Cerimônia do 53º Aniversário da Academia Mineira de Medicina

    Em 17 de novembro de 2023, numa cerimônia elegante e muito prestigiada, comemorou-se o 53º Aniversário da Academia Mineira de Medicina no Teatro Oromar Moreira, na sede da Associação Médica de Minas Gerais.

    Contando com mais de 40 Acadêmicos e um total de 250 convidados, a Sessão Solene iniciou com o descerramento da fotografia oficial do último presidente da AMM, Acadêmico Emerson Fidelis Campos. Integraram a mesa de cerimônia o Presidente da AMM Acadêmico José Carlos Serufo, o Presidente da AMMG Dr. Fábio Augusto de Castro Guerra, o Presidente do CRMMG Dr. Ricardo Hernane Lacerda, o Vice-Presidente do SINMEDMG Dr. Mauricio Meireles Góes, a Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG Dra. Alamanda Kfoury Pereira, o Presidente da FELUMA Dr. Wagner Eduardo Ferreira, o Diretor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Dr. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, a Secretária Geral da AMM, Acadêmica Claudia Fonseca Pereira e o Orador Oficial da AMM Acadêmico Geraldo Magela Gomes da Cruz.

    Estatutariamente, o Aniversário da AMM é uma das festividades mais importantes do ano Acadêmico, quando são distribuídas láureas a expoentes da Medicina, que marcaram e marcam a Sociedade pela sua dignidade, ética e proficiência.

    O cerimonial foi elaborado com muito esmero, com apresentação de fotografias e o histórico de cada homenageado, cuidadosamente criado pelo Orador Oficial Geraldo Magela Gomes da Cruz, e passando a fazer parte do Patrimônio Imaterial da Academia.

    Este ano foram 12 homenageados:

    – Palmas Acadêmicas: Acadêmicos Domingos André Fernandes Drumond e Roberto Eustáquio Santos Guimarães

    – Mérito Médico da Capital: Drs. Celso Mirra de Paula e Silva, José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho e Júnia Guimarães Mourão Cioffi

    – Mérito Médico do Interior: Drs. Alair Benedito de Almeida (Uberlândia) e Jailson Tótola (Ipatinga)

    – Mérito Médico in memorian da Capital: Drs. Carlo Américo Fattini e José Haddad Antônio

    – Mérito Médico in memorian do Interior: Dr. Celso Cordeiro (Ipatinga)

    – Placa de Homenagem: Acadêmico Sérgio Danilo Junho Pena e Dra. Gloria Helena Braga

    Após a saudação final do Orador Oficial, o Presidente José Carlos Serufo fechou a solenidade com um discurso que mesclou resgate da história, questões atuais sobre Política de Saúde e exercício da cidadania, com toque de seu veio literário.

    Parabéns a todos os organizadores do evento.

    Claudia Fonseca Pereira

    Secretária Geral