Início Cadeira 69 Alexandre Carvalho Drummond

Alexandre Carvalho Drummond

É o patrono da .

No dia 12 de setembro de 1876 nasceu em Itabira do Mato Grosso, na Província de Minas Gerais, Alexandre Carvalho Drumond, filho de João Batista Carvalho Drumond e de Olímpia de Andrade Guerra.
Fez o seu curso de humanidades do Colégio do Caraça, próximo a sua cidade natal, tendo se distinguido pelo brilho da Inteligência e pela vivacidade.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu o curso médico de modo a formasse em 26 de janeiro de 1903. Em 22 de janeiro de 1904 defende a tese “Do Vegetarismo Racional”, na qual disserta sobre as variedades de alimentos vegetais e animais, sua composição química e calorias, comparando suas ações sobre o organismo humano e apresentando conclusões que lhe valeram aprovação com distinção.
Retorna a sua Itabira e exerce a medicina com dedicação e sucesso tão marcantes, que lhe deram notoriedade na região. Nessa cidade, funda e dirige o Hospital Nossa Senhora das Dores, onde atendia os mais necessitados.
Prestigiado pela população, foi eleito membro do Conselho (cargo equivalente ao de vereador) e, depois, escolhido Presidente (cargo equivalente ao de Prefeito).
Preocupado com as necessidades da comunidade, desenvolve trabalhos relevantes, criando o abastecimento de água e dotando o município de energia elétrica, em 1915.
Transferiu-se para Belo Horizonte em 1916 e, após concurso na Escola Normal Modelo, hoje Instituto de Educação, conquista a Cátedra de Pedagogia e Higiene. Suas aulas recebiam comentários elogiosos dos alunos pela erudição e cultura, motivo de vários convites para ser paraninfo das suas turmas.
Em 24 de janeiro de 1919 foi convidado pela Direção da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte para reger interinamente a Cadeira de Patologia Geral.
Inaugurado o Instituto Neuro-Psiquiátrico (atual Raul Soares) em janeiro de 1924, é nomeado Diretor Geral da Assistência aos Alienados em Minas Gerais.
Integrou o Conselho Deliberativo do Estado e o Conselho Administrativo do Instituto do Radium. Em 1927, o Governo do Estado outorgou-lhe o título de Membro do Conselho Penitenciário do Estado, condição na qual participou dos planos de Construção da Penitenciária Agrícola de Neves.
Esteve presente na III Conferência Brasileira de Educação e integrou a Comissão encarregada da reforma do Ensino Primário em Minas Gerais.
Em todos esses cargos que ocupou distinguiu-se pelo tirocínio e pela capacidade administrativas e de liderança com visão ampla dos problemas e soluções.
Faleceu no dia 09 de fevereiro de 1929 aos 52 anos de idade.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 69

Alexandre Carvalho Drummond

12/09/1976 09/02/1929

Ary Ferreira

Posse: 10/05/1971 - atualmente

Arnaldo Antônio Elian

Posse: 03/05/1979 - 01/04/2003

Ataualpa Pereira dos Reis

Posse: 01/06/2010 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 68
Próxima Cadeira Cadeira 70