Início Cadeira 47 Paulo Adelmo Lodi

Paulo Adelmo Lodi

Ocupa a , de 12/09/1979.

Discurso Presidente Acad. Paulo Adelmo Lodi

Alocução proferida, ao ensejo do 26° Aniversário da Academia Mineira de Medicina, pelo Presidente Paulo Adelmo Lodi, em 20 de novembro de 1996.

CIÊNCIA E CULTURA NO SILOGEU MÉDICO MINEIRO
Este colendo cenáculo, já com bela jornada, completa hoje seu 26º aniversário. Colendo, porque é sobranceiro arauto da ética médica, pela sua rica produção científica e fértil desenvolvimento cultural. Este silogeu, ou melhor, a Casa de Cícero Ferreira, foi construída com amplo e sólido alicerce, de modo a permitir que seu ápice se torne cada vez mais elevado. Uma edificação tão firme deve-se, sobretudo, ao alto saber médico, humanístico, e também ao labor fecundo, entusiasmo e inefável espírito gregário dos acadêmicos.
Ao ensejo do cinqüentenário da Associação Médica de Minas Gerais, em outubro último, o nosso sodalício foi galardoado com uma bela placa de prata, por serviços prestados à ciência e arte de Hipócrates. Ao Dr. Lincoln Freire, ilustre e dinâmico presidente da nossa célula-mater, sincero e devotado amigo da Academia, e aos seus dignos companheiros de diretoria, reiteramos a nossa imarcescível gratidão.
No decurso do ano tivemos intensa atividade científica e cultural. A colaboração a simpósios médicos foi também importante. Assim, vários acadêmicos apresentaram trabalhos em congressos de natureza regional, e igualmente no âmbito nacional e internacional. Participamos, também, do VI Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina, em Goiânia.
O Acadêmico Alcino Lázaro da Silva empossou-se na Cadeira de nº 31, cujo Patrono é Linneu Silva e 1º Ocupante o saudoso e consagrado mestre Hilton Rocha. O Acadêmico Lermino Pimenta investiu-se na Cadeira nº 18, cujo Patrono é Otto Cirne, 1º Ocupante o notável cirurgião, professor e humanista Clóvis Salgado, 2º Ocupante o Professor e obstinado pesquisador Ruy Pimenta Filho.
A Academia rejubila-se com o preito a vários confrades. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte os Acadêmicos Archimedes Theodoro e Nereu de Almeida Júnior foram condecorados com “Honra ao Mérito”, o Acadêmico Carlos Alberto de Paula Salles homenageado com o “Mérito Desportivo”, os Acadêmicos Francisco Neves e José de Laurentys Medeiros agraciados com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Os Acadêmicos Fernando Araújo e Paulo Adelmo Lodi foram condecorados pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerai, ao ensejo do seu 85º aniversário de fundação. O Professor e Acadêmico Oswaldo Costa foi homenageado “In Memoriam”, na Assembléia Legislativa e na Faculdade Federal de Medicina.
Está em curso na Câmara Municipal o Projeto de Lei 146/96, de autoria do médico e Vereador Dr. Carlos Becker, que concederá à Academia, em regime de comodato, o imóvel da Rua Ceará, 490. Ao colega e amigo Carlos Becker, e aos dignos vereadores o profundo reconhecimento da nossa Casa. O Prefeito Dr. Patrus Ananias de Sousa, em audiência, comunicou-nos, textualmente, que será um privilégio sancionar a lei que proporcionará sede definitiva ao nosso sodalício. Ao ilustre dirigente máximo da nossa Capital, também, os nossos vivos agradecimentos.
Os companheiros Nívia Nohmi e Ibrahim Felipe Heneine ingressaram como membros efetivos da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte.
O concurso Literário da Associação Médica premiou o Acadêmico Fernando Araújo (conto) e o Acadêmico José Luiz de Vasconcelos Barros (poesia).
Em movimentadas noites de autógrafos o confrade Jayme Neves lançou os livros “Ensaios Médico – Educativos e Sociais” e “O Natal de Terêncio”, o confrade Evaldo D’Assumpção, o livro “Porque Sofro, Se Procuro Ser Bom”, e o confrade José de Laurentys Medeiros, o livro “História da Associação Médica de Minas Gerais”. No dia 25 deste mês o confrade Joaquim Affonso Moretzsohn lançará o livro “Médicos Mineiros Escritores”.
Este ano transcorre o centenário de nascimento do Patrono Braz Pellegrino que foi docente, com grandes serviços prestados à Faculdade de Medicina, e abalizado clínico geral, tendo atuado, igualmente, em várias atividades de cunho social. Há 100 anos, também, nascia o inolvidável Mestre Oswaldo de Mello Campos, um dos pilares desta Casa, e que como presidente durante 7 anos consecutivos, conferiu um brilho singular às suas gestões. Notável professor, excelente ditada, iluminado clínico, lecionou durante cerca de 4 décadas na Faculdade Federal de Medicina. Foi um dos luminares da medicina nacional.
Instituímos a beca, veste talar, muito usada em egrégias academias de ciências, letras e artes. A beca conferirá gala e pompa às nossas sessões solenes.
Recebemos há alguns dias os Anais da Academia de 1992, 1993 e 1994, editados pela Imprensa Oficial. A publicação deste volume deve-se à elevada contribuição do Dr. Amilcar Vianna Martins Filho, então Secretário da Casa Civil do Estado, e com a aprovação do Dr. Eduardo Azeredo, Digníssimo Governador do Estado.
No dia 26 de outubro último realizou-se uma reunião conjunta do nosso silogeu com o Instituto Mineiro de História da Medicina, um preito de memória ao centenário de nascimento do saudoso Dr. Lincoln Vale, Patrono da cadeira de nº 37 desse Instituto, cujo titular é o Acadêmico Francisco Alves dos Reis.
A inexorabilidade do destino levou-nos os Acadêmicos Titulares Nansen Araújo e Paulo Saraiva, Acadêmico Emérito Oswaldo Costa (já referido), Acadêmico Benemérito Mário Hugo Ladeira, Acadêmico Honorário Figueiredo Mendes, do Rio de Janeiro e Acadêmico Correspondente Gaspar Lisboa, de Itajubá.

Muito Obrigado.

Discurso de posse

Clique aqui para fazer o download do discurso de posse

Ocupantes da Cadeira 47

Eduardo Borges da Costa

05/02/1880 06/09/1950

Luiz Adelmo Lodi

Posse: 22/11/1970 - atualmente

Paulo Adelmo Lodi

Posse: 12/09/1979 - atualmente

Geraldo José de Souza Lima

Posse: 14/12/2017 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 46
Próxima Cadeira Cadeira 48