Início Cadeira 22 Walter dos Reis Caixeta Braga

Walter dos Reis Caixeta Braga

Ocupa a , de 06/04/2018.

O Dr. Walter dos Reis Caixeta Braga nasceu no distrito de Guimarânia, município de Patos de Minas, Minas Gerais, em 6 de janeiro de 1942. Cursou o ensino fundamental em escola pública, em Patos de Minas, e mudou-se para Belo Horizonte, em 1958, para continuar os estudos no Colégio Santo Antônio.
Ingressou na Faculdade de Medicina da UFMG, em 1962.
Em 1965, foi Presidente do Diretório Acadêmico Alfredo Balena e representante do corpo discente na Congregação da Faculdade. Como estudante, estagiou no Hospital do Pronto Socorro, na equipe do Dr. Célio de Castro, e foi interno da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da UFMG, Serviço do Prof. Clovis Salgado.
Como bolsista da Associação Universitária Interamericana, realizou viagem de estudos aos Estados Unidos, em julho de 1965, onde participou de um Seminário na Universidade de Harvard, sobre “Problemas do Desenvolvimento Econômico”.
Graduou-se em Medicina, pela UFMG, em 1966.
Realizou residência em Clínica Médica/Endocrinologia na Primeira Cadeira de Clínica Médica, Serviço do Prof. Caio Benjamin Dias, da Faculdade de Medicina da UFMG/Hospital das Clínicas da UFMG, em 1967 e 1968.
Ao término da residência, foi aprovado em concurso público para Médico Clínico do Hospital Odilon Behrens, da Prefeitura de Belo Horizonte, onde trabalhou, por três anos, no atendimento a pacientes internados, sob a chefia de seu grande amigo e preceptor, Prof. Dário Bittencourt. Na mesma ocasão, foi levado pelo Prof. Dário Bittencourt para trabalhar no Serviço Médico da Belgo-Mineira, em Contagem-MG., onde chegou a Chefe do Serviço e Diretor de Saúde da Associação Beneficente dos Empregados da Belgo-Mineira, ABEB.
De 1970 a 1986, integrou o corpo clínico do Hospital e Maternidade Santa Rita, em Contagem-MG, onde foi Chefe do Serviço de Clínica Médica por mais de dez anos.
Em 1972, obteve o título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Associação Médica Brasileira e foi aprovado, em concurso público, em primeiro lugar, para Auxiliar de Ensino, em tempo parcial, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Em 1977, em concurso de provas e títulos, foi aprovado para o cargo de Professor Assistente do referido departamento e contratado em regime de 20 horas semanais.
Foi professor de Clínica Médica e de Endocrinologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, de 1972 a 2003, quando se aposentou. A seguir, como Professor Convidado, continuou no Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFMG, onde atua como preceptor na residência médica.
Exerceu diversas funções de administração e representação acadêmicas como Chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da UFMG( 1992-2000), Coordenador da Disciplina de Endocrinologia para o curso de graduação(1994-2000), Coordenador da Residência em Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da UFMG(1994-1998) e Chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, por três mandatos consecutivos(1997-2003).
Implantou a Residência em Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da UFMG (1995) e o Programa de Pós–Graduação em Clínica Médica, Mestrado e Doutorado, no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG(2002).
Publicou diversos artigos em periódicos, capítulos de livros, editou livro e realizou mais de uma centena de palestras e conferências em congressos e eventos científicos.
Em reconhecimento ao seu trabalho docente, foi homenageado por oito diferentes turmas de formandos da Faculdade de Medicina da UFMG.
Recebeu também, homenagens do Diretório Acadêmico Alfredo Balena, da Academia Mineira de Medicina(Mérito Médico), da Associação Médica de Minas Gerais e do Conselho Regional de Medicina(Personalidade Médica do Ano de 2004), da Faculdade de Medicina da UFMG(Medalha do Centenário), da Unimed-BH(como idealizador e fundador), do Departamento de Clínica Médica e da Sociedade Brasileira de Endocrinologie Metabologia, Regional de Minas Gerais, entre outras.
É membro ativo da Associação Médica de Minas Gerais, da qual foi diretor(1972-1973), da Endocrine Society(USA) e da Sociedade Brasileira de Endocrinolgia e Metabologia, de cuja Regional, Minas Gerais, foi presidente(2002-2003).
Casado com sua colega de turma Maria Martha Zerbini Perocco Braga, cirurgiã pediátrica, tem dois filhos: Luís Henrique Perocco Braga, Professor Associado de Urologia Pediátrica na McMaster University, Canadá, e Bruno Perocco Braga, Professor Assistente de Neurocirurgia na University of Texas – Southwestern, Dallas, Estados Unidos.

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 22

Henrique Machado Horta

11/02/1908 07/01/1964

Fábio Chaves do Couto e Silva

Posse: 22/11/1970 - 01/03/1998

Marcio Ibrahim de Carvalho

Posse: 17/11/1998 - 01/03/2007

Tufy Neder Meyer

Posse: 21/06/2008 - 04/04/2016

Walter dos Reis Caixeta Braga

Posse: 06/04/2018 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 21
Próxima Cadeira Cadeira 23