Cultura em Foco – Segundo Encontro: Envelhecimento

    13/06/2019

    CÁTEDRA LUCASIANA

    DISCIPLINA EXTRACURRICULAR

    Conteúdo ementário: cultura a partir da ciência, arte, filosofia, literatura e de pensadores. Quatro encontros anuais em forma de conferências, palestras, simpósios, mesas-redondas e minicursos.

    Coordenação: Prof. Dr. Geraldo Magela G. da Cruz

    SEGUNDO ENCONTRO: ENVELHECIMENTO

    Data: 13 de junho de 2019
    Horário: 19 horas
    Local: Auditório Feluma
    Av. Afonso Pena, 1964 – Pilotis – Funcionários – BH/MG

    Programação
    19h00 Abertura do evento
    19h10 Homenagem da FELUMA ao Prof. Eustáquio Afonso Araújo
    19h30 Painel
    19h30: “Abordagem biopsicossocial do envelhecimento”: Prof. Dr. Geraldo Magela G. da Cruz
    20h: “Avaliação do paciente idoso”: Prof. Dr. Ulisses Gabriel Vasconcelos Cunha
    20h30 – “Promoção da saúde Do idoso”: Prof. Dr. Carlos André Freitas dos Santos
    21h – Comentarista: Débora Pereira Thomaz
    21h30 Encerramento e coquetel

    HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DA FACULDADE, MEDIANTE A ASSINATURA DE LISTA DE PRESENÇA.

    Clique aqui para fazer sua inscrição

    Na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, o auditório da Feluma, Fundação Educacional Lucas Machado, abre as portas para discutir o tema Envelhecimento. Um assunto que precisa ser conhecido e discutido num país como o Brasil, que tem mais de 30 milhões de idosos e tendência de crescimento na faixa etária a partir dos 60 anos.
    Esta realidade, que vai mexer com a pirâmide da idade da sociedade brasileira, exige que o país esteja preparado para receber seu idoso, assim como o idoso tem que estar preparado para conviver em uma comunidade de pessoas com faixas etárias diferente.
    Questões como estas motivaram a escolha do tema deste segundo encontro da Cátedra Lucasiana da Feluma e da Faculdade Ciências Médicas, em 2019, coordenado pelo catedrático professor doutor Geraldo Magela Gome da Cruz. O professor vai tratar do assunto durante o evento e colocar em pauta a pergunta “como encarar o envelhecimento”?, que segundo ele, pra ser respondida tem que se levar em conta os 3 registros do ser humano: o biológico, o psíquico e o social.
    Num breve resumo o professor explica que o biológico é o próprio envelhecimento do corpo, que vai mexer com o indivíduo, dentro dele, e na vida em sociedade. No registro psíquico do idoso é preciso ver de que forma as mudanças do corpo vão impactar na própria aceitação do envelhecimento, agora no registro social 3 pontos precisam ser questionados: Como é que eu me vejo velho? Como eu, velho, vejo a sociedade em que eu vivo? E o último, como é que a sociedade me vê como velho?
    Além do professor Magela, que trata deste tema na palestra “Abordagem biopsicossocial do envelhecimento”, também participam como palestrantes o Prof. Dr. Ulisses Gabriel Vasconcelos Cunha, com a palestra “Avaliação do paciente idoso”, o professor Dr. Carlos André Freitas dos Santos, de São Paulo e egresso da Faculdade Ciências Médicas que vai tratar do tema “Promoção da saúde do idoso” e Dra. Débora Pereira Thomaz que participar como comentarista.
    A Cátedra Lucasiana da Feluma e da Faculdade Ciências Médicas foi criada com a intenção de repetir a proposta da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com uma disciplina supra, mas em vez da matemática com foco na cultura. Uma cadeira composta por conferências, mesas redondas e discussões que promova e dissemina a cultura na comunidade em geral. Em quase dois anos já foram trabalhados temas como: Ética moral e Caráter, Morte, Suicídio, Sequelas e Conheça a instituição onde você trabalha, ensina e aprende”.
    Outras informações sobre a segunda edição da Cátedra com o tema Envelhecimento e sugestões de fontes para entrevistas estamos à disposição.
    A Cátedra é aberta ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no site: www.cmmg.org.br.