OS DIAS DOS MÉDICOS

    No Brasil, homenageiam-se os médicos em 18 de outubro, dia de São Lucas, famoso “médico de homens e de almas”. Mas, mundo afora, as datas variam muito:

    Em vários países da América Latina, dia do médico é 3 de dezembro, data de nascimento do médico cubano Juan Carlos Finlay, que descobriu, no fim do século XIX, que a febre amarela era propagada pelo mosquito Aedes aegypti

    Nos Estados Unidos, uma curiosidade cerca o fato: o Doctor’s Day é comemorado em 30 de março, data oficializada por lei federal em 1990, depois de amplo debate no congresso e promulgação pelo presidente George W. Bush. A data homenageia o Dr. Crawford Long, responsável pelo primeiro procedimento cirúrgico sob anestesia com éter, documentado em 1842. Long é o patrono da anestesiologia nos USA.

    Esse reconhecimento foi uma forma de reparo histórico, já que os louros da descoberta da anestesia foram dados a Thomas Green Morton, um dentista que participou da primeira demonstração pública do efeito anestésico do éter inalatório, em 16 de outubro de 1846, durante cirurgia para retirada de um tumor de pescoço, realizada no Massachusetts General Hospital, em Boston, pelo notório cirurgião John Warren. Esta cena foi imortalizada pelo pintor Robert Hinckley.

    O 16 de outubro é celebrado como o “dia mundial do anestesiologista” e Green Morton continua sendo o patrono da anestesiologia brasileira. Por aqui, a primeira anestesia geral utilizando éter foi praticada no Hospital Militar do Rio de Janeiro pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo, em 25 de maio de 1847, conforme informa Lycurgo Santos Filho, em sua História Geral da Medicina Brasileira.