário Rhodia de Medicina (1969); Prêmio Squibb de Incentivo à Ciência (1970); Prêmio Gerahard Domagk (1971). A maioria apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Foram desenvolvidas três linhas fundamentais de pesquisa humana e experimental: Esquistossomose, Doença de Chagas e Leishmaniose Cutânea mucosa e Visceral.
CAPÍTULOS DE LIVROS
Participou de vários capítulos de livros ligados à Anatomia Patológica.
TESES DEFENDIDAS E CONCURSOS PÚBLICOS DE DOCÊNCIA E PROFESSOR TITULAR
Teses defendidas: 1- de Doutoramento (1960), na Universidade Federal de Minas Grais, obtendo média 10 com distinção; 2- de Livre- Docência na Cadeira de Anatomia Patológica da UFMG, sendo aprovado no concurso de provas e títulos, com média 9,96; 3- Professor Titular da disciplina de Patologia Geral do Departamento de Ciências Biológicas da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, tendo sido aprovado nas provas e nos títulos, com média 10; 4- Professor Titular da disciplina de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da UFMG. Aprovado nas provas de título, didática e defesa de Memorial, com média 10.
Colaborou em várias teses de mestrado, doutorado, livre- docência e professor titular.
Participou da formação profissional, didática e científica de jovens (monitores, bolsistas, residentes, docentes e pós-graduandos) do Departamento de Anatomia Patológica, de outros Departamentos da UFMG e de várias Universidades do Brasil. Orientou teses de mestrado, de doutorado e de Professor Titular.
Foi membro examinador em numerosas bancas em nível de mestrado, doutorado e professor titular.
Participou de vários Congressos no Brasil e no exterior, com apresentação de trabalhos e como conferencista.
Participou de mesas redondas, painéis e seminários.
Membro de órgãos universitários: Conselho de Pesquisas da UFMG (1970 a 1976), colegiado do Curso de Medicina da UFMG (1973 a 1978), do Conselho de Coordenação de Ensino e Pesquisa da UFMG (1974), do Colegiado do Curso de Pós Graduação de Patologia da UFMG (desde 1973), membro da Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG (desde 1977), do Conselho Departamental e Técnico Científico da UFMG e do Hospital das Clínicas (1971).
Membro de comissões para elaboração do Regimento Interno (1978) e do Planejamento e Redistribuição dos Setores da Faculdade de Medicina.
Cargos ocupados: Vice-chefe do Departamento de Anatomia Patológica (1975-77) e Chefe do Departamento (1977-1981), Presidente do Departamento de Anatomia Patológica e Citologia da Associação Médica de Minas Gerais (1978-79), Presidente do Conselho Técnico-Científico do Hospital das Clínicas da UFMG (1979-81), Vice-Presidente da Regional de Minas Gerais da Sociedade de Medicina Tropical (1979), Chefe do Departamento de Ciências Morfológicas da Faculdade de Medicina de Barbacena (1971-1976).
Foi homenageado várias vezes (homenagens simples e especiais) pelos formandos da Faculdade de Medicina da UFMG, da Escola de Farmácia e de Nutrição da UFOP, da Faculdade de Medicina de Montes Claros e de Barbacena.
Foi agraciado com cerca de 20 medalhas.
Idealizador e fundador do Clube do Osso (1977 e 1978).
Chefe do Setor de Vestibulares da UFMG por vários anos consecutivos e membro de Comissão do MEC de fiscalização de Escolas Médicas.
Como homenagem maior foi agraciado com os Títulos de Personagem Médica na Associação Médica de Minas Gerais (Atividade Docente, 2003.), Membro Efetivo (cadeira 34) e Membro Emérito da Academia Mineira de Medicina e Professor Emérito das Faculdades de Medicina da UFMG e de Barbacena-MG.
Como Anatomopatologista exerceu função social nos Laboratórios da Faculdade de Medicina e do Instituto do Radium, sem remuneração e no Laboratório Tafuri de Patologia após aposentadoria na Faculdade de Medicina. Realizou grande número de necropsias de pacientes provindos do Hospital das Clínicas e no Serviço de Verificação de óbitos do Estado de Minas Gerais na década de 60.
Foi médico do setor de natação América F.C. (1955).
Membro de Sociedades Científicas.
Repito, aqui, o meu pensamento, emitido no meu memorial apresentado à Faculdade de Medicina da UFMG para o Concurso de Professor Titular da disciplina de Anatomia Patológica (1981): “Ao homem deveria ser negado o direito de falar sobre si mesmo. Entretanto, as regras do jogo o obrigam a contar, como se uma vitória fora aquilo que fez durante uma determinada etapa da vida. Por isso a humildade que moldou o seu caráter é trocada pela exaltação aos seus próprios feitos. Tornou-se professor quando vestia a beca para receber o diploma de médico; entre três convites optou pela Anatomia Patológica. Ao passar dos anos faz tristeza pensar que fez o que pôde, mas o que fez foi muito pouco. Porém alegra-lhe pensar que foi capaz de dar muito mais do que recebeu.
Este resumo atesta o que diz. “Foi feito por obrigação para atender às exigências dos homens ao homem que deseja atingir o cume da carreira Universitária” (Pedro Raso).

Ocupantes da Cadeira 34

José Carlos Ferreira Pires

27/09/1854 29/05/1912

Javert Barros

Posse: 22/11/1970 - 12/06/1991

Pedro Raso

Posse: 27/10/1989 - atualmente

Alfredo José A. Barbosa

Posse: 01/03/2009 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 33
Próxima Cadeira Cadeira 35