Vinte e cinco anos sem o Acadêmico Hilton Rocha

    OFTALMOLOGISTA E IMORTAL HILTON ROCHA SERÁ HOMENAGEADO NA
    ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS, DIA 24 DE AGOSTO
    TERCEIRO SUCESSOR DA CADEIRA Nº 21, O MÉDICO FALECEU HÁ 25 ANOS

    A Academia Mineira de Letras promove no dia 24 de agosto, às 19h30, o evento “Vinte e cinco anos sem o acadêmico Hilton Rocha”, uma sessão especial em homenagem ao renomado oftalmologista, que foi o terceiro ocupante da cadeira nº 21. Entre os oradores da sessão estarão a presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Maria Inês de Miranda Lima, o membro da Academia Mineira de Medicina, José Raimundo da Silva Lippi e o coordenador do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG, Luciano Amédée Peret Filho. A sessão contará com a presença de Astênio César Fernandes, membro da Academia Paraibana de Letras, que virá de João Pessoa para falar em nome dos ex-alunos do professor Hilton Rocha. Em nome da família falará o filho Ricardo Rocha.
    O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.
    Hilton Rocha nasceu em Cambuquira, no Sul de Minas, em 1911. Aos 10 anos, mudou-se para Belo Horizonte com a família, onde, em 1928, ingressou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (atual UFMG). Especializou-se em Oftalmologia, em 1942 e, com 31 anos, tornou-se professor catedrático da UFMG, quando atuou no Hospital São Geraldo. Em 1959, fundou e coordenou o curso de especialização em Oftalmologia e, em 1970, o doutorado na área, ambos no instituto filantrópico que viria a ter o seu nome, criado em 1979.
    Hilton Rocha foi, ainda, por duas vezes, presidente da AMMG e, por uma vez, da Associação Médica Brasileira, além de membro da Academia Nacional de Medicina e de diversas sociedades oftalmológicas nacionais e internacionais. Entrou para a Academia Mineira de Letras em 7 de outubro de 1971, tendo recebido diversos títulos, medalhas e homenagens. Escreveu a obra “Páginas Esparsas”, uma coletânea em três volumes, na qual transcreve alguns de seus discursos e narra a vida dos principais cegos da história. Faleceu em 23 de maio de 1993, sendo sucedido na AML pelo jurista Caio Mário da Silva Pereira.

    SERVIÇO:
    Homenagem “Vinte e cinco anos sem o acadêmico Hilton Rocha”
    Data: sexta, 24 de agosto
    Horário: 19h30
    Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, BH/MG).
    Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

    Instituto Unimed-BH
    Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.