Início Cadeira 89 Luiz Carlos Bertges

Luiz Carlos Bertges

Ocupa a , de 24/04/2010.

Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1973). Professor Associado III, aposentado, do Departamento de Fisiologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA, na disciplina Clínica Médica II – Gastroenterologia e membro do Núcleo Docente Estruturante – NDE de Medicina e Farmácia. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Endoscopia Digestiva da SUPREMA. Membro da Academia Mineira de Medicina, do Instituto Mineiro de História da Medicina e do Departamento de Gastroenterologia e de História da Medicina da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora MG. Membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Endoscopia Digestiva.

Fonte: Escavador (Currículo Lattes)

Luiz Carlos Bertges toma posse na Academia Mineira de Medicina, em solenidade oficial

“Pertencer à Academia Mineira de Medicina é, indiscutivelmente, uma grande honra”. Assim, o Dr. Luiz Carlos Bertges resume a emoção que sente ao tomar posse como Titular na Academia Mineira de Medicina. A Sessão Solene foi realizada no último sábado, dia 24, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. A solenidade, com duração média de duas horas, foi conduzida pelo presidente da Academia Mineira de Medicina, Dr. Gilberto Madeira Peixoto.

Na oportunidade, Gilberto Peixoto destaca publicamente o potencial de Bertges para ocupar um lugar na Academia, pelo trabalho profissional realizado, empenho ao ensino da ciência médica, desenvolvimento científico e conduta ética. Ele reafirmou, também, que a academia tem o papel de criar um espaço de convivência entre os acadêmicos para o exercício cada vez mais qualificado da medicina.

Atualmente, a AMM conta com 100 acadêmicos titulares. O que, durante o discurso de posse, Dr. Bertges conceituou como sendo “a elite Técnico-científica e cultural da medicina mineira”. Ele ressalta a história da Academia como fator importante para enaltecer grandes nomes do Estado que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

O Dr. Luiz Carlos Bertges tomou posse da Cadeira Número 89 da Academia Mineira de Medicina, que tem como patrono Dr. Joaquim Marciano Loures. A cerimônia contou também com a participação do paraninfo do novo titular, Dr. Pedro Duarte Gaburri, que proferiu um discurso que relembra a trajetória de Bertges.

Emocionado, o professor e gastroenterologista recebeu os cumprimentos em um coquetel após a Solenidade Oficial. Quem assina o Buffet é o Palácio das Festas. Na oportunidade, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema recebeu cerca de 140 convidados entre parentes, amigos, autoridades e representantes de instituições de Juiz de Fora. Entre eles destacamos as presenças:

• Reitor da UFJF, Henrique Duque de Miranda Chaves Filho;
• Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Bruno Siqueira;
• Diretor Geral da Suprema, José Paixão de Souza;
• Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina, Ernesto Lentz Carvalho Monteiro;
• Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação, Paulo Barone;
• Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, Jairo Antônio Silvério;
• Diretor da Agência de desenvolvimento de Juiz de Fora, José do Amaral Costa Filho;
• Diretor da Faculdade de Medicina da UFJF, Júlio Fonseca Chebli.

Fonte: Raphael Paradella (Futuro Comunicação), assessor de comunicação do professor Luiz Carlos Bertges.

Curriculum Lattes

Link para Curriculum Lattes

Ocupantes da Cadeira 89

Joaquim Marciano Loures

31/07/1859 31/12/1940

Renato de Carvalho Loures

Posse: 10/05/1971 - 03/04/1991

Carlos Adolpho de Carvalho Pereira

Posse: 10/07/1992 - 06/04/2009

Luiz Carlos Bertges

Posse: 24/04/2010 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 88
Próxima Cadeira Cadeira 90