Início Cadeira 23 Galba Moss Velloso

Galba Moss Velloso

É o patrono da .

Nasceu Galba Moss Velloso na fazenda da Bocaina, no município de Cataguases, na Província de Minas Gerais, no dia primeiro de 1889, filho de Joaquim Pires Velloso e de Paulina Moss Velloso.
Fez o curso primário e o secundário no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Carlos de Laet.
Ainda estudante, iniciou-se no jornalismo, colaborando no Jornal do Comércio, o que nunca mais deixou de fazer, sempre que as circunstâncias o exigissem.
Como acadêmico, foi interno da “Assistência Pública” e da Clínica Neurológica do Professor Antônio Austragésilo.
Concluiu o curso médico em 1915, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, e defendeu a tese de título “em torno ao sinal de Babinski”, escrita com apuro de linguagem.
Após formado, clinicou em Conquista de Itaúna (hoje Itaguara), depois em Claúdio e Pará de Minas, todas elas cidades mineiras.
Em Pará de Minas, de 1918 a 1922, ao lado da atividade profissional, engajou-se na política local e dirigiu o jornal “O momento”, órgão do partido do qual era membro.
Durante a epidemia da gripe espanhola, de 1918, foi o único médico da cidade a não contrair a doença, o que lhe exigiu um trabalho demasiado. De casa em casa, socorrendo a todos.
Foi Delegado da Higiene do município, exercendo assim, concomitamente, a medicina preventiva.
Convocado pelo Secretário de Estado, Melo Viana, para o corpo clínico do recém-inaugurado, Instituto Neuro-Psiquiátrico de Belo Horizonte (atual Raul Soares), transferiu-se para a Capital mineira, encontrando então condições para realizar-se como especialista.
Exerceu a Psiquiatria com tal habilidade, que é considerado como o divisor de águas entre a conduta segregativa e a nova visão da medicina científica. Introduziu modalidades de terapêuticas, especiais, como malarioterapia e convulsoterapia com injeções endovenosas de cardizol, depois pelo eletrochoque, a piretoterapia e a insulinoterapia (método de Sakel).
Segundo um seu ex-aluno, não era filiado a nenhuma escola psiquiátrica rígida, mas com ecletismo e talento, aproveitava de cada uma, o que ela possuía de fundamental e mais adequado.
Assumiu uma posição de absoluta liderança na Psiquiatria mineira do seu tempo.
Instalou um Laboratório de Análises, melhorais no parque de recreação e restaurou a área de atividades da Fisioterapia no Instituto.
Como clínico ou como professor, nuca se alheiou da vida pública, participando de alguns movimentos políticos e subscrevendo o Manifesto dos Mineiros, no período da ditadura Vargas, o que lhe valeu a sua destituição da Direção do Instituto.
Foi lente contratado da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em 1927, e Livre-docente, em 16 de novembro de 1928, Cátedra de Psiquiatria. Lecionou Farmacologia, interinamente, e Psicologia no curso médico. Sua tese de Livre Docência foi: “Malarioterapia na Moléstia de Bayle”.
Produziu trabalhos como ensaio “Tendências da Psicologia Moderna”, “Perícias Medico-legais”, “Exames perícias de uxoricidas” e “Problemas médicos-sociais da Atualidade”, em colaboração.
Na faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, como professor contratado, regeu a cadeira de Psicologia Forense, de 1931 a 1933, nos cursos de doutorado e bacharelado.
Em 1934, assumiu a direção do Instituto Raul Soares.
Criou o órgão oficial “Arquivos de Neurologia e Psiquiatria” e dirigiu de 1939 em diante.
Seu nome é memorável pelo muito que realizou na vida: em Pará de Minas, como gratidão, o povo deu o nome “Praça Galba Velloso” a um logradouro público, em Belo Horizonte, o “Hospital Galba Velloso” marca sua atuação na assistência ao doente mental.
Na ciência psiquiátrica está citado lado de Pinel, Juliano Moreira e outros notáveis.
Faleceu em sete de março de 1952.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 23

Galba Moss Velloso

01/01/1889 07/03/1952

Fernando Megre Velloso

Posse: 22/11/1970 - 02/03/1986

Hélio Lopes

Posse: 07/12/1988 - 02/04/1998

Andy Petroianu

Posse: 20/04/2004 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 22
Próxima Cadeira Cadeira 24