Início Cadeira 3 Affonso Silviano Brandão

Affonso Silviano Brandão

Ocupou a , no período de 22/11/1970 até 01/02/1980.

Affonso Silviano Brandão

À medida que flui o tempo, mais me empolgo com os livros de memórias, reminiscências que contribuem enormemente para a história. Como se aprende! É o caso de “Na vivência do meu tempo”, de Affonso Silviano Brandão, cuja a primeira edição é de 1977 e a segunda de 2013, saindo a lume aquela três anos após falecimento do autor.

Affonso foi um dos fundadores do América Futebol Clube e da Faculdade de Ciências Médicas, ao lado de Lucas Machado, entre outros vultos da história belo-horizontina, mesmo mineira, que ganharam expressão e grandeza desde que a capital do Estado se transferiu de Ouro Preto. É um tema fascinante, que deveria merecer mais atenção de professores e alunos. O bom exemplo pode vir do passado.

O memorialista era filho de Francisco Silviano de Almeida Brandão. Médico na capital mineira, o pai se deslocava, para atender algum cliente, montado a cavalo. As pessoas o viam assim nas ruas e o admiravam. Presidente de Minas e vice-presidente eleito da República, faleceu de problemas cardíacos aos 54 anos. Foi um dos que perderam a vida no Palácio da Liberdade, como aconteceria bem anos após com Olegário Maciel.

Segundo Augusto de Lima, sua fisionomia era espelho de bondade. No Palácio, a família levou uma existência normal, com uma criação e uma educação marcadas pela prática dos princípios morais, de civilidade, cortesia e solidariedade humana, como registrou Affonso, que também escolheu a medicina como profissão.

O filho confessa que, com a morte do pai-presidente, a viúva Ester não pôde contar com o amparo financeiro de que precisava. Ela ficou cinco dias no Palácio porque não tinha para onde ir, sem moradia na capital ou em qualquer outro lugar. O padrinho Adalberto Ferraz abrigou-se seus filhos em sua casa, nas proximidades da praça hoje Milton Campos.

A viúva teve de passar um ano em uma fazenda do irmão em Jacutinga. O filho recorda: sem qualquer renda fixa, a não ser a ajuda de sobrinhos e enteados, minha mãe passou por grande dificuldades e tropeços. Chegou a costurar para fora para sobreviver com os seus. E tinha de manter as aparências pela circunstância de viúva de um ex-presidente. O montepio do irmão mais velho, militar residente em Rio de Janeiro, veio amenizar suas constantes privações. Entregou sua alma a Deus aos 88 anos, a 25 de julho de 1956.

Ocupantes da Cadeira 3

Lucas Monteiro Machado

11/11/1901 08/08/1970

Affonso Silviano Brandão

Posse: 22/11/1970 - 01/02/1980

Lucas Vianna Machado

Posse: 01/07/1981 - 04/04/2016

Paulo Ferrara de Almeida Cunha

Posse: 17/03/2017 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 2
Próxima Cadeira Cadeira 4