Início Cadeira 41 Samuel Libânio

Samuel Libânio

É o patrono da .

Nasceu Samuel Libânio no dia 29 de agosto de 1881, em Pouso Alegre, na Província de Minas Gerais.
Estudou no Colégio São Bento, em São Paulo.
Fez o curso de Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, vindo a conclui-lo em 1904 e a diplomar-se, com a tese: “Pneumonia Vera”.
Enquanto estudava, em 1899, foi nomeado amanuense na Recebedoria de Minas Gerais, no Rio de Janeiro.
Em 1906, procede a vacinação contra a varíola, em Tambaú, São Paulo.
É nomeado, em 1907, para orientar os trabalhos de higiene e assistência médica numa região em que a civilização começava a penetrar, no Alto Purús, em um dos municípios mais isolados do Brasil, no Território do Acre, na divisão com o Peru, e ali presta grandes serviços à causa pública, na qualidade de Médica Diretor da Higiene e da Prefeitura de Alto Purús.
Organizou a instalação da cidade de Sena Madureira, no mesmo território, conforme a organização territorial e política da época.
Na data de 20 de outubro de 1910 é nomeado médico auxiliar à Diretoria de Higiene do Estado de Minas Gerais e Diretor Geral, em 30 de outubro de 1917. Nesse período, presta serviços no interior (Uberaba) tendo a seu encargo o serviço de profilaxia de Belo Horizonte combatendo endemias e surtos epidêmicos de difteria, manifestações à grupo coli-tífico, da úlcera tropical, da varíola e varicela. O seu trabalho no grande epidêmico da gripe de 1918 mostrou a sua capacidade de liderar, criar métodos, resolver e agir.
Em 1911, elaborou a tese “Pneumonia Vera” de grande repercussão no meio médico de Belo Horizonte.
Construiu o Desinfetório e o Hospital de Isolamento. Criou os Hospitais Regionais de Pirapora, Patos de Minas, Viçosa e Pouso Alegre, elaborou o Regulamento Sanitário; estabeleceu planos de combate à Lepra e de saneamento rural.
Contribuiu para a construção do Leprosário Santa Isabel, foi um dos fundadores, em 1929, do Sanatório Belo Horizonte, para tuberculose, no qual veio a ser diretor.
Como um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, assinou a ata da fundação em 1911 e fez parte da Banca examinadora dos novos professores. Em 1912, foi empossado como Professor da 2ª Cadeira de Clínica Médica e, como seu titular, instalou anfiteatro, laboratório e aparelhagem de Raio X, anexos à enfermaria, a qual ele regeu até 1924. Em 1925 assumiu a nova Cadeira de Medicina Tropical, deixando a anterior. Lecionou também Propedêutica Medica.
Em 1941, transfere-se para o Rio de Janeiro ao ser nomeado Diretor de Serviço Nacional de Tuberculose. Estruturando-o em novas bases, iniciou um inquérito tuberculínico-torácico e através da abreugrafia mostrou os índices alarmantes da doença no Brasil. Foi Diretor Geral de Higiene e Saúde Pública.
Atuou como Secretário de Saúde e Assistência do Distrito Federal por dois períodos. No Rio de Janeiro recuperou o Hospital Pedro Ernesto e instalou o Instituto de Cardiologia.
Foi membro do Conselho Nacional de Educação e um dos promotores da criação da Universidade Federal de Minas Gerais, membro honorário da Academia Nacional de Medicina e Titular da Ordem do Mérito Médico.
Representou o Brasil no Congresso Internacional de Medicina de Buenos Aires em,1916 e no Congresso Internacional de Malária em Roma, no ano de 1925.
Entre outros trabalhos publicou “Pneumonia do Rio de Janeiro” e “Profilaxia da malária”.
Foi patrono dos médicos formados na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, em 1930, sendo saudado por Guimarães Rosa, orador da turma.
Recebeu o título de membro da Sociedade Brasileira de Tuberculose e do American College Chest Physician dos Estados Unidos da América do Norte.
Coragem, idealismo, competência e realização resumem as características de Samuel Libânio, o modesto sanitarista e homem de ciência.
Em 02 de setembro de 1969, falece Samuel Libânio, o último remanescente do grupo de fundadores da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 41

Samuel Libânio

29/08/1891 02/09/1969

José Feldman

Posse: 22/11/1970 - 01/03/1991

José Silvério Santos Diniz

Posse: 03/07/1992 - 23/05/2011

Eduardo Magalhães de Souza Lima

Posse: 05/03/2013 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 40
Próxima Cadeira Cadeira 42