Início Cadeira 86 Antônio Carlos de Oliveira Corrêa

Antônio Carlos de Oliveira Corrêa

Ocupou a , no período de 11/11/2016 até 15/11/2019.

Natural de São Paulo (SP), nasceu Antônio Carlos de Oliveira Corrêa em 1944. Filho de Dilermando Corrêa de Souza e Maria de Oliveira Corrêa, ambos de Dores do Indaiá, Minas Gerais.

Seus estudos do curso fundamental foram iniciados no Grupo Escolar Dr. Zacarias, de Dores do Indaiá, em 1951, e concluídos no Grupo Escolar Sandoval Azevedo, de Luz, em 1954. O segundo grau foi iniciado no Ginásio São Geraldo, de Divinópolis, posteriormente no Ginásio Dorense, em Dores do Indaiá, e
concluído no Colégio Estadual de Minas Gerais, Belo Horizonte, em 1963.

Graduou-se em medicina pela FMUFMG, em 1968.

Fez parte da segunda turma da Residência de Psiquiatria da FCMMG, no Hospital Galba Velloso, concluída em 1970. Foi membro da “turma do Galba”, grupo de médicos, estudantes e estagiários que, entre agosto de 1966 a janeiro de 1971, participou diariamente das atividades clínico-científicas-assistenciais no Hospital Galba Velloso, em Belo Horizonte, sob a direção de Jorge Paprocki. Neste período foi Diretor de Publicações e, posteriormente, Presidente do Centro de Estudos Galba Velloso entre 1969/1971. Foi organizador e editor do primeiro livro sobre psicofarmacologia no Brasil, lançado em junho de 1969, intitulado “Psicofármacos”. A obra foi dedicada a Jorge Paprocki, incentivador do projeto.

Editor da Revista do Centro de Estudos Galba Velloso entre 1969/1971, participou do lançamento de 4 números sucessivos da revista. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, desde 1969, tendo sido seu primeiro Tesoureiro Regional de M.G., entre 1969/1970.

Foi Secretário Geral do I Congresso Mineiro de Psiquiatria, realizado entre 27 a 30 de junho de 1970, e Araxá. Foi também Secretário Geral do II Congresso Mineiro de Psiquiatria, em setembro de 1971, em Caxambu.

Em 1971 integrou o Corpo Clínico do Instituto Raul Soares onde trabalhou até sua aposentadoria em 1997, nas segunda e quarta enfermarias.

Foi Preceptor da Residência de Psiquiatria da FEAP, depois FHEMIG, no Instituto Raul Soares, entre 1971 e 1976.

Dedicou-se ao estudo da obra de Ivan Petrovitch Pavlov, a partir de 1971, tendo publicado trabalhos científicos em revistas brasileiras e feito várias apresentações em instituições, faculdades, congressos e eventos científicos sobre a obra do cientista russo.

Publicou em 1975 o livro “Introdução à Psiquiatria Reflexológica”, onde contribuiu para divulgar a escola pavloviana em todo o País. Em novembro de 1981, em reconhecimento pelo seu esforço nesta divulgação foi recebido em Moscou, na então União Soviética, pelo prof. Konstantin Sudakov, Diretor do Instituto de Fisiologia Normal Piotr Kusmitch Anokhin, da Universidade de Moscou, para uma visita a instituições científicas na área da neurofisiologia e neurocibernética, assim como a hospitais psiquiátricos e aos laboratórios onde trabalhou Pavlov, em São Petersburgo, até sua morte em 1936. Na ocasião, recebeu a Medalha Ivan Mikhailovitch Sechenov e Diploma de Honra ao Mérito, por este trabalho.

A convite do prof. Paulo Saraiva, integrou o Corpo Docente da FCMMG onde lecionou na Cadeira de Psiquiatria, como Professor Assistente, entre 1971 e 1981.

Em 1988 estagiou no Hospital Esquirol, do Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Limoges, França, no serviço do prof. Jean-Marie Léger, psiquiatra e psicogeriatra, então Presidente da Sociedade Internacional de Psicogeriatria. Após este contato, dedicou parte de suas atividades científicas e profissionais ao estudo e ensino da psiquiatria geriátrica.

Foi um dos pioneiros na divulgação da psicogeriatria em Minas Gerais, a partir de 1989, através de cursos, palestras, participações em eventos e tradução de textos sobre o tema para profissionais da área de saúde.

Em 1993 traduziu o livro “Psicopatologia do Envelhecimento”, do francês, de autoria dos profs. Jean-Marie Léger, Jean-François Tessier e Mme. M. Mouty. Foi publicado pela Ed. Vozes, em 1994, edição logo esgotada.

Durante 15 anos, de 1989 a 2004, ministrou anualmente cursos de psicogeriatria, com duração de 60 horas, para profissionais da área de saúde, em sua clínica privada. Neste período, fez 10 traduções de partes e de capítulos de livros, apostilas e trabalhos de revistas médicas sobre temas de psicogeriatria, psicoterapia no envelhecimento e psicogerontologia, assim como adaptou dezenas de textos para divulgação entre os alunos de seus cursos.

Em 1994 participou da fundação do Núcleo Mineiro de Psicogeriatria, entidade de cunho científco-cultural, sem fns lucrativos, composta por profssionais da área de saúde, voltada para a divulgação de temas relacionados à psicogeriatria e psicogerontologia. Foi seu Presidente em 3 gestões, de 1994 a 2000. Foi o Editor do Jornal do Núcleo Mineiro de Psicogeriatria de 1997 a 2000.

