Jubileu de ouro dos médicos da Faculdade de Medicina da UFMG de 1968

    Formandos de medicina de 1968

    Ocorreu no dia 12 de setembro de 2018 no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG a solenidade que celebrou o Jubileu de Ouro da turma de médicos graduados em 1968. São 50 anos de muitas lutas, sacrifícios e dedicação à profissão médica que caracterizaram esta turma. Os jubilandos foram saudados pelo Diretor da Faculdade de Medicina, prof. Humberto Alves, e pela Vice-Diretora, profa. Alamanda Kfoury.

    O paraninfo da turma, professor e acadêmico Alcino Lázaro da Silva, participou da cerimônia como convidado especial e pronunciou belo e emotivo discurso de saudação aos “jovens” jubilandos. Assim se pronunciou o prof. Alcino: “Vocês e eu constituímos uma família numerosa. Após 50 anos de caminhada e aprendizagem eu afirmo sem medo de errar que é mais fácil dar aos nossos pacientes e alunos o ‘mel’ do que o ‘leite’. O leite dá-se um jeito. Já o mel é troca, ajuda, aceitação das diferenças. É caminhar junto, se por ao lado, fazer-se próximo”.

    Discursou em nome da turma de 1968 o médico Cézar Augusto de Barros Vieira. Após fazer a chamada para lembrar os colegas que faleceram (33 no total de uma turma de 166 alunos), relembrou os momentos e as pessoas que marcaram a trajetória da turma, além de todas as mudanças pela qual a Faculdade, o complexo do Hospital das Clínicas e todo o campus Saúde passou no decorrer das suas trajetórias.

    A Academia Mineira de Medicina conta com três representantes nesta turma: os acadêmicos Antônio Carlos de Oliveira Corrêa, Cláudio Azevedo Salles e Emílio Bicalho Epiphânio, além do ex-acadêmico Manuel Maurício Gonçalves.

    Acadêmico Antônio Carlos de Oliveira Corrêa

    Acdêmico Claudio de Azevedo Salles

    Acadêmico Emílio Bicalho Epiphânio

    Ex-acadêmico Manuel Maurício Gonçalves