Início Cadeira 20 Renato Bracante Machado

Renato Bracante Machado

É o patrono da .

Renato Bracante Machado nasceu em 14 de fevereiro de 1890, na cidade do Rio de Janeiro.
Realizou os seus estudos, primário, secundário e superior, em sua cidade natal, onde ainda se diplomou em medicina, no ano de 1912, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Ali mesmo, iniciou o seu aprendizado como o Professor Hilário Gouvea, na recém-criada especialidade de Otorrinolaringologia e, em seguida, com Guedes de Melo e João Marinho, em Policlínicas.
Em 1916, obteve, por concurso, a Cátedra de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, com a tese: “Difteria nasal primitiva”, o primeiro trabalho nacional sobre o assunto.
Em Belo Horizonte, exerceu a especialidade por quase dez anos, no consultório e na Faculdade. Implantou a Otorrinolaringologia, como especialidade, em Minas Gerais.
Foi integrante da Missão Médica Brasileira na Europa, durante a Primeira Grande Guerra, obtendo o posto de Tenente Coronel Médico da reserva do Exército Nacional, ao dar baixa.
Ainda na Europa, freqüentou um serviço da especialidade, onde se aperfeiçoou com Lemaitre.
De volta, junta-se a Lineu Silva, e eles conseguem do Governo de Minas Gerais a cessão do prédio onde funcionava a Diretoria da Higiene, para a instalação das Clínicas Conjuntas de Olhos e de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, as quais inauguram em 1920, com o nome de Hospital São Geraldo. Elas foram consideradas as primeiras clínicas-modelo do país.
Em 1921, foi eleito Membro Correspondente da Academia Nacional de Medicina e, em 1927, Membro Titular da mesma, com a apresentação do trabalho: “Sobre uma técnica de rinoplastia”.
Em 1924, transferiu-se para o Rio de Janeiro, com o encargo de instalar e organizar o serviço de Otorrinolaringologia da Cruz Vermelha Brasileira, onde trabalhou por mais de 20 anos. No Rio de Janeiro, instalou os serviços da especialidade no Hospital da Beneficiência Portuguesa e da Ordem Terceira da Penitência.
Exercendo o cargo de Inspetor Técnico da Assistência Hospital do Brasil, esteve nos Estados Unidos, em visita a unidades hospitalares e faculdades de medicina, sendo lá conhecido, já nessa época, pelos seus trabalhos: “Técnica pessoal de Rinoplastia”, “Processo pessoal de tratamento da Ozena”, “Monografia sobre Dacriocistorinostomia” e uma mesa-cadeira, criada por ele, para as cirurgias da especialidade, conhecida como “Mesa-cadeira professor Renato Machado”. Escreveu um livro como título “Noções de Otorrinolaringologia”.
Tendo uma vida de intensa atividade, conseguia um lenitivo na música, que executava em privacidade, com um dos seus violinos.
Faleceu em 15 de maio de 1958, no Rio de Janeiro.

Texto: Christobaldo Motta de Almeida

Ocupantes da Cadeira 20

Renato Bracante Machado

14/02/1890 15/05/1958

Donato Mancini

Posse: 22/11/1970 - 01/03/2004

Amélio Ferreira Maia

Posse: 09/02/2011 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 19
Próxima Cadeira Cadeira 21