CINQUENTENÁRIA E VIBRANTE

    Por Guilherme Santiago

    A noite de sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020, teve lua cheia e som de violinos para celebrar os cinquenta anos da Academia Mineira de Medicina.

    Reunidos no belo Teatro Feluma e comandados no palco pelo atual presidente, Dr. Walter Pereira, pelo próximo presidente, Dr. Emerson Fidelis, e pelo orador oficial, Dr. Geraldo Magela, confrades, convidados e homenageados se juntaram aos mais de trezentos que participaram da cerimônia à distância, recolhidos em suas casas.

    Foi o ápice de um longo e valoroso trabalho executado pela “Comissão do Cinquentenário”, comandada pelo Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz. Além de história e muitas homenagens, aos que aqui estão e aos que já se foram, foi oficialmente lançado o “Atlas dos Cinquenta Anos da AMM”, fruto de memorialismo primoroso.

    O evento culminou este ano tão desafiador, em que 31 reuniões foram realizadas para edificar um amplo debate sobre as muitas faces da pandemia, as incertezas e os dilemas éticos da medicina e da ciência. A Academia reforçou seu propósito essencial de ser um núcleo para a comunhão de saberes distintos e demonstrou que, mais do que idade, exala vitalidade!