Início Cadeira 4 Ronaldo Miranda Corrêa

Ronaldo Miranda Corrêa

Ocupa a , de 02/03/2018.

“A alegria plena não vem quando conquistamos e sim quando compartilhamos”.
Assim Dr. Ronaldo Miranda Corrêa iniciou seu discurso de posse na Academia Mineira de Medicina assumindo a cadeira de nº 4. Esta honraria se deu em 02 de março em 2018 consolidando uma trajetória de interesse, dedicação e paixão pela medicina e pela vida,
Nascido em Campo Belo em 18 de junho de 1936, teve uma infância simples. Criança quieta, tranquila encontrava no desenho em bico de pena seu mundo virtual. Chegou a ganhar o primeiro lugar em dois concursos promovidos pela seção Gurilândia do Jornal Estado de Minas voltada ao público infanto-juvenil.
A certeza de que a medicina seria seu projeto de vida surgiu quando ajudava seu pai farmacêutico, Darciro Corrêa. Aquele universo da farmácia o fascinava e despertou a vontade de ir além: queria descobrir a origem do sofrimento daqueles que os procuravam querendo cura nos remédios, na maioria manipulados.
Em face das dificuldades financeiras e de uma vida de muita humildade, sua mãe Astrogilda Miranda Corrêa, foi o esteio nesta hora difícil e sua determinação em formar os quatro filhos fez com que se unissem na intenção de realizar este sonho amparando uns aos outros.
Assim, após a primogênita Cely, foi com a ajuda de sua segunda irmã Nely que pode cursar o 1º e 2º anos científico em regime de internato, no conceituado colégio americano, Instituto Gammon de Lavras, cujos métodos inovadores foram responsáveis pelo diferencial na sua formação como acadêmico e como homem. Do mesmo modo, devido a morte prematura de seus pais, Dr. Ronaldo ajudou seu irmão, Dr. Arnaldo Corrêa a se formar em medicina na UFMG após ter iniciado os estudos em Portugal.
Em 1954, foi para Belo Horizonte para cursar o 3º ano do curso Científico no Colégio Arnaldo e, concomitantemente, frequentou o Curso Preparatório para Vestibular de Medicina dos Professores José Guerra Pinto Coelho e Elias Murad. No fim do mesmo ano, prestou vestibular para cursar Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, sendo aprovado em 2º lugar, aos 18 anos.
Em 1955 ingressou na Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais graduando-se em 1960.
A gastroenterologia tornou-se sua opção profissional em 1959, quando estagiou com o renomado Professor Nereu de Almeida Júnior, que lhe despertou grande fascínio por essa especialidade.

Seu profundo interesse e dedicação exclusiva valheram-lhe a indicação do próprio Dr. Nereu para estagiar no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, com os Professores José Fernandes Pontes e Agostinho Betarello, onde concluiu suas especializações no melhor serviço do Brasil em Gastroenterologia e Endoscopia daquela época. Ao regressar em 1962, junto com os Doutores Nereu de Almeida Júnior, Célio Nogueira, Luís de Paula Castro, Jerônimo Martins de Andrade, Francisco Alves dos Reis, Ibrahim Heneine, Evaldo Furtado e Francisco Cordeiro fundou o primeiro serviço particular de gastroenterologia: O Instituto de Gastroenterologia de Minas Gerais.

Foi Professor da Cadeira de Gastroenterologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, lecionando aulas teóricas e práticas no Hospital Felício Rocho quando pode repassar aos acadêmicos o conhecimento da ciência e da vida, pautados sempre na humildade e ética no trato com o paciente e com os colegas. Como resultado foi escolhido, pelos acadêmicos, o professor homenageado de 1979.

Juntamente com os Doutores Noel Moreira, Dulmar Garcia de Carvalho e Celso Affonso de Oliveira, foi um dos precursores da Endoscopia Digestiva Alta, sendo um dos quatro primeiros endoscopistas em Belo Horizonte.

Publicou artigos científicos e forneceu casos e material fotográfico para pesquisas e apresentações científicas de colegas.
Na procura de estar sempre atualizado, participa de vários congressos e mesas redondas, sendo homenageado em 2017 por ser o médico mais presente às reuniões da Gastroenterologia.

Em 1962, conheceu Sandra com a qual após 6 anos de namoro iria acrescentar ao seu nome Sandra Maria Monteiro, o sobrenome Corrêa numa linda cerimônia de casamento.
Ronaldo e Sandra, que neste ano comemoram suas bodas de ouro coroando um relacionamento de muito amor e cumplicidade, tiveram três filhos, dois são médicos: Juliana, anestesista e Marcelo, radiologista, assim como meus dois genros: Fernando Augusto, cirurgião geral e oncológico, João Paulo, cardiologista e praticante da medicina integrativa. Apenas sua filha Fernanda, advogada e sua nora Paula, psicóloga, não estão no meio médico, mas assim como a Sandra, que o auxiliou na endoscopia por 25 anos, respiram a medicina por meio da convivência. Das uniões de seus filhos vieram quatro jóias, seus netos: Fernanda, João Pedro, Pedro e Gael.
Dr. Ronaldo continua, após 58anos de formado, em pleno exercício da profissão como clínico com a mesma disposição e dedicação à medicina e aos seus pacientes.

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 4

Gastão Ribeiro de Oliveira

29/08/1900 19/03/1957

Alencar Ferreira de Carvalho

Posse: 22/11/1970 - 01/02/1985

Nassim Michel Garib

Posse: 14/12/1988 - 01/02/2005

Christobaldo Motta de Almeida

Posse: 10/11/2006 - 01/02/2015

Ronaldo Miranda Corrêa

Posse: 02/03/2018 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 3
Próxima Cadeira Cadeira 5