Centenário do Acadêmico José Aristeu de Andrade

    No dia 03 de novembro próximo passado, a Academia Mineira de Medicina se transferiu para Diamantina para celebrar os 100 anos do seu decano, Dr. José Aristeu de Andrade.

    As festividades se iniciaram já no dia 03, com um jantar de recepção para os acadêmicos visitantes, com comida mineira especial, com a participação ativa do nosso homenageado, acompanhado de seus familiares e ainda sob os sons do grupo seresteiro “Peixe Vivo” que nos brindou com músicas diamantinenses e do folclore mineiro e nacional.

    No dia 04, sábado, realizou-se a sessão solene que se revestiu com um glamour especial, diante de um teatro totalmente lotado, com momentos de forte emoção, quando foram apresentadas pelo orador, Dr. Paulo Célio de Almeida Hugo, as Sras, Leda Neves de Oliveira Pinto, 97 anos, a primeira parturiente do Dr. José, acompanhada de sua filha, Maria Beatriz de Oliveira Pinto, portanto, a sua primeira bebê, hoje com 73 anos. Residentes em Belo Horizonte, fizeram questão de aceitar o convite e vieram a Diamantina para participar desse momento inesquecível.

    Além delas, também foi citado o neo acadêmico, Dr. Fernando Marcos dos Reis, diamantinense, que em breve tomará posse na Academia, e mais um que nasceu sob os cuidados do Dr. José.

    Compuseram a mesa:  Acadêmico Dr. Manoel Otávio da Costa Rocha, Diretor Científico, representando o Presidente José Carlos Serufo; Ednalma Letícya Santiago Vial Ribeiro, Secretária de Governo da Prefeitura Municipal de Diamantina; Dra. Ivana Raimunda Menezes Melo, representando o CRMMG, Acadêmica Dra. Sinara Mônica Oliveira Leite, representando a AMMG; Rita de Cássia Rodrigues Guedes, gerente regional de venda e atendimento da região do Vale do Jequitinhonha dos Correios e Telégrafos; Dra. Heloísa de Andrade Veloso, filha do homenageado, Acadêmica Dra. Cláudia Fonseca Pereira, Secretária da AMM e Acadêmico Dr. Paulo Célio de Almeida Hugo, presidente da Comissão Organizadora do Centenário.

    Um outro momento especial foi a obliteração dos selos com esfinge do Dr. José, em sua beca da Academia e em uma outra foto vestido com a beca de sua formatura, em 1949. Dr. Luciano Peret lhe entregou uma cópia do seu convite de formatura e os acadêmicos Dr. Walter Caixeta e Dra. Sonia Souza, além do Dr. Paulo Célio lhe entregaram uma placa comemorativa da ocasião.

    A cerimônia foi presidida pelo diretor científico, Dr. Manoel Otávio da Costa Rocha.

    No domingo, dia 05, houve uma belíssima apresentação da orquestra Sinfônica Jovem que emocionou a todos os presentes.

    Paulo Célio de Almeida Hugo