Início Cadeira 47 Geraldo José de Souza Lima

Geraldo José de Souza Lima

Ocupa a , de 14/12/2017.

Dr. Geraldo José de Souza Lima é coordenador da Cirurgia Geral e Vídeolaparoscópica do Hospital Madre Tereza (HMT).

Desde o primeiro registro de cirurgia laparoscópica realizada na França, em 1987, para a retirada da vesícula (colecistectomia), até hoje, a laparoscopia sofreu transformações e evoluiu como técnica. Um dos braços dessa evolução é o método conhecido como “single-site” ou “single port”. Trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, no qual o cirurgião realiza o processo através de uma única incisão localizada no umbigo.

Os diferenciais da técnica single-site vão além da quantidade de cortes, que na cirurgia clássica implica em múltiplas incisões que variam entre 0,5cm e 1cm. Com este método, o paciente tem entre alguns benefícios da cirurgia laparoscópica o menor trauma da parede abdominal, redução dos quadros de dor, tempo de recuperação mais curto, retorno breve às atividades de rotina, acrescido do bom resultado estético. Nos casos de retirada de órgãos maiores (baço, intestino, rim), há a vantagem de realizar todo o procedimento pelo umbigo e retirar o órgão por este local, evitando outra incisão além daquelas utilizadas na laparoscopia.

O Hospital Madre Teresa (HMT) é pioneiro na aplicação da técnica, em Minas Gerais. Desde 2001, a equipe de Cirurgia Geral e Videolaparoscópica, coordenada pelo Dr. Geraldo José de Souza Lima, realiza procedimentos por single-site nos blocos cirúrgicos do HMT. A primeira aplicação foi em cirurgias de apendicectomia videoassistida por acesso único transumbilical (Avatu).

O sucesso da técnica provou que ela pode ser utilizada em outros procedimentos. A partir daí, a equipe investiu em estudos e desenvolveu o método. Atualmente, no HMT, o single-site é aplicado em cirurgias de rim, baço, intestino, vesícula e apêndice.

A técnica já foi apresentada em congressos médicos e revistas especializadas. O coordenador da Cirurgia Geral e Vídeolaparoscópica, Dr. Geraldo José de Souza Lima, está à frente desses trabalhos, juntamente com a sua equipe, e tem apresentado o métodos em congressos como o do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica de Barretos (Ircad), que tem sede na França. Para esse evento, médicos brasileiros e um americano apresentaram os novos métodos aplicados na cirurgia minimamente invasiva.

Em 2013, além do Ircad, a técnica foi apresentada no Congresso Brasileiro de Cirurgia e no Congresso Brasileiro de Videocirurgia (Sobracil). O método de single-site desenvolvido no HMT também foi destaque nas revistas “ABCD” (Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva) e no “Colégio Brasileiro de Cirurgiões”.

CIRURGIA LAPAROSCÓPICA TRADICIONAL

Além da técnica cirúrgica com um único corte, o Hospital Madre Teresa é referência em cirurgias laparoscópicas convencionais nas quais o médico opera por pequenas incisões de 0,5 a 1 cm. Por meio dos cortes, os instrumentos são manuseados, e as imagens são exibidas em uma tela de vídeo de alta nitidez, com precisão, e aumentadas em até 12 vezes.

O Hospital Madre Teresa, que dispõe do mesmo padrão de qualidade das principais instituições de saúde predominantemente cirúrgicas de todo o mundo, realiza procedimentos menos invasivos para o tratamento de diversas doenças, nas especialidades de urologia, ginecologia, proctologia, aparelho digestivo e cirurgia torácica.

Desde 2001, já foram realizadas, no HMT, aproximadamente mil cirurgias através do método single-site. Ao todo, desde 2000, 15 mil procedimentos, entre cirurgias convencionais, laparoscópica e de single-site, foram feitas pelo Serviço de Cirurgia Geral e Vídeolaparoscópica.

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 47

Eduardo Borges da Costa

05/02/1880 06/09/1950

Luiz Adelmo Lodi

Posse: 22/11/1970 - atualmente

Paulo Adelmo Lodi

Posse: 12/09/1979 - atualmente

Geraldo José de Souza Lima

Posse: 14/12/2017 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 46
Próxima Cadeira Cadeira 48