Início Cadeira 31 Alcino Lázaro da Silva

Alcino Lázaro da Silva

Ocupa a , de 29/03/1996.

Nascido em 11 de fevereiro de 1936, em Guaranésia (MG).

Filho de João Biela da Silva e Gentil Gianerinni da Silva.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1959, obtendo Doutorado em cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1966 e pós-Doutorado pela mesma Universidade em 1975. Professor honoris causa da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia, de Vitória e da Universidade do Vale do Sapucaí.

Foi Diretor do Hospital de Oncologia, Cirurgião do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Diretor da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, Presidente da Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia, Diretor do Hospital Borges da Costa, Vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenador da Pós-graduação em Cirurgia. Chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Municipal de Contagem, além de ter sido um dos idealizadores do Serviço de Cirurgia Geral no Hospital Cristiano Machado.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e Digestiva, atuando principalmente nos seguintes temas: colecistectomia, colostomia perineal, amputação abdômino perineal, válvulas colônicas e câncer reto-anal. Desenvolveu técnicas de cirurgia que tiveram grande aceitação em todo o mundo, como a de correção de hérnia incisional.

Escreveu diversos livros, dois dos quais tornaram-se referência para estudantes e médicos: Tratado de Hérnia e Cirurgia de Urgência. Integrou o corpo editorial da Journal de Chirurgie.

Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, do Colégio Americano de Cirurgiões e titular da Sociedade Brasileira de Oncologia.

Recebeu, em 2006, o título de Professor Emérito da UFMG. A indicação foi feita pela Congregação da Faculdade de Medicina, unidade na qual exerceu suas atividades de docência.

Recebeu homenagem do Poder Legislativo do Estado de Minas Gerais como Médico e Professor que eleva o nome de Minas Gerais no plano nacional e internacional com a projeção de sua obra no campo da Ciência Médica.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Aspectos Técnicos e Humanísticos no Exercício da Cirurgia”.

Texto: Site da Academia Nacional de Medicina

Curriculum Lattes

Link para Curriculum Lattes

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 31

Patrono – Linneu Silva

04/04/1885 10/03/1954

Hilton Ribeiro da Rocha

Posse: - 01/03/1993

Alcino Lázaro da Silva

Posse: 29/03/1996 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 30
Próxima Cadeira Cadeira 32