Início Cadeira 8 Alpheu Vaz de Melo

Alpheu Vaz de Melo

É o patrono da .

Alpheu Vaz de Mello nasceu em 17 de novembro de 1913, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Era filho de Lindouro Vaz de Mello e Isaura Barbosa Vaz de Mello.
Fez o curso elementar, no qual se distinguiu, nesta Capital e, a seguir, estudou no “Colégio Arnaldo”, onde concluiu o Curso de Humanidades.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, onde se diplomou em 1941.
Inicialmente, exerceu as atividades profissionais na cidade de Paulistas, em Minas Gerais, onde fundou o hospital São José, em 1945.
Quando retornou a Belo Horizonte, dedicou-se à Clínica Médica. Em 1947, fez concurso público para o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC), no qual conquistou o primeiro lugar. Neste Instituto exerceu cargos relevantes, entre os quais a Chefia das Perícias Médicas até 1966 e, a partir desse ano, o cargo de Assistente no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), no setor de Perícias Médicas. Implantou mo INPS, em novas bases, as perícias do Acidente do Trabalho.
Durante o exercício das atividades profissionais, dedicou-se ao estudo da Endocrinologia e ao magistério. Ocupou a cadeira de Patologia Médica da Escola de Enfermagem “Carlos Chagas” e de Clínica Médica na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, tornando-se, mais tarde, Adjunto na Cadeira de Endocrinologia.
No INPS, dirigiu a preparação e ao adestramento dos médicos peritos da Divisão de Perícias Médicas no Estado de Minas Gerais, no sub-setor de Acidentes do Trabalho.
Na Associação Médica de Minas Gerais, destacou-se como membro do Departamento de Endocrinologia.
Chefiou a “Enfermaria Cícero Ferreira” na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Residiu por dois anos em Filadélfia, nos Estados Unidos, onde fez curso de especialização e pesquisa no “Jefferson Medical College”.
Atuou, ainda, como médico da Magnesita S.A e da prefeitura de Belo Horizonte.
Produziu vários trabalhos e monografias, no âmbito interno do seu setor de trabalho no INPS.
Faleceu em 25 de maio de 1970, deixando marcas de insuperável proficiência e demonstração de versatilidade de conhecimentos. Dedicava-se de corpo e alma às suas tarefas, por mais rotineiras que fossem.

Ocupantes da Cadeira 8

Alpheu Vaz de Melo

17/11/1903 25/05/1970

Antônio Piancastelli Filho

Posse: 22/11/1970 - 03/02/1991

Armando Leite Naves

Posse: 04/03/1995 - 01/02/2005

Maria Regina Calsolari

Posse: 18/04/2008 - atualmente
Cadeira anterior Cadeira 7
Próxima Cadeira Cadeira 9