Início Cadeira 85 José Alves Castilho Júnior

José Alves Castilho Júnior

É o patrono da .

José Alves Castilho Júnior, filho de José Castilho e de Maria Evangelista Sampaio de Castilho, nasceu em Itabira do Mato Dentro, Província de Minas Gerais, atual Itabira, no Estado de Minas Gerais, no dia 30 de setembro de 1889.
Seus primeiros estudos foram realizados à moda antiga dentro do lar mineiro e teve continuidade no Colégio do Caraça, próximo à sua cidade natal, onde cursou humanidades.
Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro muito jovem e doutorou-se médico em 1912 com a tese: “Das osteoartrites tuberculosas”.
Escolheu a Pediatria como especialidade, conseqüência natural de ter sido discípulo predileto de Nascimento Gurgel. Preferiu, entretanto, morar em Belo Horizonte.
Começou a trabalhar na Diretoria de Higiene como encarregado do Serviço de Profilaxia, que abrangia a direção do Hospital do Isolamento, chefiada por Dr. Zoroastro Alvarenga e, em seguida, por Samuel Libânio.
Dirigiu muitas campanhas de vacinação anti-variólica em diversas regiões do Estado, fiscalizando e orientando todos os procedimentos.
Organizou o Centro de Saúde Modelo de Pouso Alegre em Minas Gerais, por solicitação do Diretor de Higiene do Estado.
Em 1920 foi aos Estados Unidos para estudos na Universidade de Harvard, retornando com o “Certificate of Public Health” e o título de Doutor em Saúde Pública pelo Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts.
Voltando a Minas, foi clinicar na sua cidade natal por algum tempo.
Convidado pelo irmão. Alfredo Castilho estruturou e dirigiu os serviços de assistência médica aos funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com sede em Barau, no Estado de São Paulo.
Planejou e implantou a assistência médica-escolar em Minas Gerais, criando bases sólidas e duradouras de assistência nas escolas primárias.
Sucedendo a Mário Campos em 1938 na Diretoria de Saúde Pública, colocou em funcionamento a reforma que tornou realidade a assistência à saúde do povo nos mais distante rincões do Estado.
Em 1946, implementou o Departamento Estadual da Criança, que passou a funcionar com maior eficiência segundo os moldes originais. Chefiou este Departamento enquanto permitiu o seu estado de saúde, até o seu falecimento no dia 05 de novembro de 1955.
Ocupando todas estas funções, nunca deixou de exercer a Pediatria, no seu consultório, atendendo muitos filhos de médicos, o que denotava prestígio entre os colegas.
O Professor Pedro Salles sobre ele assim se referiu: “Sem jamais ter sido professor, foi sempre um grande mestre”; ao que Dr. Murillo Drummond Salles Silva acrescentou: “também mestre na honradez, mestre no caráter”.
Embora o Professor Pedro Salles tenha negado a condição de Professor do Dr. José Alves de Castilho Jr., em pesquisas realizadas na escola de Enfermagem Carlos Chagas esse autor constatou o nome deste professor como o responsável pela Cadeira de Higiene naquela instituição, de abril de 1936 a abril de 1938.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 85

José Alves Castilho Júnior

30/09/1889 05/11/1955

Murilo Drummond de Salles e Silva

Posse: 10/05/1971 - 07/05/1974

José de Laurentys Medeiros

Posse: 04/06/1975 - 04/04/2005

Luiz Gonzaga Vaz Coelho

Posse: 06/07/2006 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 84
Próxima Cadeira Cadeira 86