Palestra: “A ergonomia na era do cérebro no trabalho e da inteligência artificial” – Acadêmico Hudson Couto

    A Academia Mineira de Medicina e a AMIMT – Associação Mineira de Medicina do Trabalho promoveram no dia 4 de dezembro, às 20,00 h., na Sala Lívio Renault, a palestra intitulada A ERGONOMIA NA ERA DO CÉREBRO NO TRABALHO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL proferida pelo Acadêmico Prof. Dr. Hudson de Araújo Couto, Vice-Presidente da AMIMT.

    A palestra despertou vivo interesse na grande platéia presente, seguindo-se a debate de alto nível científico.

    Resumo e Pontos de Interesse:

    A Ergonomia continua tendo como desafios as questões musculoesqueléticas que levam a afastamentos prolongados. Mas, nos tempos atuais, fala-se de empresas com tecnologias 4.0, nas quais uma série de recursos tecnológicos passaram a ser incorporados aos processos produtivos, questionando-se, neste momento, a supremacia do cérebro humano no caso de demandas intelectuais no trabalho. Métodos de IA (Inteligência Artificial) já são comuns em diversos tipos de organizações produtivas, desde empresas químicas até hospitais. Seriam esses métodos realmente superiores ao cérebro humano?

    O palestrante fará uma atualização das diversas demandas intelectuais no trabalho, comparando o cérebro humano com o computador em 10 áreas de atuação, falará sobre algumas tecnologias 4.0 e dará exemplos de IA e outras tecnologias 4.0 em processos produtivos atuais, comparando eficácia e alertando para o impacto sobre a saúde dos trabalhadores e dos gerentes de processos.