Início Cadeira 99 Nagib Abdo

Nagib Abdo

É o patrono da .

Nasceu Nagib Abdo em 1910, na cidade de São Sebastião do Paraíso, no sudoeste do Estado de Minas Gerais, na divisa com o Estado de São Paulo.
Diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina da universidade de Minas Gerais no ano de 1935.
Manifestou cedo o interesse pela Psiquiatria e se tornou interno-acadêmico do Hospital Psiquiátrico “Instituto Raul Soares”, ali permanecendo, após a formatura, como Psiquiatra, integrando o corpo clínico da Instituição.
Seu contemporâneo J.A Moretzsohn descreveu-o como “homem meticuloso, organizado, estudioso, destacado pela correta e permanente assistência a seus pacientes internados”.
Naqueles tempos, o tratamento psiquiátrico era marcado pelo eclausuramento dos pacientes, distanciamento dos médicos e métodos terapêuticos comoventes.
Atuava, então, com métodos humanitários de bondade e muita atenção ao paciente, suprindo as deficiências terapêuticas e do sistema hospitalar.
Com o avanço da ciência médica foram sendo eliminados processos indignos e iniciadas novas técnicas que ele empregava com a habilidade de um especialista consagrado.
Assim hipoglicemiantes e anticonvulsivantes substituíram o eletrochoque.
Em 1938, publicou na revista “Arquivos de Neurologia Psiquiatria, órgão da Sociedade Mineira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal” de Belo Horizonte no seu primeiro número um trabalho sobre insulinoterapia, pioneiro no meio médico do Estado de Minas Gerais, intitulado “Tratamento da Esquizofrenia pelo Choque Hipoglicêmico” – Método de Sakel.
Foi considerado também um especialista competente na área da Hidroterapia e da Eletroterapia de indicação freqüente, na medicina geral, na sua época.
Faleceu prematuramente em 1952, sem descendentes.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 99

Nagib Abdo

02/04/1910 02/04/1952

Joaquim Affonso Moretzohn

Posse: 10/05/1971 - 02/04/1999

Jorge Paprocki

Posse: 03/08/2004 - 20/09/2010

Ulisses Gabriel de Vasconcelos Cunha

Posse: 15/02/2011 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 98
Próxima Cadeira Cadeira 100