Membro Titular do Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte, no período 1995-1997.

Em 1996, publicou dois livros: “Envelhecimento, Depressão e Doença de Alzheimer”, e “Auto-Avaliação em Psicogeriatria”, ambos pela Editora Health, de Belo Horizonte.

Em 1994/1995 concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gerontologia, pela Faculdade de Ciências Humanas, da FUMEC, com 360 horas/aula.

Em 2000/2001 concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu
em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Humanas, da FUMEC, com 420 horas/aula.

Em 1997, a convite do prof. Maurício Viotti Daker, incorporou-se ao Corpo Docente da Residência de Psiquiatria do HC-UFMG, como preceptor, orientando residentes do terceiro ano na disciplina de Psicogeriatria.
Aposentou-se em 2007.

Participou como membro fundador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia do Departamento de Clínica Médica da Fac. Medicina da UFMG, em 1997.

Em 1999, concluiu o I Curso de Formação em Terapia Cognitiva, ministrado por professores do The Beck Institute – Pensilvannia University, USA, patrocinado pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina daUniversidade de São Paulo.

Em 2010 publicou o compêndio “Memória, Aprendizagem e Esquecimento, a Memória Através das Neurociências Cognitivas”, pela Editora Atheneu do Rio de Janeiro, de 680 páginas, o primeiro grande livro sobre a memória analisada por diversas áreas distintas das neurociências, publicado no Brasil.

Apresentou 96 trabalhos em conferências, congressos, simpósios, seminários e cursos. Autor de 120 trabalhos publicados em revistas e periódicos médicos sobre temas diversos da psiquiatria, psicogeriatria, psicoterapia e gerontologia. Autor de 3 capítulos de livros. Participou de 50 congressos da especialidade.

Tem pesquisado sobre a história da psiquiatria mineira e é autor do livro “Breve História da Psiquiatria Mineira”, compêndio de 448 páginas, publicado pela Editora 3i, de Belo Horizonte, lançado em maio de 2018.

Desde 2009 dedica-se a pesquisas na área de história e genealogia. Escreveu dois livros que estão no prelo: “Em Busca da Nova Terra Prometida, de Jerusalém a Dores do Indaiá”, compêndio de 500 páginas, onde relata a história e estórias dos antepassados sefarditas do autor; “Heróis ou Bandidos? Quem Foram os Bandeirantes?”, opúsculo de 160 páginas, sobre linhagens de bandeirantes antepassados do autor.

Administra, desde 2017, site que conta com mais de 200 postagens sobre temas diversos de psiquiatria, psicogeriatria, terapia cognitiva, história da psiquiatria, neurociências e comportamento, visando a divulgação de suas aulas ministradas nos últimos 20 anos e informação úteis para o público leigo.

Administra os seguintes blogs, desde 2009:
1- “Centro de Atenção Cognitiva”, 140 postagens nas áreas de psiquiatria, psicogeriatria, terapia cognitiva, neurociências e comportamento, contendo informações úteis para o público leigo, palestras, conferências e aulas ministradas em cursos nos últimos 20 anos;
2- “Crônicas de Um Tempo Sem Memória”, contendo 119 crônicas sobre temas diversos como história, viagens, geografa, costumes, artes, literatura, cinema, filosofa e outros;
3- “Cinema Noir”, contendo 183 postagens sobre o que é o cinema noir, seus conceitos, sua história, sinopse sobre grande número de filmes, e o vínculo próximo entre a temática dos seus roteiros com a psiquiatria, estudando personagens portadores de transtornos caracterológicos importantes e outros transtornos mentais;
4- “Retratos de Família – Recordações Impagáveis”, contendo 37 postagens sobre a história dos antepassados do autor, histórico das famílias sefarditas da Península Ibérica que emigraram para o Brasil dando origem a diversas famílias atuais na região do Alto Rio São Francisco, em Minas Gerais, genealogia de famílias da cidade de Dores do Indaiá;
5- “Escritos Passados e Outros Rabiscos”, que reúne poesias do autor;
6- “Breve História da Música”, contendo 7 postagens sobre história da música erudita.

Em setembro de 2016, Antônio Carlos de Oliveira Corrêa foi eleito para a Cadeira de número 86 da Academia Mineira de Medicina, cujo Patrono é Washington Ferreira Pires e à qual tiveram assento Austregésilo Ribeiro de Mendonça e José Raimundo da Silva Lippi. Convidado por Jorge Paprocki, com o falecimento deste, seu padrinho na AMM foi o Acadêmico José Raimundo da Silva Lippi. Compõe a Diretoria da Gestão 2017/2019 como Diretor de Biblioteca e Museu.

Seus filhos são Maria Luiza Albuquerque Corrêa e Marcelo Albuquerque Corrêa.

Em 24 de março de 2018 tomou posse como Membro Titular Associado do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, na Cadeira de número 90, cujo patrono é o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, tendo por padrinho o Membro Associado Antônio Carlos de Albuquerque.

Desde 2017 é um dos administradores do site da Academia Mineira de Medicina.

Curriculum Lattes

Link para Curriculum Lattes

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 86

Washington Ferreira Pires

13/02/1892 23/11/1970

Austregésilo Ribeiro de Mendonça

Posse: 10/05/1971 - 02/04/1999

José Raimundo da Silva Lippi

Posse: 18/05/2007 - 04/04/2016

Antônio Carlos de Oliveira Corrêa

Posse: 11/11/2016 - 15/11/2019
Cadeira anterior Cadeira 85
Próxima Cadeira Cadeira 87